A Audi do Brasil inicia a comercialização do inédito Q6 e-tron em toda a sua rede de lojas no país, em regime de pré-venda com duas configurações disponíveis. O preço começa em R$529.990 para a modalidade de vendas diretas.
O Q6 e-tron é o primeiro carro da marca a utilizar a plataforma PPE (Premium Platform Electric), compartilhada com a nova geração do Porsche Macan, feito para se posicionar entre os irmãos da família e-tron como o Q4 (que ainda não é vendido no Brasil) e Q8. Seu porte é basicamente o mesmo da nova geração do Q5, oferecido sempre com motorização híbrida.
A montadora chama o Q6 e-tron de “porta-bandeira de uma fila de modelos que serão apresentados nos próximos anos”, segundo Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil. O comunicado de lançamento fala em uma ofensiva de novos produtos eletrificados que chegarão até o fim de 2024 e no decorrer de 2025.
Opções de rodas vão de aros 20 na versão Performance até aro 21 na Performance Black.Fonte: Divulgação/Audi
O inédito Q6 e-tron chega em duas versões, chamadas Performance e Performance Black. Ambas trazem o mesmo conjunto elétrico, composto por motores nos dois eixos que compõem a tração integral quattro e rendem até 387cv e 54,5kgfm, números suficientes para levá-lo de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. A máxima é limitada eletronicamente em 210km/h.
Para alimentar esses motores, a Audi incluiu um conjunto de baterias que totaliza 100kWh, o suficiente para uma autonomia de até 411km segundo o PBEV/Inmetro e até 625km segundo o europeu WLTP. A recarga é facilitada por portas de carregamento dos dois lados e, incluso de série, o Audi Compact Charger de até 11kW com kit de cabos e suporte de parede.
A Audi optou por trazer a configuração de topo do Q6 e-tron “comum” ao Brasil; lá fora, há uma versão com motor unicamente traseiro, capaz de gerar até 326cv e ir de 0 a 100km/h em 6,6 segundos. Acima de ambos há o SQ6 e-tron, versão esportiva de motor duplo e até 516cv para um 0 a 100km/h em apenas 4,3 segundos, ainda sem previsão para o país.
Cabine do novo Q6 e-tron aposta em digitalização e acabamento de primeira linha.Fonte: DIvulgação/Audi
O pacote tecnológico da versão Performance inclui: ar condicionado de três zonas, bancos dianteiros elétricos, iluminação ambiente, teto solar panorâmico, rodas aro 20, faróis Full LED com função Matrix, suspensão esportiva S, câmeras em 360º, além de um conjunto completo de assistências semiautônomas de condução, entre muitos outros.
A versão de topo Performance Black acrescenta: kit de carroceria S line, rodas aro 21, interior com detalhes S line, iluminação ambiente interativa, detalhes externos em preto brilhante, Head-Up Display para projeção de informações no para-brisa, som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 watts, entre vários outros.
Ele mede 4,77m de comprimento, 2,19m de largura (contando os retrovisores), 1,68m de altura e conta com 2,88m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 526 litros de bagagens e há ainda o “frunk”, porta-malas dianteiro, capaz de comportar até 60 litros de bagagens. São até sete opções de cores externas e duas para o acabamento interno.