A Volvo foi uma das primeiras montadoras a anunciarem planos de eletrificação total; a sueca afirmava ter o objetivo de vender apenas veículos 100% elétricos até 2030. Essa meta, no entanto, foi repensada recentemente para incluir os híbridos plug-in.
A mais recente prova dessa mudança de meta foi apresentada recentemente ao mundo na forma do XC90 reestilizado para 2025. Até então, pensava-se que o inédito EX90, de concepção 100% elétrica, substituiria o longevo SUV de grande porte, mas a verdade é que ambos coexistirão no topo do portfólio da montadora para diferentes clientes.
A segunda e atual geração do XC90 nasceu em 2015 e nunca passou por mudanças tão expressivas quanto agora. O SUV de sete lugares ganhou novos faróis, grade frontal, para-choques, lanternas e rodas, além de mudanças no interior e na gama de motores. Ele deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2025.
XC90 atualizado tem elementos inspirados no EX90.Fonte: DIvulgação/Volvo
Os novos faróis trazem uma releitura da famosa assinatura “martelo de Thor”, contando com iluminação toda por LEDs e projetores adaptativos. A nova grade é feita por filetes enviesados e o novo para-choque mescla elementos verticais e horizontais em uma clara alusão ao desenho do EX90. O acabamento cromado ou preto dependerá da versão escolhida.
De lado há novas rodas que vão de aros 19 até 22, mas são as únicas alterações. Já na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo arranjo luminoso de antes, porém, ganharam uma máscara escurecida para simular o visual das peças dos modelos mais atuais. Vale acrescentar que o modelo das fotos de divulgação está sem o kit esportivo R-Design.
Mudanças foram mais sutis nas laterais e traseira do XC90.Fonte: Divulgação/Volvo
Internamente, a Volvo mexeu no posicionamento da central multimídia, trocando a antiga peça embutida por uma destacada e com mais “protagonismo” no painel, podendo ser de até 14,5 polegadas. O cluster de instrumentos 100% digital continua presente e capaz de espelhar o mapa do GPS, além de trazer um indicador dinâmico de condução.
No mais, a montadora mexeu em pontos menores como as saídas de ar, porta-objetos diversos, revestimentos dos bancos, apliques decorativos feitos de materiais reciclados, posição do carregador de smartphones por indução e até mesmo a interface da central multimídia que, vale lembrar, é Android. A opção de sete lugares permanecerá disponível.
Nova central multimídia não ficará embutida no painel.Fonte: DIvulgação/Volvo
Falando sobre motorização, a Volvo oferece um 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina em diferentes níveis de desempenho e eletrificação. Há um micro-híbrido com potência de até 250, 300 ou 420cv dependendo da configuração, além de um híbrido plug-in de até 310cv combinado a um motor elétrico de até 145cv.
Por padrão, o XC90 trará suspensão adaptativa com amortecedores inteligentes e, como opcional, um sistema a ar com altura ajustável e leitura das condições de rodagem em até 500 vezes por segundo. A grande dúvida agora é quando exatamente ele chegará ao Brasil e quais dos itens estarão presentes. Mais detalhes podem surgir a qualquer momento.