A PlayStation é referência quando o assunto é contar boas histórias nos games. A empresa revolucionou a indústria com títulos como The Last of Us e God of War, mostrando que a narrativa e o gameplay podem ser combinados para contar grandes histórias.
No entanto, a pressão de um mercado cada vez mais lotado por jogos online também fez a empresa se tornar a dona do jogo mais fracassado de 2024. Estamos falando de Concord, um título que flopou tão feio que ficou duas semanas no mercado.
Pois é: após lançar o jogo no final de agosto, a PlayStation já retirou o título multiplayer das lojas digitais e vai reembolsar todo mundo que deu uma chance ao game.
Enquanto jogos ruins são lançados a rodo, o caso de Concord é especial não somente pelo fracasso rápido e previsível. O jogo também representa um grande problema na indústria dos games, além de mostrar como a PlayStation, mesmo com três décadas de estrada, ainda tem muito o que aprender no mercado de games.
A seguir, confira a trajetória de Concord e como o jogo se tornou o maior fracasso da PlayStation até hoje.
Um novo estúdio focado em jogos online
Para falar do fracasso de Concord, precisamos voltar lá para o ano de 2018, quando desenvolvedores experientes que saíram da Bungie decidiram abrir um novo estúdio. A Firewalk Studios nasceu com o objetivo de ser uma produtora de games focada em títulos multiplayer e que “aproximam” pessoas, segundo seu site oficial.
A empresa também diz que seu time já foi responsável pelo lançamento de grandes propriedades intelectuais que conquistaram milhões de jogadores. Com toda essa promessa, o estúdio chamou a atenção da PlayStation, que acabou adquirindo a pequena empresa por um valor não divulgado em 2023.
O estúdio Firewalk foi comprado pela Sony para fazer um jogo como serviço de sucesso para a PlayStation.
Logo depois da aquisição, a Firewalk revelou que já estava trabalhando em um jogo triplo A, feito com um alto orçamento, para ajudar a PlayStation em uma missão importante: ganhar mais terreno nos jogos como serviço.
A aposta da PlayStation e jogos como serviço
Graças ao sucesso de títulos como Fortnite, as empresas de games passaram a última década tentando emplacar jogos como serviço, que são títulos com elementos online com atualizações constantes. O objetivo é bem simples: fazer o game se tornar a casa do jogador e seus amigos.
A PlayStation já investiu em experimentos multiplayer no passado, como em The Last of Us e Uncharted, que ganhara multiplayers lá no PS3. Porém, a empresa nunca fez uma aposta tão grande quanto nos últimos anos, durante a gestão chefiada por Jim Ryan.
Os planos da PlayStation incluíam ter 12 jogos live service lançados até 2025.
A empresa foi com tanta sede ao pote que, além de comprar a Firewalk Studios, também adquiriu a Bungie, dona de Destiny 2. Além do investimento em novos estúdios, a companhia também apostou pesado em novos projetos: a PlayStation chegou a ter nada menos que 12 jogos como serviço em desenvolvimento em dado momento.
No entanto, a falta de experiência da companhia no segmento online pode ter levado a alguns problemas de gerenciamento. Além de adiar seis projetos e cancelar um multiplayer de The last of Us 2 , a gestão de Jim Ryan decidiu seguir em frente com Concord, que acabou se tornando o maior fracasso de 2024. E olha, avisos que o jogo podia flopar não faltaram.
Oito anos de desenvolvimento, duas semanas de mercado
Segundo um dos desenvolvedores da Firewalk Studios, os conceitos iniciais de Concord existem desde 2016, na época em que jogos como Overwatch estavam em alta. Ou seja, o jogo ficou por oito anos sendo desenvolvido sob a tutela da Sony antes de chegar ao mercado, em 23 de agosto de 2024.
As polêmicas envolvendo o game, no entanto, já rolam desde sua apresentação inicial. Concord foi revelado na PlayStation Showcase de maio de 2024 com um trailer cinemático bem no estilo de Guardiões da Galáxia, com os personagens realizando uma missão de roubo.
No entanto, o jogo não é assim: Concord é um multiplayer de cinco contra cinco com temática espacial e heróis únicos. A experiência é bem parecida com Overwatch, com modos de jogo bem similares ao FPS da Blizzard, mas com personagens que claramente não conquistaram a atenção do público.
Além da temática batida, o jogo também recebeu críticas por causa de seu preço: Concord chegou ao PC e PS5 por R$ 200, prometendo oferecer todo o seu conteúdo futuro sem custos para os usuários. Essa premissa já acendeu uma luz de alerta na mente de muitos jogadores: afinal, um jogo 100% online pago tem alguma chance em um mundo repleto de games gratuitos?
Essa resposta veio no lançamento de Concord. Após um período de beta morno, o jogo foi lançado e 23 de agosto e teve um pico de menos de 700 jogadores na Steam. No PS5, a recepção também não foi boa: as avaliações de jogadores ficaram abaixo de três estrelas, enquanto a média da crítica no Metacritic ficou na casa dos 62, uma das piores da história da PlayStation Studios.
Concord recebeu péssimas notas do público e crítica.
Segundo estimativas de um relatório da IGN, Concord teria vendido somente 25 mil unidades até ser retirado das lojas, em 3 de setembro. Como o jogo não teve seu orçamento divulgado, é difícil dizer o tamanho do prejuízo dado pelo game.
No entanto, a PlayStation já gastou até 200 milhões de dólares fazendo jogos AAA como Horizon Forbidden West e The Last of Us. Além disso, como a empresa comprou um estúdio para ficar cozinhando Concord por muitos anos e o jogo utiliza tecnologias gráficas de ponta, é certo que o título pesou bastante para a carteira da Sony.
Ainda assim, mesmo com o fracasso e o cancelamento, o jogo ainda pode acabar voltando.
O futuro de Concord
Com o anúncio do fim de Concord, o título foi retirado das lojas digitais, a Sony já começou a reembolsar jogadores e anunciou que o título será desativado oficialmente no dia 6 de setembro. Porém, a companhia também disse que ouviu os feedbacks dos jogadores e pretende “reformular” a experiência com o game.
Ou seja, existe a chance de Concord ser relançado futuramente com algumas mudanças, ou quem sabe até retornar como um jogo free-to-play e um novo modelo de negócios. Enquanto a PlayStation ainda precisa revelar mais detalhes sobre isso, a companhia claramente pretende tentar tirar algum suco desse investimento.
A Sony investiu bastante no marketing do game, que ganhou um controle personalizado e vários vídeos de divulgação no seu período de pré-lançamento. Além disso, o jogo também vai aparecer em um episódio da série Secret Level, que estreia em dezembro no Prime Video.
Concord será oficialmente encerrado em 6 de setembro, mas ainda pode retornar em outro formato.
Ou seja, a partir de agora, existem dois cenários possíveis para o jogo: ou a Sony reformula a experiência e prepara um grande retorno para tentar salvar Concord e recuperar alguma grana, ou a companhia desliga tudo de vez e tenta fazer a gente esquecer que o game nunca existiu.
De qualquer forma, a lição aqui é clara: as empresas de games claramente precisam ouvir os fãs e apostar em originalidade, principalmente ao lançar jogos como serviço.