Já disponível na Netflix, a primeira parte da sexta (e última) temporada de Cobra Kai introduz novos mistérios relacionados ao Sr. Miyagi. Ao limpar a casa na qual seu mentor morava, Daniel Larusso encontra uma caixa cheia de lembranças antigas, incluindo um recorte de jornal que fala sobre o roubo de um colar.
Ele também descobre que seu mestre usou uma identidade falsa, ajudou a fundar uma academia de boxe e participou do torneio Sekai Tekai — e não saiu de lá ileso, conforme mostra uma faixa de cabelo com manchas de sangue. Tudo isso provoca diversas incertezas em Larusso, que acredita não conhecer seu professor tão bem quanto imaginava.
Embora Cobra Kai ainda não tenha explicado o que aconteceu com o Sr. Miyagi, o passado da franquia dá algumas pistas sobre isso. Uma história contada pelo fundador do dojô de mesmo nome estabelece um contexto importante para que possamos descobrir quais aventuras ele teve quando ainda era um jovem.
Qual é o segredo do Sr. Miyagi em Cobra Kai?
O recorte de jornal encontrado por Daniel, datado do dia 3 de maio de 1947, mostra que Keisuke Miyagi estava sendo procurado por ter atacado um homem chamado Jim Watkins. Não somente isso resultou em sua hospitalização, como um colar precioso também acabou sendo roubado durante o assalto.
Conforme foi estabelecido no Karate Kid original, esse episódio aconteceu três anos após o mestre do karatê ter perdido sua mulher e esposa em condições trágicas. Segundo ele conta a Daniel, sua mulher grávida ficou presa em um campo de concentração japonês durante a Segunda Guerra Mundial, vindo a falecer durante o parto em 1944.
Com isso, pode-se pressupor que, embora seja pintado como um criminoso na manchete encontrada em Cobra Kai, Miyagi na verdade poderia estar agindo de maneira que considerava justa. Caso o colar em questão pertencesse à sua mulher falecida, o lutador poderia simplesmente estar tentando recuperar um bem roubado — recorrendo à violência diante da incapacidade de obtê-lo.
Enquanto não é possível dar isso como certo, a personalidade do personagem depõe a favor dessa teoria. No entanto, ainda não há como explicar os motivos pelos quais ele usou uma identidade falsa, tampouco qual foi sua participação no Sekai Tekai. Ao mesmo tempo, é possível presumir que todos esses acontecimentos sejam interligados.
Em outras palavras, Miyagi pode ter usado a identidade falsa como uma forma de conseguir sair dos Estados Unidos para participar do torneio em um momento no qual estava sendo procurado. Assim, sua intenção não seria necessariamente fugir da lei, mas sim aproveitar a chance de estar presente na maior competição de karatê do mundo.
A série ainda tem muitas respostas a revelar
Dado que os episódios de Cobra Kai ainda não começaram a explorar totalmente o potencial do torneio Sekai Tekai, sua relação com o Sr. Miyagi ainda permanece um mistério. Ao decidir dividir a temporada final da série em três partes e introduzir um novo mistério, a Netflix garantiu que os fãs vão ficar ligados em cada nova teoria e novidade divulgada sobre eles.
O que parece evidente é que, apesar de a série introduzir novos elementos à vida do personagem interpretado pelo falecido Pat Morita, ela não deve manchar sua imagem. Por mais que Daniel descubra que seu mestre tem seus defeitos e erros, ele deve continuar vendo nele uma figura inspiradora capaz de guiar não somente sua maneira de lutar, mas sua vida em geral.
A parte 2 da última temporada de Cobra Kai chega em 28 de novembro na Netflix. Os episódios finais da série só serão lançados em 2025 no streaming.