Uma situação bem desagradável que podemos enfrentar no dia a dia é ter o celular roubado ou furtado. Além da chateação com o gasto na compra de um novo aparelho, há toda preocupação com acesso aos dados gravados nele.
Caso você venha passar por esse tipo de problema, saiba que há formas de bloquear o seu smartphone com rapidez. Explicaremos neste tutorial quais são os passos que devem ser dados. Confira!
1. Apague de forma remota os dados do celular
Para evitar mais “dor de cabeça” com a perda do aparelho, a primeira ação a se fazer é “limpar” os dados que estão nele. A boa notícia é que dá para fazer isso de forma remota.
Se o seu aparelho for Android, há quatro opções para você retirar os dados dele. São elas:
No caso de ser um iPhone, que usa sistema iOS, use esta página do iCloud ou então o aplicativo Busca, caso tenha algum outro aparelho da Apple.
2. Faça um boletim de ocorrência
No momento em que tiver certeza de que seu celular foi furtado ou roubado, a primeira atitude a tomar é registrar um boletim de ocorrência. Isso é importante para que você tenha provas caso seu smartphone seja usado para realizar algum golpe, por exemplo.
Em caso de celular roubado, é importante registrar um boletim de ocorrência. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
Em algumas cidades, é possível fazer o boletim de ocorrência online. Para descobrir se é o caso da sua região, acesse o site da Polícia Militar no seu estado.
Com o boletim de ocorrência feito, você poderá passar à próxima etapa, que é solicitar o bloqueio do telefone a partir do código IMEI dele.
3. Solicite o bloqueio do smartphone usando o IMEI
O código Internacional Mobile Equipment Identity (IMEI) é o “Registro Geral (RG)” do seu smartphone. Ele fica localizado no próprio celular, na caixa (normalmente, está próximo ao código de barras) ou na nota fiscal de compra.
Não sabe o número do seu IMEI? Você consegue descobrir esse código ligando do celular para *#06#. Uma sequência de 15 números deve aparecer na tela: é o IMEI do seu aparelho.
Perdeu o celular e não anotou o IMEI? Nem tudo está perdido. Veja abaixo como fazer isso sem ter o aparelho em mãos.
No Android:
- Acesse o site “Encontre meu dispositivo” ou Google Find;
- Acesse o painel da conta do Google;
- Busque o aparelho que você quer o IMEI;
- Verifique seu código IMEI online.
No iPhone:
- Acesse a página “Apple ID”;
- Faça o login com o e-mail e senha cadastrados;
- Busque a opção “Dispositivo”;
- Selecione o iPhone que você quer consultar o número IMEI;
- Verifique todas as informações do celular e o código IMEI.
Após isso, ligue para a operadora do seu celular e escolha a opção do bloqueio. Informe o roubo, e a operadora deverá solicitar seus dados pessoais, número IMEI e o boletim de ocorrência, bloqueando seu smartphone roubado.
Para facilitar, anote o número da sua operadora para fazer bloqueios disponíveis a seguir.
- Vivo: 1058
- Oi: 1057
- Claro: 1052
- Tim: 1056
- Nextel: 1050
4. Comunique os bancos o que você tem no celular
Certamente, um incômodo pior ainda do que ter o celular roubado é ter dinheiro roubado das suas contas. Se, além do celular, você teve cartões roubados ou tem apps de bancos instalados no smartphone com senhas salvas, é importante bloquear essas contas.
O próximo passo é entrar em contato com seus bancos para comunicar o roubo ou furto. Isso evita que você se incomode mais adiante com gastos feitos em cartão de crédito ou envio de dinheiro para outras contas.
5. Troque todas as suas senhas
Entre em outro dispositivo e troque as senhas de todos os sites e redes que você costuma acessar e desconfia que a senha esteja registrada no aparelho roubado.
Em caso de roubo, troque suas senhas assim que possível. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
Isso vale para e-mails, bancos, aplicativos, redes sociais, etc. Dessa forma, você evita que os criminosos entrem no seu perfil e se passem por você, gerando mais problemas ainda.
6. Utilize o aplicativo Celular Seguro
Lançado pelo Governo Federal em 2023, o app Celular Seguro funciona de forma integrada entre Governo, bancos e operadoras de telefonia. Na prática, o aplicativo permite que você realize um registro de ocorrência e bloqueie o acesso aos dados bancários gravados no aparelho.
Após baixar o software para Android ou iOS, basta seguir os passos abaixo para bloquear um aparelho roubado:
- Acesse o aplicativo e toque na opção ‘Registrar ocorrência’;
- Se o celular em questão for seu, toque em ‘Meus telefones’. Se for de algum conhecido, selecione ‘Telefone de confiança’;
- Após passar pela seleção do aparelho, toque no botão ‘Alerta’ para registrar a ocorrência. Informe todos os dados solicitados para concluir essa etapa;
- Assim que o alerta for disparado, anote o protocolo que for gerado. Deste momento em diante, as instituições serão notificadas para bloquear acessos no aparelho roubado.
Dá para bloquear um celular roubado que foi desligado?
A resposta é sim. Na prática, não há nenhum tipo de impedimento para bloquear um celular roubado que foi desligado.
Para esta ação, é preciso realizar a solicitação diretamente nas plataformas oficiais. Dessa forma, o aparelho será automaticamente bloqueado assim que for ligado novamente.
Esperamos que essas dicas tenham lhe ajudado. Compartilhe com seus conhecidos, e aproveite para ler também sobre o sistema do Celular Seguro que envia mensagem para quem compra celular roubado. Até a próxima!
****
Matéria atualizada por Douglas Vieira, dia 05/08/2024.