Lançado no dia 6 de setembro pela Netflix, o filme Rebel Ridge tem feito grande sucesso entre os assinantes do streaming e a crítica. Boa parte dos méritos do filme estão sendo atribuídos ao protagonista Aaron Pierce, que tem a chance de viver um ex-fuzileiro naval com características que vão muito além de sua força física.
No entanto, embora o diretor e roteirista Jeremy Saulnier não poupe elogios a Pierce, ele não foi sua primeira escolha para assumir o papel de Terry Richmond. O papel originalmente pertencia a John Boyega, ator que se tornou conhecido como o Finn da trilogia mais recente de filmes de Star Wars.
Saída de Boyega de Rebel Ridge é marcada por controvérsias
Boyega foi confirmado no papel de Terry Richmond em 2019, poucos meses antes meses da data marcada para o início das filmagens de Rebel Ridge. No entanto, a produção acabou sendo interrompida até maio de 2021, graças às medidas de distanciamento social necessárias para evitar o contágio pela COVID-19.
No entanto, em junho do mesmo ano o ator deixou o projeto, fazendo com que Saulnier recrutasse Pierce para encabeçá-lo. A partir desse ponto, as gravações do longa-metragem ocorreram sem nenhum conflito ou atraso, permitindo que ele fizesse sua estreia na Netflix em setembro deste ano.
Na época em que Boyega deixou a produção, surgiram muitos relatos de que o ator simplesmente abandonou o set de filmagens sem avisar ninguém. Isso serviu para alimentar rumores de que ele não concordava com o roteiro do longa-metragem e tinha problemas com as acomodações oferecidas pela equipe de produção.
John Boyega afirma que deixou Rebel Ridge por problemas familiaresFonte: Divulgação/Lucasfilms
Segundo a Indie Wire, em certo ponto, um dos principais executivos da Netflix teria conversado diretamente com o ator para convencê-lo a voltar a Rebel Ridge. No entanto, nem mesmo isso fez com que ele decidisse retornar ao longa, o que ajudou a fazer com que muitos passassem a considerá-lo como uma figura arrogante.
Através de seu agente, Ognus, Boyega negou todas as acusações que afirmavam que ele de forma pouco profissional. Segundo ele, o ator continua a manter um bom relacionamento com a plataforma de streaming e foi forçado a abandonar o longa-metragem por “razões familiares” que prefere manter no âmbito privado.
Filme tem sido um sucesso
Aaron Pierce tem sido um dos destaques do filme.Fonte: Divulgação/Netflix
Embora o ator que participou de Star Wars seja considerado talentoso, sua saída acabou não prejudicando Rebel Ridge e deu a oportunidade de outro talento brilhar. Antes de estrelar o longa, Aaron Pierce era conhecido somente por seus papéis pequenos, que envolviam uma participação no longa The Underground Railroad: Os Caminhos Para a Liberdade.
Foi nele que o diretor Jeremy Saultier conheceu o ator, que o deixou impressionado por sua presença de tela. Ao Netflix Tudum, ele afirmou que encontrou no intérprete alguém capaz de oferecer tanto uma parte física convincente quanto um “peso cerebral” que desse profundidade a Terry Richmond.
Já o ator explicou que considera o filme como uma oportunidade rara e que não aparece todos os dias. “E quando elas aparecem, você precisa agarrá-las com as duas mãos, abraçá-las, e você se coloca dentro do personagem e na criação desse projeto”, afirmou. Atualmente, o filme tem 94% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes e aparece como a produção da categoria mais assistida da Netflix no Brasil.