Um dos jogos mais aguardados de 2024, Indiana Jones e o Grande Círculo finalmente ganhou novidades durante a Gamescom 2024. A Microsoft finalmente trouxe a data de lançamento do game no PC, Xbox Series S/X e Game Pass: 9 de dezembro.
Além disso, a companhia também confirmou os rumores de que o jogo será lançado no PS5. Indiana Jones e o Grande Círculo vai dar as caras no console da Sony em 2025, entre março e junho.
Além de aparecer na Open Night Live, o jogo também ganhou destaque em um evento exclusivo no evento. A convite da Bethesda, o Voxel assistiu a um gameplay inédito de Indiana Jones e o Grande Círculo, o mais novo jogo do arqueólogo mais famoso do mundo.
Por meia hora da apresentação prática guiada de jogabilidade, podemos ter mais noção de como irá funcionar a abordagem em primeira pessoa do game, além de tirar dúvidas com Jerk Gustafsson e Axel Torvenius, Game Director e Creative Director do jogo.
Qual a história e onde se passa?
Durante a gameplay guiada, foram revelados mais detalhes da história de O Grande Círculo: após um longo dia de aula, o Doutor Jones vê que alguém está roubando algo dentro da faculdade onde ele é professor, acarretando no começo da aventura. Sua companheira de aventuras, Gina, também está interessada no artefato, porém por outro motivo: sua irmã sumiu, e só isso pode dizer onde ela está.
Indiana Jones e o Grande Círculo se passa entre dois filmes do aventureiro.
Outra coisa que já foi dita, porém os diretores ressaltaram, é que o jogo se passa entre Caçadores da Arca Perdida e A Última Cruzada (lembrando que O Templo da Perdição seria uma prequel, acontecendo antes da história do primeiro filme)
Gameplay e mecânicas
O evento abriu com o trailer do Xbox Showcase e um trecho de gameplay novo a lá Caçadores da Arca Perdida, onde Indiana retira um item de um lugar do qual não devia ter saído. Em vez da selva peruana, dessa vez estamos dentro de uma tumba no Egito, que logo se enche de areia após a armadilha ser ativada, dando um pouco de noção de como o ritmo acelerado em certos momentos do jogo será ditado.
Neste breve trecho, os diretores revelaram que diversos lugares do jogo foram baseados em fotos de ruínas dos anos 30, dando um toque a mais no realismo que querem mostrar dentro do game. Aliás, foi revelado que diversas ruínas poderão ser exploradas, seja para descobrir segredos ou para conseguir itens que ajudem o personagem.
Indiana Jones terá câmera em primeira pessoa.
Os diretores também revelaram mais detalhes das mecânicas de Indiana Jones e o Grande Círculo, começando pelo quebra-cabeça: lembrando um pouco Uncharted (que se baseou em Indiana Jones no quesito diário de viagem), Indy terá um diário que tem detalhes não só da trama mas que poderão te ajudar na hora de alguns puzzles dentro de templos.
“Será uma mistura entre muito difícil e fácil, uma experiência equilibrada” disse Jerk Gustafsson, Game Director do jogo. “Puzzles muito difíceis não são muito legais, eu pessoalmente não gosto”.
Além disso, foram revelados os “Adventure Points”, que serão alguns pontos que te ajudarão a conquistar algumas habilidades novas para stealth e combates mais pesados. Para obtê-los, Indy terá uma câmera fotográfica que revelará curiosidades dos locais onde ele visitou, que ao que pareceu também servirá como curiosidades para o jogador, lembrando um pouco Assassin’s Creed.
Alguns livros estarão espalhados pelas fases para que o jogador possa evoluir o seu personagem, bem parecido com o que já vimos nos jogos anteriores da Bethesda, porém não no modo RPG da coisa. Livros sobre armas, técnicas de luta serão Indys-pensáveis par a sua progressão (gostou, ahn?)
Os diretores também revelaram que você terá diversas maneiras de derrubar algum inimigo, optando pelo combate stealth ou fazendo o clássico Indiana e atirando em tudo pela frente. “Você pode preferir usar a arma, mas existem jeitos melhores para chegar no objetivo”. Além disso, o jogo também terá missões paralelas, que serão uma mistura de missões lineares combinadas com áreas maiores, já que o jogo parece um tipo de ‘mundo aberto, mas linear”.
O maior jogo da Machine Games
Sobre a duração, os diretores só disseram que “será o maior jogo que a Machine Games já produziu, caso você resolva explorar 100% dos lugares”. Ou seja, esperem algo acima de 33 horas (já que seu maior jogo é Wolfenstein II: The New Colossus, com 33 horas pra ser 100% completado).
E claro, o icônico chapéu cairá da cabeça de Indy durante alguns momentos do jogo, fazendo com que você vá atrás do bendito e colocá-lo na cabeça novamente. Afinal, sem chapéu não existe Indiana Jones.