Viver nos anos 2000 e não amar carros e tuning era quase impossível, visto o tanto de coisa bacana sobre o nicho que se popularizou na época. Só para citar alguns dos grandes responsáveis pela febre, tivemos uma era de ouro com Velozes e Furiosos nas telonas e Need For Speed nos videogames — além de álbuns de figurinhas e muito mais. Mas os filmes de Toretto e Brian influenciaram a franquia da EA de alguma forma?
Bom, isso nunca foi explicitamente declarado — mas, certamente, houve um grande estímulo de Hollywood nos videogames. Velozes e Furiosos não fala apenas sobre carros e tuning, mas também sobre toda a cultura que o cerca, como festas, amizades, rivalidades e crime.
O primeiro filme da franquia foi lançado em 2001 e acelerou a toda velocidade até o topo das bilheterias na época — atraindo olhares de toda a indústria do entretenimento, inclusive as grandes desenvolvedoras de videogames.
Need For Speed, por exemplo, já era uma propriedade estabelecida nas pistas do automobilismo, mas a Electronic Arts optou em mudar os ares em 2003 — e, certamente, a franquia Velozes e Furiosos foi uma das grandes responsáveis por isso.
Need For Speed Underground foi o ápice do tuning nos anos 2000
Lançado apenas dois anos após o sucesso estrondoso do primeiro Velozes e Furiosos, Need For Speed Underground marcou o início de uma nova era para a franquia de sucesso da EA — que estreou em 1994 no PlayStation.
Com a chegada do Underground em 2003, as pistas do automobilismo deram lugar às ruas lotadas de carros envelopados e com neon até onde os olhos conseguem ver. Rachas de rua, disputa por territórios, motores envenenados e marcas famosas eram apenas alguns dos pontos fortes do clássico — que melhorou ainda mais a fórmula em Need For Speed Underground 2.
Lendário Nissan 350-Z de Need For Speed Underground 2.Fonte: EA
A sequência, lançada em 2004 para PS2, aprimorou quase tudo o que o primeiro Underground se propunha a fazer. No entanto, a grande cereja do bolo foi o seu repertório de músicas, que trouxe hits icônicos como Riders On The Storm (Snoop Dogg & The Doors), Lean Back (Terror Squad ft Fat Joe), Give It All (Rise Against) e muitos outros.
Afinal, Velozes e Furiosos inspirou Need For Speed ou não?
Parando para analisar os pormenores dos jogos da linha Underground, vemos inúmeras inspirações nos primeiros filmes da franquia Velozes e Furiosos. Ambos celebram a cultura do tuning e colocam os jogadores/telespectadores em posições semelhantes — como, por exemplo, nas corridas de rua.
A franquia Velozes e Furiosos marcou uma geração inteira no início dos anos 2000.Fonte: Universal Studios
Percebe que você é sempre um piloto novato em uma festa de corrida de rua, onde carros são exibidos com seus motores envenenados enquanto uma música de gângster toca ao fundo? Isso sem mencionar que o protagonista sempre é ridicularizado pelo seu carro.
Quando Brian ativa o nitro do seu Skyline, as imagens viram um rastro pelas janelas e a força da aceleração o empurra contra o banco, enquanto o escapamento estala e manda fogo azul para fora. Bom, Need For Speed Underground também imita essa sensação de fisicalidade com maestria quando o jogador ativa o nitro ou atinge velocidades estratosféricas com seu carro.
Sistema de personalização de Need For Speed Underground tinha muitas opções disponíveis.Fonte: EA
Outra maneira óbvia de como Velozes e Furiosos influenciou Need For Speed Underground são as opções de personalização de veículos disponíveis no jogo. Bom, ver Toretto e Brian transformando um Toyota Supra em uma verdadeira máquina do asfalto certamente deve ter evocado suspiros dos fãs de tuning nos anos 2000.
Pegou a cultura do tuning no seu auge? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!