Não satisfeita em ter o T-Cross e o Nivus atuando no segmento dos SUVs compactos no mercado brasileiro, a Volkswagen prepara mais um integrante que se posicionará abaixo de ambos e chegará em 2025. O que podemos esperar dele?
O TecMundo já teve um rápido contato presencial com a novidade durante a última edição do Rock In Rio, embora ela estivesse escondida atrás de uma parede de LEDs projetada para mostrar um mínimo de detalhes. Mesmo com a cortina tecnológica, foi possível ter uma noção do porte do futuro SUV e alguns dos elementos que estarão no produto final.
Oficialmente, os únicos fatos confirmados é que o novo modelo estreará em 2025 e será mais um veículo construído sobre a derivação A0 da plataforma MQB, a mesma utilizada no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. A marca não falou mais nada até agora, nem mesmo seu nome oficial, mas já é possível ter uma noção do que está por vir.
As rodas são definitivas; só o acabamento delas é que não. Espere por peças diamantadas.Fonte: João Anacleto
Entre o irmão mais velho e o mais novo
Para ficar abaixo do Nivus, o futuro A0 também será menor do que ele, principalmente no comprimento. A altura deverá permanecer nos 1,49m, mas o comprimento ficará em torno dos 4,10m, exatamente entre o Polo e o Nivus; dessa forma, o espaço interno seria o mesmo dos irmãos veteranos, mas com um porta-malas no meio-termo entre eles.
Mecanicamente há duas opções: a Volkswagen pode adotar o 1.0 TSI nas variantes 170 ou 200, de até 116cv e 128cv respectivamente, ambas com câmbio automático de seis marchas. Há uma terceira opção pouco provável que é um conjunto micro-híbrido flex, algo que a marca manifesta desejo de ter há alguns anos e que pode estrear no A0 como um diferencial.
Visualmente falando, apesar de ser pequeno, o futuro A0 tentará passar robustez e modernidade no seu design externo. O para-choque dianteiro terá três grandes aberturas de arrefecimento e a grade superior interligando os faróis, enquanto os para-lamas traseiros trazem uma leve musculatura e as lanternas se conectam por um aplique decorativo.
Mesmo por fotos, o futuro A0 já mostra ser bastante próximo do Renault Kardian em porte.Fonte: João Anacleto
No quesito tecnologia, é sabido que o futuro A0 terá faróis Full LED com luzes diurnas integradas e ajuste elétrico de altura em todas as versões, como de praxe na marca, mas os flagras de rua já confirmaram elementos como ar condicionado digital de uma zona com controles tipo touch (já presentes nos irmãos) e freio de estacionamento por alavanca.
Pode ser que a montadora inclua itens como piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos e outras assistências de segurança para destacar sua novidade perante os rivais, contudo, não espere muita coisa: para ficar abaixo do Nivus, seus preços também deverão ser inferiores aos do irmão mais velho, podendo começar abaixo dos 100 mil reais.
Infelizmente, as informações concretas sobre a novidade alemã ainda são muito escassas, contudo, os registros dos testes de rua já nos dão alguma ideia do que esperar para o futuro Volkswagen. Mais imagens e dados relevantes podem surgir a qualquer momento.