Lançado pela HBO e pela Max na noite do último domingo (15), o quarto episódio de Cidade de Deus: A Luta não Para trouxe uma referência direta a uma das cenas mais traumáticas do filme lançado em 2002. Ela surgiu na forma de Felipe Paulino, que interpreta Pezinho, um dos homens de confiança de Bradock (Thiago Martins).
Embora o nome do ator possa ser desconhecido por muitos fãs do filme, eles certamente vão se lembrar de sua aparição no longa de Fernando Meireles. Ele era o jovem garoto que foi pego roubando por membros do tráfico e teve que responder por seu crime tomando um tiro no pé — entregando uma atuação tão convincente que muitos acreditaram que o disparo aconteceu de verdade.
Mais de 20 anos depois, o ator retorna em Cidade de Deus: A Luta não Para como uma figura diferente, mas que ainda parece lembrar de seu “passado”. Em uma das cenas exibidas no episódio mais recente, cabe a ele julgar o destino de outro jovem que também acabou sendo pego roubando para comprar um tênis.
Ator de Cidade de Deus relata traumas com cena icônica
No filme de Meireles, Paulino interpretava uma das crianças que fazia parte do grupo Caixa Baixa, cujos membros sonhavam em fazer parte da criminalidade das favelas cariocas. Curiosamente, Martins, que dá vida a Bradock, também fez parte do grupo e acabou ascendendo no mundo do crime de Cidade de Deus.
Em uma entrevista ao site Pop Crunch, o ator que fez Pezinho explicou que tinha somente 8 anos de idade na época e que a experiência acabou sendo bastante traumatizante. “A preparadora de elenco fazia uns exercícios muito loucos para que eu tivesse medo do Leandro Firmino”, explicou ele, dizendo que suas lágrimas foram de verdade.
“A gente não podia almoçar junto, me deixavam em um quarto escuro, acendiam a luz de repente e o Leandro estava lá. Aquilo ficou na minha mente por muito tempo”, continuou. Embora tenha continuado a fazer alguns trabalhos esporádicos na televisão e no teatro, Paulino deixou a carreira por algum tempo após ser pai, aos 16 anos de idade.
Felipe Paulino retornou ao universo de Cidade de Deus na série A Luta não ParaFonte: Max
Ele afirma que foi complicado lidar com a vida real após ter participado do Cidade de Deus original, já que muitos dos eventos do filme coincidiam com episódios de sua própria vida. “Lembro que voltei à minha rotina depois do filme e era normal me deparar com corpos no chão e trocas de tiros”.
“A gente estava em uma guerra real e eu tinha que reviver aquela cena todos os dias. Se fosse meu filho, hoje procuraria ao menos saber o que ia acontecer com ele para acompanhá-lo durante o processo. Meu pai foi seduzido pela ideia do dinheiro e não pensou nas consequências que isso me traria”, afirmou.
Série deu oportunidade para vários atores do longa original
Cidade de Deus: A Luta não Para traz de volta vários atores do filme de 2002Fonte: Divulgação/HBO
Embora muitos dos participantes do filme Cidade de Deus tenham conseguido construir carreiras sólidas e ascender socialmente, o intérprete de Pezinho continua vivendo no Vidigal. Ao site Voz das Comunidades, ele explica que não tem vontade de sair do local e que turistas que vêm de fora têm o mesmo desejo.
Antes de virar uma das estrelas de A Luta não Para, Paulino participou em produções como “Jonas”, “Picolé, Pintinho e Pipa” e na série “Cidade dos Homens”, além de vários projetos teatrais. No entanto, com a pandemia do COVID-19, ele foi forçado a recorrer a trabalhos alternativos, incluindo a prestação de serviços de mototáxi.
Além do intérprete de Pezinho e de Thiago Martins, a nova série também reuniu vários outros membros do elenco original do filme de 2002. Entre eles está o protagonista Alexandre Rodrigues (Buscapé), Roberta Rodrigues (Berenice) e Edson Oliveira (Barbantinho) — confira aqui a lista completa de quem também retorna na produção.