A demissão de Beau DeMayo, criador da série X-Men ’97, foi um dos eventos mais surpreendentes e polêmicos dos bastidores da Marvel nos últimos tempos. Em março de 2024, a notícia de sua saída pegou muitos de surpresa, especialmente porque ele havia sido a força criativa por trás da tão esperada continuação da clássica série animada dos anos 1990.
Até então, DeMayo era visto como uma promessa dentro da Marvel, com seu trabalho também presente em outros projetos, como Cavaleiro da Lua e o futuro filme Blade. No entanto, sua repentina demissão deixou muitas questões no ar, que começaram a ganhar repercussões atualmente.
A Marvel justificou a demissão de DeMayo alegando “conduta grave” após uma investigação interna, o que levou à decisão de cortar todos os laços com o roteirista e produtor. Desde então, houve muita especulação sobre os verdadeiros motivos por trás dessa decisão. DeMayo, por outro lado, manteve-se relativamente calado, sem fornecer muitos detalhes sobre o que realmente aconteceu. Pelo menos, até agora.
A polêmica envolvendo a Disney/Marvel e o criador de X-Men ’97, Beau DeMayo, parece estar longe de acabar.Fonte: Getty Images
Beau DeMayo fala sobre demissão polêmica
Nos últimos meses, a polêmica ganhou novos desdobramentos. DeMayo voltou às redes sociais para denunciar que a Marvel teria retirado seus créditos na segunda temporada de X-Men ’97, mesmo ele tendo completado seu trabalho antes da demissão.
Ele argumentou que essa atitude foi motivada por uma postagem que fez nas redes sociais em junho, durante o Mês do Orgulho LGBTQ+. No post, o criador de X-Men 97 compartilhou uma arte de fã que o retratava como Ciclope, um dos heróis da série.
Segundo criador de X-Men 97, um dos motivos para a demissão foi uma fan art publicada nas redes sociais.Fonte: X
Segundo DeMayo, essa foi apenas a mais recente de uma série de ações “preocupantes” que ele enfrentou enquanto trabalhava para a Marvel. A empresa, por sua vez, não tardou a responder.
Marvel responde
Em uma declaração oficial, o estúdio afirmou que a decisão de retirar os créditos de DeMayo foi uma consequência direta de violações contratuais e comportamento inadequado identificado durante uma investigação interna. “O Sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza escandalosa das descobertas, cortamos laços com ele imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel”, disse um porta-voz da companhia.
Essas alegações criaram um ambiente de intensa controvérsia, com DeMayo prometendo revelar “a verdade” em breve e acusando a Marvel de tentar desviar a atenção dos problemas enfrentados pela plataforma Disney+. Enquanto isso, a Marvel permanece firme em sua posição, destacando que a decisão foi tomada com base em graves descobertas.
Comportamentos inapropriados
Fontes sugerem que a má conduta de DeMayo, que supostamente incluiu questões de natureza sexual, foi o principal motivo para sua demissão e a subsequente retirada de seus créditos. Nesta sexta (16), Jeff Sneider, que costuma trazer informações dos bastidores de Hollywood, revelou em sua newsletter que o criador de X-Men 97 supostamente tinha comportamentos inapropriados, como enviar fotos nu ou em poses sugestivas para membros da equipe da série.
“Fui informado de que DeMayo enviou fotos nus – ou ao menos, fotos sugestivas – para vários jovens da equipe da série. Algumas dessas fotos supostamente trazem DeMayo usando roupas de heróis e com poses sexualmente sugestivas. DeMayo ouviu pedidos para que parasse, mas persistiu”, diz Jeff Sneider em sua publicação. “Além disso, fui informado de que DeMayo supostamente apalpou um assistente em várias ocasiões, e que ele foi emocional e fisicamente abusivo com outros membros da equipe, apesar de eu não ter nenhum indicente específico para compartilhar sobre isso.”
Para os fãs de X-Men ’97, a situação como um todo é desconcertante. A série, que estreou com grande aclamação, inclusive recebendo uma indicação ao Emmy, agora está no centro de uma disputa pública que envolve um de seus principais criadores. Com DeMayo e a Marvel em rota de colisão, resta saber como essa batalha nos bastidores vai se desenrolar e o impacto que terá sobre a continuidade da série e a reputação das partes envolvidas.