Em 2002, o cinema brasileiro deu luz a um dos filmes mais celebrados e prestigiados de sua história: Cidade de Deus. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o longa dramático marcou muitos espectadores e, ainda hoje, é lembrado com carinho por muitos. Agora, em 2024, o projeto ganhou uma continuação, mas em formato de série: Cidade de Deus: A Luta Não Para, obra veiculada pela HBO que já está chamando bastante atenção.
A trama de Cidade de Deus: A Luta Não Para diz o seguinte: “Vinte anos depois de Cidade de Deus, Buscapé relata como os conflitos entre a polícia, os traficantes e as milícias afetaram a comunidade.” Além de trazer uma história totalmente conectada com a do filme clássico, o seriado também conta com vários nomes de peso do elenco original da projeção, que aparecem ao lado de algumas novidades interessantes.
Mas, afinal, como está o elenco de Cidade de Deus atualmente e quem retornou para a série da HBO? Vejamos a seguir!
Quem retornou para Cidade de Deus: A Luta Não Para?
Alexandre Rodrigues (Buscapé)
O protagonista de Cidade de Deus, Alexandre Rodrigues, que viveu o personagem Buscapé, repete a dose em A Luta Não Para, encabeçando o novo projeto da HBO. Na série, ele volta como um fotojornalista para documentar os conflitos e dramas da comunidade que o formou. Após o longa de 2002, ele atuou em filmes como Última Parada 174 e Entre Abelhas, além de se dedicar ao teatro e a projetos independentes.
Roberta Rodrigues (Berenice)
Outra personagem original de Cidade de Deus que reapareceu na série é Berenice, vivida pela atriz Roberta Rodrigues. Após o filme, ela também contou com uma carreira prolífera, tanto nas telinhas quanto nas telonas. Ela esteve, por exemplo, em obras como Salve Jorge, A Regra do Jogo e Segundo Sol.
Thiago Martins (Bradock)
Aos 12 anos idade, o ator Thiago Martins participou da série Cidade de Deus como um dos integrantes do grupo Caixa Baixa. Agora, o artista volta para a série da HBO para dar vida ao vilão Bradock, que é um dos motivos para novos conflitos dentro da narrativa. Após o filme, Martins se consagrou em várias novelas da Globo e em outras projeções. Pega Pega, Amor de Mãe, Família É Tudo e Carga Máxima são alguns de seus trabalhos.
Sabrina Rosa (Cinthia)
No filme de 2002, Sabrina Rosa deu vida à personagem Cinthia, que era namorada do Mané Galinha (Seu Jorge). Na série, ela retorna encarnando as mesmas lutas que travou durante o longa, agindo como um símbolo de paz e respeito com os moradores da comunidade de Cidade de Deus.
Seu Jorge (Mané Galinha)
Por falar em Mané Galinha, vivido por Seu Jorge, uma curiosidade: o personagem não aparece na série da Max, já que seu destino foi selado no fim do longa-metragem original. Porém, o cantor está presente na série por meio da trilha sonora da atração.
Barbantinho (Edson Oliveira)
Adolescente em Cidade de Deus e já adulto em A Luta Não Para: esse é o caminho de Edson Oliveira, que interpretou o personagem Barbantinho. No filme, ele era melhor amigo de Buscapé e, no seriado da Max, continua próximo do protagonista, vivendo dentro da comunidade e atuando de diferentes formas, sendo Presidente da Associação de Moradores, treinador do time de futebol e passista da comunidade, por exemplo.
Cabeção/Reginaldo (Kiko Marques)
Para finalizar os retornos, temos o nome de Kiko Marques, o Cabeção (ou Reginaldo). No filme, ele era um policial corrupto, que soltava criminosos após pagamento de propina. Na série, o personagem ascendeu para a política e, agora, atua como criminoso da mesma maneira, mas de forma mais refinada.
Outros nomes do elenco de Cidade de Deus atualmente
Douglas Silva (Dadinho/Zé Pequeno mais novo)
Após viver Dadinho no filme, o ator Douglas Silva trilhou uma carreira bastante sólida nas telas. De lá para cá, ele esteve em novelas como Amor de Mãe e A Força do Querer, em séries como Cidade dos Homens e ainda participou do reality show Big Brother Brasil. Lembrando que Silva recebeu uma indicação Emmy por Cidade dos Homens, sendo o primeiro brasileiro a conquistar tal feito.
Leandro Firmino (Zé Pequeno)
Um dos personagens mais icônicos de Cidade de Deus, certamente, é Zé Pequeno, encarnado por Leandro Firmino. Assim como seus colegas, ele também seguiu ativo nas telas, participando de títulos como Última Parada 174, Ó Paí, Ó, Nos Tempos do Imperador e Império. Em 2022, ele também “retornou” ao papel de Zé Pequeno em um comercial do jogo Far Cry 6, da Ubisoft.
Phellipe Haagensen (Bené)
Phellipe Haagensen, que viveu o personagem Bené em Cidade de Deus, considerado alguém confiável dentro da comunidade, seguiu atuando após o filme de 2002. Paraíso Tropical e A Casa das Sete Mulheres foram alguns de seus projetos. Ele também esteve no reality show da Record A Fazenda.
Alice Braga (Angélica)
Uma das atrizes que mais trabalhou dentro e fora do Brasil após o filme foi Alice Braga, que viveu Angélica. A moça virou uma estrela de Hollywood, tendo trabalhado em atrações conhecidas como Eu Sou A Lenda, Ensaio Sobre A Cegueira e Predadores.
Darlan Cunha (Filé com Fritas)
Assim como Douglas Silva, Darlan Cunha, que viveu o famoso Filé com Fritas em Cidade de Deus, participou da série Cidade dos Homens. Além disso, ele também esteve em obras como Cobras & Lagartos e A Diarista.
Matheus Nachtergaele (Sandro Cenoura)
Para finalizar, temos o nome de Matheus Nachtergaele, que já era muito conhecido no cinema e na televisão antes de viver Sandro Cenoura em Cidade de Deus. Após o filme, o ator simplesmente seguiu brilhando nas telas e, atualmente, também é diretor, tendo comandado o filme A Voz do Silêncio, por exemplo.
E aí, você é fã de Cidade de Deus e está assistindo a série da HBO? Comente nas redes sociais do Minha Série!