Com centenas de títulos em sua biblioteca, o Super Nintendo é um dos consoles de maior sucesso da história. Alguns destes jogos memoráveis e conquistaram espaço no coração dos jogadores, além de fazer o videogame trabalhar bastante para entregar o conteúdo.
Na sequência, separamos 9 títulos que exigiram o máximo do SNES e ainda utilizaram recursos adicionais para levar a capacidade gráfica da plataforma ao limite. Confira!
9. Super Mario World 2: Yoshi’s Island
Quando a sequência de Super Mario World chegou, ninguém esperava que fosse tão impressionante. Porém, a Nintendo foi além e conseguiu fazer isso com maestria.
A primeira coisa que chamou a atenção no game foram os gráficos, que pareciam desenhos feitos com giz de cera. Além disso, Yoshi’s Island usou um chip especial, o Super FX 2, para criar efeitos visuais que estavam muito à frente do seu tempo.
Gráficos “de giz de cera” são o ponto alto de Yoshi’s Island. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
O resultado? Um jogo lindo, desafiador – com alguns chefes inclusive ocupando a tela inteira – e divertido que mostrou o que o SNES era capaz de fazer.
8. Donkey Kong Country
Donkey Kong Country foi uma das apostas mais ousadas da Rare no Super Nintendo, e deixou todo mundo boquiaberto. Afinal, como um console de 16 bits poderia ter gráficos tão realistas?
O segredo estava no uso de modelos 3D pré-renderizados, que deram ao jogo uma aparência quase cinematográfica. Além disso, a jogabilidade fluida e a trilha sonora fantástica tornaram esse jogo um clássico instantâneo, que até hoje figura como o favorito de muita gente.
7. Star Fox
Star Fox foi um dos primeiros jogos a usar o chip Super FX, que permitiu ao SNES renderizar gráficos em 3D.
Voando ao lado da equipe Star Fox, os jogadores enfrentavam naves inimigas em uma experiência visualmente deslumbrante para a época. Este jogo não só elevou os limites do console, mas também abriu caminho para futuros jogos em 3D na plataforma.
Star Fox ajudou a abrir as portas do 3D no SNES. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
6. Chrono Trigger
O jogo Chrono Trigger não só é um dos melhores RPGs de todos os tempos, como também é um dos jogos que mais exigiu do SNES.
Por trás da narrativa envolvente e dos múltiplos finais, temos gráficos belíssimos e magias que recorriam a efeitos muito além de outros jogos do console.
Chrono Trigger entregou aventura de qualidade e gráficos caprichados no SNES. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
Além disso, a quantidade de detalhes, desde as animações dos personagens até os cenários, mostrou o que o SNES podia oferecer muito em termos de profundidade e complexidade. Quem jogou, comprova.
5. Super Metroid
A única aventura de Samus Aran no SNES é uma verdadeira obra-prima de design de jogos. Além dos mapas amplos e inimigos desafiadores, o jogo trouxe um senso de exploração que poucos jogos conseguem igualar.
Para dar conta de tudo isso, o SNES foi pressionado ao máximo para renderizar os gráficos detalhados. Outro ponto é a trilha sonora envolvente, que ajuda a criar a experiência inesquecível que é Super Metroid.
4. F-Zero
Velocidade e adrenalina eram os ingredientes principais de F-Zero, o primeiro título da franquia de corrida da Nintendo. Porém, ele não parou apenas nisso e voou alto no Super Nintendo.
Este jogo de corrida futurista foi um dos primeiros a usar o Mode 7, uma técnica que permitia ao SNES criar uma sensação de profundidade e movimento 3D. Posteriormente, títulos como Secret of Mana e Secret of Evermore também fizeram uso do efeito.
F-Zero entregou o melhor em termos gráficos para um jogo de corrida no Super Nintendo. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
Com pistas que pareciam rodar em alta velocidade, F-Zero mostrou que o SNES podia entregar uma experiência de corrida cheia de ação e desafios. Por conta disso, é reverenciado por muitos até hoje como um dos melhores games do console 16 bits da Nintendo.
3. Final Fantasy VI
Final Fantasy VI é outro RPG que demonstrou a capacidade do SNES de contar histórias épicas e, ao mesmo tempo, impressionantes visualmente falando.
Com um elenco enorme de personagens jogáveis e gráficos detalhados, Final Fantasy VI foi uma aventura épica que levou o SNES ao limite. Isso, aliás, vale tanto em seus mapas quanto nos efeitos das magias e as invocações (os famosos Summons).
2. Mega Man X
A série Mega Man já era um sucesso, mas Mega Man X levou as coisas a outro nível no SNES. A prova disso é bem simples: a qualidade gráfica e a riqueza de detalhes do game.
Com gráficos impressionantes, música eletrizante e uma jogabilidade que desafiava até os mais habilidosos, o jogo exigiu o máximo do console para oferecer uma experiência rápida e fluida. Isso, claro, regado a muita ação, plataformas e chefes com características únicas.
1. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Não tem comoa fechar essa lista sem citar o primeiro RPG do Mario e uma colaboração entre Nintendo e Squaresoft.
O resultado dessa empreitada foi um jogo que combinou o melhor dos dois mundos: o charme do universo Mario com a profundidade e complexidade dos RPGs da Square.
Super Mario RPG é, de longe, uma das obras primas do console 16 bits da Nintendo. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
Somado a isso, os gráficos eram incrivelmente detalhados e o sistema de batalha inovador, tornando Super Mario RPG um dos jogos mais memoráveis do console 16 bits da Nintendo.
E para você, quais são os títulos que elevaram a capacidade gráfica do SNES ao extremo? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel. Até a próxima!