Filme que marca a estreia de Ishala Night Shyamalan na direção, Os Observadores (The Watchers) mostra que ela compartilha muitos dos talentos de seu pai, o cineasta M. Night Shyamalan. Estrelado por Dakota Fanning, ele conta a história de Mina, uma jovem imigrante norte-americana que se mudou para a Irlanda para lidar com a morte da própria mãe.
Durante um dia aparentemente normal, ela é enviada para fazer uma entrega para o pet shop em que trabalha, mas acaba presa em uma floresta misteriosa. Perdida, ela se vê junto de desconhecidos em um bunker misterioso, que se mostra como o único lugar de refúgio contra forças malignas conhecidas como Os Observadores.
Em seus 102 minutos de duração, o filme inspirado no livro de mesmo nome de A.M. Shine mostra a protagonista se acostumando com sua nova realidade, ao mesmo tempo em que planeja meios de voltar para sua vida normal. No entanto, uma grande reviravolta nos momentos finais mostra que, mesmo liberta do local, seu mundo nunca mais vai ser o mesmo.
Quem são os Observadores? Entenda final do filme
A principal figura que ajuda Mina a entender o universo do filme é Madeline, interpretada por Olwen Fouéré. Ela afirma que os habitantes do bunker sempre estão sendo vigiados e, caso fiquem longe de seu local de proteção durante o período da noite, vão ser mortos pelas criaturas que controlam a floresta.
Além disso, os sobreviventes nunca devem entrar nos túneis sombrios nos quais as criaturas residem durante o dia, com o risco de sofrer um destino ainda mais cruel. No entanto, essas regras não impedem a protagonista de se unir a Daniel (Oliver Finnegan) para resgatar alguns itens, o que desperta a fúria dos Observadores.
Com o passar dos meses, Madeline mostra ter grandes conhecimentos sobre as criaturas. Ela explica que elas eram originalmente Fadas, que estão estudando formas de mudar seus próprios corpos para se infiltrar entre a humanidade. Com isso, elas esperam obter sua vingança e redenção de uma grande guerra na qual perderam suas asas e foram aprisionadas na escuridão da floresta.
Tudo isso foi descoberto pelo professor Rory Kilmartin, que criou o bunker e conseguiu capturar uma das criaturas para estudá-la. Ele deixou para trás uma gravação na qual explica toda a história, além de fornecer direções para aqueles que se virem presos no local e quiserem escapar.
Após algumas cenas de ação (e a morte de Daniel), Mina, Madeline e Ciara (Georgina Campbell) conseguem escapar e voltar ao mundo humano. No entanto, a protagonista não dá a história como completa e vai até a universidade em que Killmartin registrou suas descobertas com o intuito de destruir qualquer relato sobre a localização Os Observadores deixada por ele.
Filme termina com uma grande reviravolta
Chegando ao local, Mina descobre que a história dos humanos e fadas era mais complexa e que as duas raças chegaram a viver em harmonia, inclusive gerando híbridos entre as espécies. Entre eles estava uma pessoa bastante parecida com Madeline — que na verdade era a mulher do professor, que estava morta há décadas.
Assim, a figura que compartilhou o bunker durante todo o longa-metragem era a criatura capturada pelo professor, que usou suas habilidades de transmutação para enganar seus companheiros. Transformada em Ciara, ela quase mata a Ciara real e a protagonista, mas hesita ao saber a verdade sobre sua sua natureza.
Os Observadores termina deixando brechas para uma sequência, já que revela que outras criaturas híbridas podem existir e ter fugido da floresta na qual as antigas fadas foram presas. Essa história já foi explorada no livro Stay in the Light, de A.M. Shine, mas ainda não há informações se ela também vai ganhar uma adaptação cinematográfica.
E aí, qual a sua opinião sobre o longa-metragem? Comente nas redes sociais do Minha Série!