Lançado recentemente no catálogo da Amazon Prime Video, Terremoto Magnitude 9.5 (Flashover) é uma produção chinesa que vem chamando a atenção. Poucos dias após sua estreia no streaming, ele já ocupa a quarta posição entre os filmes mais vistos entre os assinantes localizados no Brasil.
Dirigido por Oxide Chun Pang, o longa-metragem conta a história de um desastre gigantesco no qual bombeiros são a única esperança de qualquer espécie de vitória ou redenção. Nele, um terremoto no centro industrial de Guangchen é o ponto inicial para uma série de explosões que transforma o local em um verdadeiro inferno.
Liderado pelo Capitão Zhao, um time de bombeiros decide buscar por sobreviventes e evitar novas explosões aconteçam com a propagação do fogo. Entre os riscos que eles correm é que as chamas atinjam partes sensíveis de Guangchen, o que pode provocar uma nova explosão semelhante à força de uma bomba atômica.
Terremoto Magnitude 9.5 vale a pena?
Como um típico filme de desastre, Terremoto Magnitude 9.5 pega inspirações e elementos do mundo real e os exagera para favorecer a ação e o uso de efeitos especiais surpreendentes. Segundo o site Hype, o filme vai além e mostra todo o processo de preparação e dificuldades que bombeiros enfrentam em situações cotidianas.
Terremoto Magnitude 9.5 tem dividido opiniõesFonte: Divulgação/Ying Ming Film
O veículo também elogiou o filme chinês por realmente explorar a camaradagem de seus protagonistas, além de mostrá-los como pessoas que levam seus trabalhos a sério e não têm medo de encarar dificuldades. “A braveza e a força de serem capazes de colocar qualquer um acima deles é realmente respeitável”, afirmou.
Além disso, Terremoto Magnitude 9.5 foi elogiado por seu ritmo e por sua capacidade de gerar uma tensão constante entre o público. “O que vai acontecer em seguida? Como eles vão salvar esse cidadão dessa vez? Eles vão escapar em segurança? Bem, essas questões vão responder a si mesmas assim que você assistir ao filme”.
Já o Free Malaysia Today teve uma impressão diferente, afirmando que o longa peca por se focar mais no melodrama do que em seus elementos de desastre. “Esse não é o filme para assistir se você está interessado em personagens bem escritos: apesar de ele acompanhar o grupo de combate a incêndios pela maior parte de suas duas horas, a audiência mal recebe informações sobre quem cada membro é”.
Terremoto Magnitude 9.5 também dividiu opiniões entre as poucas críticas publicadas no Rotten Tomatoes, que o consideraram somente um filme mediano. A mesma impressão pode ser vista no IMBd, site onde ele tem a nota 5.3/10 entre as 226 análises de usuários compartilhadas até o momento.
Filme mostra desastres, mas poucas vítimas
A carga melodramática do filme não agradou a alguns críticosFonte: Divulgação/Ying Ming Film
O Free Malaysia Today explica que, apesar de poder trazer entretenimento, Terremoto 9.5 peca principalmente por não se distanciar muito da fórmula de outros filmes de desastre. Segundo o site, isso fica evidente no fato de que, apesar de mostrar muitas explosões e destruição, não há menções suficientes ao custo de vida associado a essas situações.
“No final das contas, ele não traz nada particularmente novo ao gênero. De fato, ele está sobrecarregado de tantos momentos melodramáticos que você pode acabar pensando que ligou uma novela em vez de um filme de desastre”, conclui o site. No entanto, as críticas não têm impedido o longa de conquistar o público que busca por entretenimento no catálogo da Amazon Prime Video.