Anunciado em 2022, The Plucky Squire chamou muito a atenção por seus visuais extremamente fofos e uma forma diferenciada de misturar 2D com 3D. A Devolver Digital nos enviou um preview exclusivo das 3 primeiras horas de jogo desenvolvido pela All Possible Futures e uma coisa é certa: as expectativas foram atingidas.
O protagonista de uma famosa série de livros infantis deve enfrentar mais uma vez o seu grande rival. Porém, dessa vez, o vilão descobriu uma forma de vencer e expulsar o protagonista de seu próprio livro, causando caos e confusão nesse mundo mágico em que eles vivem. Ele não contava que isso daria ao protagonista um novo poder: o de poder transitar entre dois mundos.
Do livro para o mundo real
A premissa de O Escudeiro Valente (título localizado em português) entrega que o foco não é uma história complexa e cheia de reviravoltas, mas sim uma experiência diferente de tudo o que você já jogou, com muito bom humor e diversos momentos memoráveis.
Em quase 3 horas de jogatina, eu tenho lembranças de diversas partes que me tiraram um sorriso no rosto: um minigame de pegar um peixe com a mão, a parte que o livro vira na vertical e temos que descer o mais rápido possível, a fase que tudo vira um completo breu, uma batalha com chefão na pegada Punch Out!, uma outra que lembra muito Undertale e, claro, a primeira vez que saímos do livro.
A gameplay no geral é bem simples, lembrando The Legend of Zelda: The Minish Cap em diversos momentos, o que torna mais fácil a transição de 2D para 3D. Não há sempre atividades para fazer no mundo real, mas as partes dedicadas são incríveis.
Logo no começo, tive que chegar até uma parte do mapa tomando cuidado para não ser encontrado por diversos besouros. Como é um segmento breve e que não se repetiu durante minha gameplay, eu não tenho nenhuma crítica a fazer. O game tem tanto controle de suas mecânicas que ele sabe a melhor hora de apresentar e quando parar. Isso fica evidente quando se analisa outros momentos comentados anteriormente.
Além desses momentos e de um combate super simples, mesmo no modo de dificuldade “mais difícil”, o game bebe de games como Baba Is You para apresentar quebra-cabeças muito criativos que usam palavras para mudar contextos e te fazer avançar. Isso, aliado à mecânica de sair do livro e voltar algumas páginas, apresenta desafios realmente interessantes e criativos. Caso tenha alguma dificuldade, há um personagem no mapa que te dá dicas e, assim, facilita seu caminho.
Localização em português brasileiro
No começo do texto, eu comentei que game tem título localizado para português, sendo chamado aqui de O Escudeiro Valente ao invés de The Plucky Squire. Obviamente, o game está completamente em português, incluindo textos e a dublagem do narrador, o único personagem com voz. As piadas e expressões estão afiadas e eu só tive um problema com algumas falas não traduzidas, mas que já era um bug ciente pelos desenvolvedores.
Tudo isso só confirma as minhas expectativas de que O Escudeiro Valente será um dos melhores jogos de 2024 e já figura entre os grandes lançamentos da história da Devolver Digital. Para saber se o game completo entregará mais do que isso, teremos que aguardar seu lançamento oficial, marcado para o dia 17 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series X e s, Nintendo Switch e PC.