Nos últimos dias, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui ganhou atenção mundial após ser ovacionado por 10 minutos no 81º Festival de Cinema de Veneza. Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o longa de Walter Salles (Central do Brasil), levou o prêmio de Melhor Roteiro.
Já no Festival de Toronto realizado nesta semana, Ainda Estou Aqui foi exibido novamente e continuou recebendo ótimas críticas, além de também ter sido ovacionado por alguns minutos pelos espectadores presentes na sessão.
Com a ótima recepção da crítica e do público, os brasileiros já estão sonhando com duas possíveis indicações ao Oscar 2025: a de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Mas será que é possível?
Previsões para o Oscar 2025
Felizmente, as notícias são boas até o momento. Após a exibição de Ainda Estou Aqui no Festival de Veneza, a Variety, um dos maiores veículos de comunicação sobre cinema, TV e entretenimento, divulgou suas apostas para o Oscar 2025.
O site aposta que Ainda Estou Aqui deve aparecer entre os cinco indicados na categoria de Melhor Filme Internacional.
Ainda Estou Aqui tem grandes chances de aparecer entre os indicados de Filme Estrangeiro
Ao lado do longa brasileiro, o site também aposta em All We Imagine as Light (India), Kneecap (Irlanda), The Seed of a Sacred Fig (Alemanha) e Emilia Pérez (França). Este último, no entanto, é apontado pelo site como o provável vencedor.
Já na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres aparece entre as dez cotadas, mas não no top cinco. Nas prováveis indicações aparecem Angelina Jolie (Maria), Saoirse Ronan (The Outrun), Mikey Madison (Anora), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths).
Seguindo as próximas da fila, temos Julianne Moore (The Room Next Door), Demi Moore (A Substância), Cynthia Erivo (Wicked), Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) e June Squibb (Thelma).
A revista ressalta que a previsão leva em consideração a recepção dos filmes em eventos e que pode mudar nos próximos meses.
O que a crítica diz sobre o filme
Até o momento, a crítica especializada tem elogiado o filme de Walter Salles. No Rotten Tomatoes, Ainda Estou Aqui acumula 92% de aprovação – com apenas 13 avaliações, porém, o número deve aumentar ou diminuir nos próximos dias.
Em sua conta no X (antigo Twitter), o editor da Variety, Clayton Davis, até fez campanha para a atriz. “Ainda Estou Aqui foi o filme que mais me fez chorar este ano. Seria uma tragédia se Fernanda Torres ficasse de fora das premiações de melhor atriz”.
O IndieWire também se derreteu pela brasileira. “A atuação de Fernanda Torres como Eunice é tão espetacular quanto sua filmografia sugere, tendo se destacado como uma das maiores atrizes do continente sul-americano”, escreveu a crítica Leila Latif. O jornal inglês The Guardian também ressaltou o desempenho da atriz: “maravilhosa e cheia de camadas”.
Ainda Estou Aqui se passa na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil. O longa acompanha a busca de Eunice Paiva (Torres) pelo marido Rubens Paiva, um engenheiro e deputado que foi exilado pelo regime da época.
O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil.