Após uma primeira temporada que não caiu nas graças do público e chateou os fãs mais conservadores — e despertou hate entre os mais desmiolados também — a cobrança em cima da série bilionária da Amazon, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, está maior do que nunca.
Para acompanhar como vai ser o próximo capítulo dessa aventura, o Minha Série teve a oportunidade de assistir antecipadamente aos dois primeiros episódios da nova temporada a convite da Amazon. E o que vimos indica que, sim, os responsáveis pela série ouviram as reclamações dos fãs e corrigiram uma porção de problemas apresentados na primeira parte da jornada.
Focando no roteiro e tampando buracos
Atenção: se você ainda não acompanhou os primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder, é possível que esse texto deixe escapar alguns detalhes sobre a trama, portanto, cuidado com os spoilers!
O elenco de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder na première da nova temporada em Londres. (Fonte: Getty Images / Reprodução)
Nos primeiros capítulos dessa nova temporada, algumas lacunas que incomodaram os espectadores receberam boas explicações, com destaque para a trajetória do grande vilão da série, Sauron (Charlie Vickers), que até então esteve oculto (dos outros personagens e de quem assiste também) na forma do homem mortal Halbrand.
Sua origem é explicada de maneira que até os fãs mais radicais vão abrir um sorriso com sua metamorfose para Annatar, o alter-ego de Sauron responsável pela fabricação dos Anéis.
Eventuais falhas de roteiro, como diálogos fracos, cenas um pouco sem sentido ou função na trama, aparentemente diminuíram muito. A enrolação foi substituída por uma ação eficaz, que prende a atenção e dá a sensação de finalmente a história estar caminhando para um objetivo claro — aquilo que todos queriam ver: a ascensão de Sauron, a fabricação dos Anéis e toda a guerra que isso vai desencadear entre os povos livres da Terra-média.
Velhos e novos personagens
Segundo já havia sido revelado em trailers e imagens promocionais da série, diversos personagens estão estreando em O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder. Os fãs mais ferrenhos, familiarizados com os livros de Tolkien, vão reconhecer os rostos de Tom Bombadil (Rory Kinnear), Círdan (Ben Daniels), Narvi (Kevin Eldon) e outros coadjuvantes importantes das batalhas da Segunda Era.
Além deles, novos personagens prometem aumentar o mistério sobre suas identidades, como já aconteceu na primeira temporada. Uma dessas novas caras é a do Mago Sombrio (Ciarán Hinds), o líder de um culto estranho no longínquo leste para onde viajam o Estranho e sua companheira pé-peludo Nori.
Essa aparição colocou os espectadores em longas discussões sobre quem ele pode ser — Saruman? Um dos Magos Azuis? Nenhuma das opções anteriores? A gente ainda não sabe.
Tom Bombadil, ausente dos filmes de Peter Jackson, o personagem divide o fandom — uns amam, outros odeiam. (Fonte: Amazon Prime Video / Divulgação)
Outros núcleos desenvolvidos foram a morada dos anãos em Khazad-dûm, que sofre com o recém-surgimento das terras de Mordor, e Lindon, o reino de Gil-galad (Benjamin Walker), que começa a sentir as benesses dos três anéis élficos criados no final da temporada anterior.
A relação entre a protagonista da série, Galadriel (Morfydd Clark) e Elrond (Robert Aramayo) está mais bem desenvolvida do que nunca, com ambos mostrando nuances delicadas que conhecemos nas grandes amizades, que podem balançar, mas nunca enfraquecem. A busca de Galadriel por Sauron está mais viva do que nunca — ainda mais depois dele ter estado debaixo de seu nariz o tempo todo na primeira temporada.
A partir desse tabuleiro montado, as peças começam a se mover em busca da captura e derrota de Sauron enquanto esse tem planos de dominar a Terra-média por completo.
O que vem pela frente?
Projetada para ter 8 episódios, a nova temporada de O Senhor dos Anéis: Anéis de Poder promete um final épico com uma batalha de proporções gigantescas. Quem conhece a obra literária de Tolkien sabe que uma guerra é desencadeada após a fabricação de todos os Anéis de Poder e o resultado é catastrófico — especialmente para os elfos nessa altura da história. Será que teremos um final triste nessa temporada?
Elrond coloca capa e armadura para enfrentar orques na grande batalha que deve acontecer no fim da temporada (Fonte: Amazon Prime Video / Divulgação)
Além disso, toda a política de Númenor deve continuar sendo desenvolvida para que tenhamos o ápice do sentimento antiélfico na ilha. Todas essas engrenagens que giram aparentemente de maneira independente devem, cedo ou tarde, se juntar para que o destino da Terra-média seja colocado em cheque — aparentemente, agora, da maneira que o público queria ver desde o começo.
Sabemos como as coisas devem acabar, mas como será que vai nossa jornada até lá?