Lançada oficialmente no dia 29 de agosto, a segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder manteve os principais nomes do elenco de sua primeira temporada — com uma exceção notável. Joseph Mawle, responsável por dar vida ao misterioso Adar, não faz mais parte da produção da Amazon Prime Video.
Em seu lugar, a empresa colocou Sam Hazeldine, que trabalhou em obras como Mestres do Ar, The Witcher e Peaky Blinders. A mudança de intérprete fica claro logo nos primeiros momentos do episódio inicial, em que vemos a versão do personagem tanto em uma recapitulação da primeira temporada quanto em eventos inéditos.
Por que Os Anéis do Poder mudou o intérprete de Adar?
Uma figura bastante misteriosa durante a primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, Adar é um personagem que, ao mesmo tempo em que se relaciona com os orcs, não é tão brutal ou visualmente assustador quanto eles. A trama revela que o personagem é na verdade um dos primeiros elfos que foi capturado, torturado e corrompido por Morgoth, o Senhor das Trevas.
Embora a mudança do ator responsável por esse papel importante possa pegar alguns fãs da série de surpresa, ela não é totalmente inesperada. Logo após a exibição dos primeiros episódios, o próprio Mawle afirmou que estava deixando a produção da Amazon Prime Video em busca de novas oportunidades.
Em dezembro de 2022, ele afirmou que gostaria de “explorar novos personagens e mundos”, mesmo tendo o desejo de permanecer na produção. Desde então, ele já participou das séries 1923 e Mary & George em papéis de menor repercussão pública, mas que parecem atender mais a seus desejos artísticos.
A mudança de Adar já era esperada desde 2022Fonte: Divulgação/Amazon Prime Video
Na prática, a separação entre Mawle e O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder parece ter acontecido principalmente por conflitos de agenda. Dada a grandiosidade da produção e o fato de que cada temporada demorou dois anos para ser feita, o ator provavelmente sentiu que não valia a pena abandonar outros projetos para se dedicar exclusivamente a ela.
Nascido em 1974, ele tem uma extensa carreira na televisão e já foi indicado a dois prêmios BAFTA por seus vários papéis. No mundo das obras de ficção mais populares, ele ficou conhecido como o Benjen Stark de Game of Thrones e também teve participações pontuais em Sense8 e Troia: A Queda da Uma Cidade.
Amazon encontrou um substituto à altura
Adar promete ter mais destaque na segunda temporada de Os Anéis do PoderFonte: Divulgação/Amazon Prime Video
A espera de dois anos pela segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder acabou sendo benéfica para a Amazon em sua troca de atores. Dado que Adar é um personagem que só agora vai ganhar um papel mais destacado — e ao fato de seu ator usar uma maquiagem pesada —, a mudança de intérprete parece não ter sido muito sentida pelo público.
Também ajuda muito nesse sentido o fato de Sam Hazeldine ser um ator talentoso e que tem muita familiaridade com obras de fantasia. Antes de se juntar ao elenco da megaprodução, ele teve entre seus trabalhos mais recentes uma participação em dois episódios de The Sandman, como Barnaby Farrel.
Nos novos episódios da série, o ator deve ser beneficiado tanto por um maior tempo de tela quanto pela mudança de rumo de Adar. Enquanto na temporada inicial ele era apontado como um dos principais vilões, agora ele deve assumir um papel mais misto — ao mesmo tempo em que não é aliado de humanos, anões e elfos, ele também não vai aceitar a ascensão de Sauron como senhor dos orcs.