Lançada pela Netflix no dia 30 de agosto, a série espanhola Respira tem feito sucesso por reunir os melhores elementos que um drama hospitalar pode oferecer. Ela acompanha as histórias de uma equipe de profissionais da saúde que trabalham em um hospital público movimentado da cidade de Valência, na Espanha.
No entanto, não é somente com a cura dos pacientes com que eles precisam se preocupar. Entre uma e outra consulta, os protagonistas encaram disputas políticas e tensões constantes com seus colegas, que inclusive acabam se direcionado para o lado sexual — com algumas pitadas de romance para completar.
Já comparada a obras famosas como Grey’s Anatomy e E.R., Respira está fazendo sucesso no Brasil e já chegou à quarta posição entre as séries mais assistidas da Netflix. Mas será que isso vai justificar a produção de uma segunda temporada?
Respira vai ter uma segunda temporada na Netflix?
Assim como outras produções recentes que fizeram sucesso em suas estreias na Netflix, o destino de Respira é incerto no momento. Isso porque, apesar de continuar produzindo e financiando muitas obras, a empresa de streaming tem sido um pouco mais conservadora na hora de encomendar novas temporadas de suas produções.
A continuidade de Respira ainda não está garantidaFonte: Divulgação/Netflix
Operando a partir de um sistema de métricas que considera tanto reproduções quanto horas assistidas, a empresa só tem renovado séries que realmente encontraram uma audiência. Em outras palavras, o destino da produção de origem espanhola repousa em sua capacidade de conquistar o público e continuar entre os mais assistidos da plataforma.
No entanto, a Netflix não é transparente no que diz respeito aos patamares que precisam ser alcançados antes que o sinal verde para a produção de mais episódios seja dado. Assim, resta aos fãs de Respira esperarem — e espalharem a palavra sobre a série — para descobrir se ela vai ganhar novas histórias.
A obra criada por Carlos Montero (Elite) claramente parece acreditar em sua própria capacidade de motivar uma renovação. Sem entrar em grandes spoilers, o último episódio entre os oito já disponíveis deixa ganchos claros para novas histórias, que devem se centrar no que o destino reserva para a médica Jessica, interpretada por Bianca Suarez.
Novos episódios prometem ainda mais drama
A primeira temporada da série termina com um grande gancho para uma continuaçãoFonte: Divulgação/Netflix
Assim como acontece em outras obras que tratam do universo médico, Respira mostra que até mesmo seus profissionais podem acabar se transformando em pacientes. É justamente isso que acontece no final de sua temporada, fazendo com que a equipe médica do Hospital Joaquín Sorolla lide com o drama de tratar uma de suas colegas.
Caso a produção continue seguindo o exemplo de Grey’s Anatomy, o destino de seus personagens nem sempre vai ser feliz. No entanto, será preciso esperar pela confirmação de uma nova temporada para descobrir o que vai acontecer — e, caso ela seja aprovada, os novos episódios só devem sair a partir da segunda metade de 2025.