O mercado de SSDs continua aquecido globalmente, e a fabricante Lexar não para de apresentar novidades que devem chegar ao Brasil em um futuro próximo. Um dos novos produtos da companhia é o Armor 700, um dispositivo de armazenamento externo que se destaca pela capacidade de armazenamento e resistência.
O grande diferencial do produto está na certificação IP66. Isso garante que o SSD, que possui até 4 TB de armazenamento, consiga sobreviver à poeira e à água, além de resistir a quedas de até três metros.
Mas, afinal, o produto vai além de sua certificação? Vale a pena ficar de olho no Armor 700. Eu testei o novo SSD da Lexar e trago aqui minhas impressões com o dispositivo nesta review do TecMundo!
Unboxing e especificações
Enquanto o corpo do Armor 700 é preparado para oferecer resistência, a caixa do produto não traz muitas diferenças em comparação a outros SSDs. A embalagem de papel é simples, mas o produto vem em um revestimento mais rígido e envolto em plástico, que protege a sua superfície emborrachada.
Falando em construção, o modelo possui um design compacto, que cabe no bolso e na palma da mão. O visual emborrachado passa um ar de “resistência” logo de cara, que é ressaltado pela construção em metal nas partes superior e inferior, com uma porta USB-C para conexão.
Caixa do SSD da Lexar
Além do manual e do produto, a caixa também inclui apenas um cabo, mas que é multiúso, trazendo conexão USB-C e um adaptador USB-A incluso. Utilizando o padrão USB 3.2 Gen 2.2, o modelo promete entregar até 2000 MB/s de leitura e escrita.
A versão cedida para review no TecMundo conta com 2 TB de armazenamento. Abaixo, você pode conferir as especificações completas do Armor 700:
- Nome: Lexar Armor 700
- Interface: UASP – USB 3.2 Gen 2×2
- Capacidade: 1 TB, 2 TB e 4 TB
- Desempenho: até 2000 MB/S de leitura e escrita
- Temperatura de operação: 0 a 50 °C
- Temperatura de armazenamento: -40°C a 85°C
- Dimensões: 86,2 mm x 54,4 mm x 13,2 mm
- Garantia: 5 anos
- Extra: Certificado IP66 de água e poeira, resiste a quedas de 3 metros
- Compatibilidade:PC, Mac, tablets, iPad, Android, iPhone 15, câmeras, Xbox X|S, PS4, PS5.
Testes e experiência de uso
O SSD da Lexar no modelo de 2 TB sai da caixa com o firmware W1015B e vem pronto para uso em diferentes dispositivos. Com o cabo multiúso, é possível realizar transferências logo de cara no PC, celulares e também em consoles.
Em alguns casos, no entanto, talvez seja necessário realizar uma formatação no produto. Em seu armazenamento de fábrica, o produto traz apenas manuais de uso e um software de segurança da Lexar, que detalharemos a seguir.
Teste de pico de performance do SSD no PC
Quando o assunto é desempenho, o produto entrega velocidades esperadas de um SSD da categoria, mas que variam de acordo com o dispositivo utilizado. Durante múltiplos testes no Crystal Dysk Mark, o modelo alcançou velocidades acima dos 1000 MB/s de leitura e escrita.
No entanto, tanto no teste de pico de performance quanto no desempenho diário no PC, o produto não chegou perto dos 2000 MB/s máximos de leitura e escrita. Ou seja, vale ter em mente que a velocidade do produto é variável, mas ainda entrega bons resultados.
No teste de uso cotidiano, o modelo ficou próximo dos 1000 MB/s de leitura e escrita
Durante nossos testes na rotina de trabalho, um arquivo de mídia em MP4 com 750 MB, por exemplo, foi transferido em menos de um segundo do produto. Já uma pasta com 175 GB e mais de 2 mil arquivos foi transferida do SSD para outra unidade em cerca de dois minutos e meio.
Boa experiência em jogos
A velocidade do produto também é suficiente para rodar jogos diretamente no dispositivo sem engasgos. Durante nossos testes, rodamos a coletânea de Kingdom Hearts, o multiplayer The First Descendant e o jogo de mundo aberto Horizon Forbidden West no dispositivo sem interferências causadas pelo armazenamento.
Por fim, vale mencionar também que o produto funciona muito bem em consoles como o PS5 e Xbox Series S e X. O produto também é compatível com dispositivos como o Steam Deck, cortesia do cabo USB-C e USB-A incluso.
O SSD vem com um cabo “destacável” que funciona tanto no padrão USB-C quanto USB-A
No entanto, para os consoles de nova geração, o dispositivo só pode ser usado como armazenamento externo, permitindo rodar títulos do PS4 e Xbox One diretamente no armazenamento. Ainda assim, como a velocidade do dispositivo fica acima dos 1000 MB/s, transferir títulos grandes entre o Armor 700 e os consoles não é um processo demorado.
Criptografia avançada via software
Assim como outros SSDs da Lexar, o Armor 700 também conta com um software de encriptação incluso. Chamado de Lexar DataShield, o programa está presente no armazenamento interno do drive e pode ser instalado tanto no Windows quanto no Mac.
O uso do Lexar DataShield é descrito pela empresa como uma solução simples para criar pastas seguras em SSDs, garantindo suporte para encriptação de 256-bit. Logo ao abrir o software, o usuário define uma senha para acessar o programa e deixar os arquivos protegidos.
Em seguida, com a senha programada, já é possível criar pastas que serão protegidas pela palavra-passe. O DataShield permite gerenciar os diretórios e adicionar arquivos nos locais facilmente, seja copiando e colando ou na base do “arrastar e soltar.”
Para quem busca segurança extra, a solução inclusa pode ser interessante, mas é totalmente opcional para usuários que só querem mais armazenamento e velocidade.
Vale a pena?
O grande diferencial do Lexar Armor 700 é a sua construção compacta e resistente, fazendo do produto uma boa opção de SSD externo. Afinal, se você viaja bastante e quer deixar seus dados protegidos contra “ameaças externas”, a certificação IP66 e o corpo rígido contra quedas certamente vão fazer a diferença.
Com 2 TB de armazenamento, o modelo entregou velocidades variadas em nossos testes, mas o armazenamento funcionou de maneira rápida em todos os casos, e em diferentes dispositivos. Isso, inclusive, também merece nota: o cabo incluso no produto já vem preparado para a conexão tanto no padrão USB-C quanto no formato USB-A, facilitando o uso no PC, consoles e celulares.
Atualmente, o Lexar Armor 700 pode ser encontrado no AliExpress por preços que ficam na casa dos R$ 1400 com impostos inclusos, o que é um preço bem salgado se comparado a SSDs externos mais “frágeis”. Com isso, a dica é ficar de olho no produto e aguardar um lançamento no Brasil, ou aguardar uma boa promoção, caso você realmente precise de um dispositivo com visual compacto e reforçado.