Mais uma sexta-feira 13 está entre nós. E há quem goste de aproveitar a data para mergulhar de cabeça em histórias de terror, comemorando o acontecimento, que se concretiza pelo menos uma vez por ano. Se este é o seu caso, mas você ainda não sabe o que assistir, preste atenção nesta matéria, pois temos uma dica valiosíssima para te dar, caso você tenha acesso à Netflix. Uma pérola aterrorizante que, certamente, irá te dar alguns pesadelos por semanas.
Estamos falando do filme Marcas da Maldição (Incantation, no original), terror taiwanês de 2022 dirigido por Kevin Ko que ganhou notoriedade internacional por sua abordagem inovadora no subgênero de found footage. O longa-metragem se destaca pela atmosfera inquietante, o uso de elementos culturais e religiosos taiwaneses e a narrativa não linear, que mistura terror psicológico com horror sobrenatural.
Abaixo, saiba tudo sobre Marcas da Maldição, filme de terror “escondido” na Netflix perfeito para assistir nesta sexta-feira 13!
Marcas da Maldição: trailer, sinopse e elenco
O enredo de Marcas da Maldição gira em torno de Li Ronan, uma mulher que, seis anos antes, participou de um ritual proibido em um vilarejo isolado. Durante o ritual, ela e seu grupo violaram um tabu religioso, desencadeando uma maldição aterradora. Desde então, Ronan tem vivido sob os efeitos dessa maldição e tenta proteger sua filha pequena, Dodo, de um destino igualmente trágico.
Ao longo do filme, Ronan narra sua história diretamente para a câmera, pedindo ajuda ao público e pedindo desculpas pelo que fez. A narrativa intercala cenas do passado, mostrando o que ocorreu durante o ritual, e cenas do presente, em que Ronan tenta descobrir uma forma de quebrar a maldição que ameaça a vida de sua filha.
A protagonista da obra é vivida pela atriz Hsuan-yen Tsai, que aparece acompanhada de nomes como Sin-Ting Huang, Ying-Hsuan Kao, Sean Lin e Ching-Yu Wen.
Marcas da Maldição: por que assistir o filme de terror da Netflix?
A grande sacada de Marcas da Maldição e que torna o filme bastante inquietante é a forma como o projeto traz o espectador para dentro da narrativa, convidando-o a participar da história diretamente ao lado de Ronan. Desde as primeiras cenas da atração, somos sugados, mesmo que sem perceber incialmente, para o jogo assustador e amaldiçoado apresentado em tela. E, quando notamos o que está acontecendo, já é tarde demais. Já viramos quase que personagens do filme.
Como citamos, Marcas da Maldição utiliza uma abordagem de found footage, com gravações em estilo documental e momentos capturados por câmeras de segurança e smartphones. Esse estilo aumenta a imersão do espectador e contribui para a construção de uma atmosfera de medo e tensão. O filme também se diferencia ao explorar o folclore taiwanês, elementos de cultos religiosos e crenças locais, dando um toque único à narrativa e ao terror apresentado.
Em suma, Marcas da Maldição é uma recomendação para os fãs de terror que buscam algo diferente do convencional, combinando subgêneros de horror com tradições culturais e religiosas locais, o que cria uma experiência imersiva, única e horripilante.