Criada pelo filósofo norte-americano Nick Bostrom, a Hipótese da Simulação sugere que não estamos vivendo em um universo real, mas em uma simulação de computador tão real que não conseguimos perceber a diferença. Em um estudo publicado na revista científica International Journal of Quantum Foundations, um grupo de pesquisadores começou a realizar experimentos em um laboratório quântico para compreender melhor a teoria.
A equipe norte-americana da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia em Pomona está estudando o tema de forma aprofundada, combinando ideias filosóficas e avanços tecnológicos da nossa sociedade. O time é liderado pelo cientista e ex-físico da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), Thomas Campbell, especialista em modelos teóricos e exploração espacial.
Campbell acredita que as respostas para diversos mistérios primordiais do universo podem estar escondidas nos átomos, nas partículas subatômicas e em todo o universo quântico; ele afirma que a nossa realidade é regida justamente pelas regras quânticas.
Para o cientista, uma das maiores ‘evidências’ para a teoria da simulação é que nós só conseguimos observar o mundo ao nosso redor por meio da nossa visão limitada. Seria como em um videogame, onde o cenário é renderizado à medida que o personagem avança; a reflexão de Campbell é: “o que você não consegue ver, não existe”.
“Duas estratégias podem ser seguidas para testar a teoria da simulação. 1: Testar o momento da renderização. 2: Explorar o requisito conflitante de preservação da consistência lógica e prevenção de detecção para forçar o mecanismo de renderização de RV a criar descontinuidades em sua renderização ou produzir um evento de assinatura mensurável dentro de nossa realidade que indique que nossa realidade deve ser simulada”, disse Campbell.
A realidade é uma simulação?
Para entender se a Hipótese da Simulação pode ser real, a equipe sugere a realização de dois experimentos. No primeiro, eles buscam uma forma de testar o exato momento dessa suposta renderização que observamos; no segundo, eles querem produzir algum tipo de assinatura mensurável que poderia indicar que a realidade é realmente simulada.
Apesar de ser um tema interessante, muitos cientistas consideram a Hipótese da Simulação controversa.Fonte: Getty Images
Os cientistas ainda não encontraram resultados, e muitos colegas da área acreditam que é um tema bastante controverso. Se você quiser compreender um pouco mais sobre o trabalho dos pesquisadores que tentam provar a simulação da realidade, basta acessar o site ‘TestingtheHypothesis’ e verificar todos os detalhes sobre a pesquisa.
“A teoria de que a realidade é uma simulação pode ser testada? Investigamos essa questão com base na suposição de que, se o sistema que realiza a simulação for finito (ou seja, tiver recursos limitados), então, para atingir baixa complexidade computacional, tal sistema, como em um videogame, renderizaria o conteúdo (a realidade) apenas no momento em que a informação se tornasse disponível para observação por um jogador e não no momento da detecção por uma máquina”, é descrito no estudo.
Curtiu o conteúdo? Então, fique sempre atualizado com os melhores conteúdos sobre mecânica quântica e ciência aqui no TecMundo e aproveite para descobrir o que é a interpretação de Muitos Mundos da mecânica quântica. Até a próxima!