Desde que a quinta temporada de Cobra Kai estreou em 2022, um dos principais temas de conversas entre seus personagens é o torneio Sekai Takai. Mencionada pela primeira vez pelo vilão John Silver, a competição internacional é vista por ele como um meio de transformar seu dojô em nome dominante do karatê.
Ela ganhou ainda mais importância na sexta temporada da série, cujos primeiros capítulos já estão disponíveis no streaming. Nela, vemos a versão reformada do dojô Miyagi competindo não somente para provar seu valor, mas também para combater os novos planos de John Kreese, que ressurgiu após fingir sua própria morte.
Dada a importância que o Sekai Taikai tem dentro do universo da série, é normal que muitos fãs estejam se questionando quais são as regras e características do torneio. E a pergunta mais comum que surge é: a competição existe no mundo real?
O Sekai Taikai de Cobra Kai é uma competição real?
Embora traga muitos elementos de artes marciais reais, Cobra Kai é acima de tudo uma obra de ficção — e o mesmo se aplica ao Sekai Taikai. A competição que deve acompanhar o ponto culminante da série não existe, tampouco tem elementos parecidos com qualquer torneio real famoso.
O Sekai Taikai é um torneio completamente ficcionalFonte: Divulgação/Netflix
A decisão faz sentido quando levamos em consideração que isso permite à série da Netflix estabelecer suas próprias regras para o torneio e seu processo eliminatório. As próprias regras para participar dele seriam bastante estranhas para o mundo real, já que ele parece desconsiderar questões como a graduação dos lutadores e o histórico dos dojôs participantes.
Ao optar por uma competição ficcional, os criadores de Cobra Kai também têm controle sobre o local em que ela vai acontecer e sobre as situações dramáticas que vão aparecer em suas lutas. O mesmo aconteceu com o torneio All-Valley: se ele fosse baseado em algo real, as cenas em que John Silver suborna um juiz poderiam ter trazido repercussões além do mundo da ficção.
Dentro do universo da franquia, o Sekai Taikai é um torneio centenário que tem como objetivo definir o melhor lutador de karatê da atualidade. Ele é realizado a cada dois anos em partes diferentes do mundo, e cada equipe participante pode ter um total de seis lutadores — dois deles atuando como capitães.
No entanto, as regras do torneio são bastante flexíveis e não levam muito em consideração questões como representantes masculinos e femininos. Tanto é que o time do dojô Miyagi é majoritariamente masculino, tendo somente Samantha LaRusso e Devon como suas representantes mulheres.
A competição deixa brechas para lutas diferenciadas
Apesar de o Sekai Taikai ter virado um assunto dominante dentro do universo de Cobra Kai, pouco é conhecido sobre suas regras ou competições. No entanto, a série já deixou claro que o torneio não vai se limitar a lutas individuais tradicionais, podendo explorar provas que desafiem outras capacidades de seus participantes.
Enquanto somente os capitães devem competir nas partes individuais, também haverá provas em equipes. Ao deixar as regras em aberto, os roteiristas conseguem a liberdade necessária para contar histórias mais emocionantes, ao mesmo tempo em que surpreendem ao público em cada novo episódio.
O torneio vai ser usado para explorar detalhes do passado do Sr. MiyagiFonte: Divulgação/Netflix
Segundo o produtor-executivo John Hurwitz, o torneio vai introduzir novos personagens e novos senseis que vão se transformar em grandes rivais. “Tudo é elevado a um nível mais alto. Nossos alunos estão em um momento em que há mais conflito interno dentro desse time do que no início da temporada. Eles estão entrando neste torneio com os maiores obstáculos que já tiveram”.
Ao The Wrap, ele explicou que a intenção era fazer do Sekai Taikai um torneio muito mais perigoso e variado que o All-Valley com o qual os fãs já se acostumaram. “Queríamos fazer ele parecer maior e mais perigoso. A competição não é somente entre o Vale, são os melhores estudantes de karatê do mundo”.
Além de desenvolver melhor os personagens já conhecidos, o torneio também deve revelar mais sobre o passado do Sr. Miyagi. Segundo Hurwitz, a intenção da série não é estragar uma figura amada, mas sim mostrar que ele era um humano como qualquer outro e que muitas de suas melhores lições só foram aprendidas com alguns dos fracassos e erros que sua vida trouxe.