Tal como nos computadores, o processador também é uma parte importante dos smartphones. Afinal, é por causa deles que conseguimos rodar jogos cada vez mais pesados em conjunto com a placa de vídeo, além de realizar outras ações que demandam mais poder do dispositivo.
Pensando nisso, na sequência vamos falar quais são os melhores processadores de celular para que você acerte na escolha do seu próximo aparelho. Confira!
1. Apple A17 Bionic
O A17 Bionic é o processador mais recente da Apple, alimentando os iPhones mais novos que estão no mercado.
Ele oferece desempenho de ponta e eficiência energética incomparável, graças à sua arquitetura avançada de 3 nanômetros. É considerado um dos melhores processadores de celular, além de ser ideal para jogos exigentes e aplicativos de realidade aumentada.
- Prós: desempenho excepcional, eficiência energética e capacidades avançadas de IA;
- Contras: disponível apenas em dispositivos Apple, que possuem preço elevado.
2. Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
O Snapdragon 8 Gen 2 é o principal processador da Qualcomm para dispositivos Android, oferecendo gráficos de alta qualidade e capacidades avançadas de IA.
Ele suporta as tecnologias de câmera mais recentes e velocidades de rede 5G ultra-rápidas. Por conta disso, é mais um nome que figura entre os melhores processadores de celular.
- Prós: desempenho gráfico excelente, suporte a 5G e capacidades de IA;
- Contras: pode superaquecer sob carga intensa, além de ter consumo de energia elevado em alguns casos.
Muitos processadores para smartphones são específicos para uma marca ou modelo de aparelho. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
3. Samsung Exynos 2200
Equipado com a GPU AMD RDNA 2, o Exynos 2200 oferece uma experiência gráfica superior, ideal para jogos e multimídia. Ele é projetado para oferecer alto desempenho e eficiência energética em dispositivos Samsung de ponta.
- Prós: gráficos de alta qualidade, entregando bom desempenho em jogos;
- Contras: menor eficiência energética comparado a alguns concorrentes, suporte limitado fora dos dispositivos Samsung.
4. MediaTek Dimensity 9000
Este processador de 4 nanômetros é uma das principais ofertas da MediaTek, competindo diretamente com os melhores processadores.
Se tornou um dos melhores processadores de celular por oferecer desempenho robusto em jogos, multitarefa e aplicações de IA. Além disso, conta com suporte completo para 5G.
- Prós: excelente relação custo-benefício, bom desempenho geral;
- Contras: menor reconhecimento de marca e otimização de software variável.
5. Apple A16 Bionic
Ainda extremamente potente, o A16 Bionic é utilizado em alguns modelos de iPhones. Com seu design de 5 nanômetros, ele oferece um equilíbrio perfeito entre desempenho e eficiência energética, ideal para uso diário e aplicações exigentes.
- Prós: desempenho sólido e eficiência energética;
- Contras: exclusivo para dispositivos Apple, o que termina em preço elevado.
6. Qualcomm Snapdragon 888
O Snapdragon 888 foi um dos processadores mais populares para dispositivos premium, oferecendo alta performance em jogos, multitarefa e conectividade 5G. Apesar de já ter alguns anos de estrada, continua sendo uma escolha sólida para smartphones de alto desempenho.
- Prós: desempenho robusto, suporte a 5G e capacidades de IA;
- Contras: Problemas de superaquecimento, além de consumo de energia elevado em uso intensivo.
7. Samsung Exynos 2100
O Exynos 2100, com sua arquitetura de 5 nanômetros é mais um dos melhores processadores de celular, conhecido por seu desempenho sólido e eficiência energética.
Utilizado em vários smartphones Samsung, ele oferece suporte robusto para câmeras avançadas e conectividade 5G.
- Prós: desempenho sólido e suporte a 5G.
- Contras: eficiência energética menor que alguns concorrentes, performance variável.
Tal como nos computadores, o processador de smartphone desempenha papel fundamental em várias atividades. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
8. MediaTek Dimensity 1200
Este processador oferece uma ótima relação custo-benefício, com desempenho sólido em jogos e aplicações de IA. Ele suporta 5G e é uma escolha popular para smartphones de médio a alto desempenho.
- Prós: relação custo-benefício e bom desempenho em jogos;
- Contras: menor otimização de software, menos potente que os concorrentes de ponta.
9. Apple A15 Bionic
Mais um modelo presente em várias versões de iPhones, o A15 Bionic ainda é capaz de entregar eficiência energética e poder de processamento. Ideal para tarefas intensivas e uso diário, ele continua sendo um dos melhores processadores de celular disponíveis.
- Prós: eficiência energética e alto desempenho;
- Contras: disponível apenas em dispositivos Apple, além de ter tecnologia mais antiga, se comparada ao A16 e A17 Bionic.
10. Kirin 9000
Utilizado em smartphones Huawei de alta gama, o Kirin 9000 oferece excelente desempenho, especialmente em aplicações de IA e fotografia computacional. Ele é projetado para oferecer uma experiência de usuário fluida e eficiente.
- Prós: bom desempenho em IA e capacidades de fotografia avançadas;
- Contras: disponibilidade limitada fora da Huawei, bem como suporte de software restrito.
Gostou do conteúdo? Esperamos que tenha ajudado você a entender melhor sobre as especificações dos processadores de celular. Aproveite para conferir sobre o rumor que os iPhones da versão 16 vão ter apenas um único processador. Até a próxima!