Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.
A alta do fitness mundial reflete em diversas vertentes: musculação, corrida, Yoga, Pilates, CrossFit, entre outros. Nesse universo em ascensão, uma modalidade/competição tem crescido, especialmente na Europa: o Hyrox. Entenda o que é o Hyrox, suas características e vantagens e desvantagens.
A tendência fitness, que começou na Alemanha, já está presente em mais 11 países.Fonte: Getty Images
Hyrox – nova tendência em competição fitness
O Hyrox nasceu em Hamburgo, na Alemanha em 2017 e aproveita a forte tendência da corrida para predominantemente incluí-la em seu programa, sendo a principal base aeróbia, adicionada a exercícios que envolvem padrões de movimento importantes – empurrar, puxar, arremessar e carregar.
Apesar de ser chamada de modalidade, é considerada uma “competição fitness para todo mundo”, como a própria marca se denomina e já está presente em 11 países e 30 cidades diferentes.
Como funciona a competição Hyrox
A competição consiste em 8 km de corrida (dividida em segmentos de 1 km cada) intercalados com 8 estações de exercícios de força, potência, resistência muscular e agilidade. Em relação às oito estações de exercícios variados, tem-se o foco em diferentes componentes da aptidão física. Entenda a prova de Hyrox abaixo:
- 1 km de corrida;
- Máquina de ski ergômetro: a primeira estação consiste nos praticantes e atletas completando 1 mil metros na máquina que simula movimentos de ski;
- 1 km de corrida;
- Empurrada de trenó: a segunda estação consiste em empurrar um trenó por 50 metros. O peso do trenó varia segundo a categoria;
- 1 km de corrida;
- Puxada de trenó: a terceira parte exige puxar o trenó por 50 metros;
- 1 km de corrida;
- Saltos longos com burpees: a quarta estação é amada ou odiada pelos praticantes, pois envolve burpees com saltos longos por 80 metros de distância;
- 1 km de corrida;
- Remo ergômetro: na quinta estação, os praticantes devem completar 1 km de remo no ergômetro;
- 1 km de corrida;
- Caminhada de fazendeiro: carregando kettlebells (pesos com alças), os participantes devem completar 200 metros;
- 1 km de corrida;
- Passadas com bolsa de areia: na sétima estação, é exigido completar 100 metros fazendo passadas (avanços) com uma “sandbag” nos ombros;
- 1 km de corrida.
- Arremesso de bola na parede: para finalizar, os praticantes devem fazer 75 (mulheres) ou 100 (homens) arremessos de uma medicine ball de 4 kg contra uma marca na parede.
As categorias do Hyrox incluem quatro possibilidades:
- 1. Open: aberta para o mundo, feito de forma individual;
- 2. Individual PRO: atletas de elite;
- 3. Duplas: femininas, masculinas ou mistas;
- 4. Times: Envolve equipes de quatro pessoas que se revezam: cada um completando 2 vezes: 1 km de corrida e 1 estação de exercícios.
A empresa afirma que 98% dos praticantes e atletas consegue terminar a desafiadora prova.
O novo CrossFit? Entenda as diferenças
O Hyrox tem sido classificado como uma série de corridas fitness e apesar de alguns chamarem de “O novo CrossFit”, existem diferenças importantes entre as modalidades. Para entender isso, convidei o maior especialista no tema no Brasil – o pesquisador e treinador Ramires Tibana.
Tibana ressalta que o Hyrox e o CrossFit são dois tipos de treinamento e competição do fitness funcional, mas cada um tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Ainda não existem investigações científicas sobre o Hyrox.
Formato dos treinos e das provas
O Hyrox segue um formato de competição padronizado em todo o mundo. Isso significa que, independentemente de onde você compete, o evento e os exercícios são os mesmos. Isso oferece previsibilidade e facilita o treinamento específico para a competição. Já o Crossfit é conhecido por sua variedade e imprevisibilidade.
Os treinos e competições podem incluir uma ampla gama de exercícios, desde levantamento de peso até habilidades de ginástica, corridas e até natação, aspecto que pode ser mais estimulante para praticantes que gostam de desafios diversificados.
Foco no endurance
Hyrox é voltado para o endurance e a resistência muscular localizada, com menos ênfase em habilidades técnicas complexas como levantamento olímpico ou ginástica, o que pode ser mais acessível para pessoas de diferentes níveis de habilidade.
Os exercícios do Hyrox envolvem padrões como puxar, empurrar e arremessar, com foco na resistência.Fonte: Getty Images
Formato aberto a todos
Tibana destaca que “Como não exige a execução de movimentos técnicos complexos, o Hyrox pode ser mais atraente para iniciantes ou para aqueles que preferem uma abordagem mais simples e repetitiva ao treinamento”. Por outro lado, alguns equipamentos não são comuns de se encontrar nos estabelecimentos de exercícios, como trenó e ski ergômetro.
Outros pontos fortes que promovem a participação de diferentes públicos e níveis de condicionamento físico é que não há restrição de tempo de chegada e tampouco a necessidade de qualificação para a prova.
Apesar de não ter chegado ao Brasil ainda, pode-se esperar que futuramente isso aconteça. Existe um programa de afiliação para boxes e academias, que exige um pagamento anual.
Hyrox é considerada uma nova e amigável modalidade/competição fitness. Mais uma opção de movimento físico para tirar as pessoas do sofá.
***
Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Faz divulgação científica nas redes sociais e em podcast disponível no Spotify. Autor do livro Exercício Físico e Ciência – Fatos e Mitos.