Um dos responsáveis por estabelecer o sucesso do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) como o Homem de Ferro, Robert Downey Jr vai retornar a ele em breve como o novo Doutor Destino. Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, o ator explicou como isso aconteceu e revelou mais detalhes sobre como o vilão vai se encaixar dentro do próximo filme dos Vingadores.
Participando do podcast Awards Chatter, Downey Jr explicou que a Marvel nunca cogitou trazê-lo de volta como o Homem de Ferro, que continua oficialmente morto. Ao mesmo tempo, ele confirmou que seu bom relacionamento com o produtor Kevin Feige e com o diretor Jon Favreau fez com que as portas do MCU nunca tenham se fechado totalmente.
Escolha pelo Doutor Destino foi feita para quebrar expectativas
O ator também afirmou que tem laços próximos com os irmãos Russo (que vão voltar a dirigir os próximos Vingadores) e até mesmo com Bob Iger, atual CEO da Disney. Assim, não é incomum que ele e sua esposa (a produtora Susan Downey) se reúnam com essas figuras importantes para discutir diferentes projetos.
Downey Jr revelou que foi durante uma dessas conversas que Feige sugeriu a possibilidade de ele voltar ao MCU, mas não sabia como isso seria possível. A partir desse ponto, eles começaram a pensar sobre como fazer isso acontecer sem que histórias e decisões fossem desfeitas ou que as expectativas dos fãs fossem quebradas.
“E acabamos chegando a Victor Von Doom. Eu pesquisei sobre esse personagem e disse algo como ‘Wow’. Mais tarde, Kevin chega e diz ‘vamos fazer Victor Von Doom direito. Vamos acertar nisso’”, explicou o ator. Ele afirma que, em seguida, visitou Bob Iger para discutir a decisão que havia sido tomada, que foi aprovada sem grandes obstáculos.
Downey Jr. também explicou que, depois disso, se reuniu mais algumas vezes com Feige e Iger para discutir mais sobre os planos futuros para o MCU. “Eu não posso falar muito sobre isso, mas o que está acontecendo lá agora mesmo é algo que vai muito além das minhas expectativas do que era possível”.
Conversas com o ator estavam acontecendo há mais de um ano
Ao Hollywoord Reporter, o ator também revelou que as conversas para seu retorno ao MCU começaram a acontecer há mais de um ano. Com isso, parece que a Marvel já estava planejando maneiras de substituir Kang como o grande vilão de seu universo cinematográfico antes de o ator Jonathan Major ter problemas com a justiça.
As revelações de Downey Jr. também mostram que a empresa tomou medidas para garantir que o Doutor Destino vai ser aproveitado da melhor maneira possível. Apesar de ter nascido como um grande vilão do Quarteto Fantástico, ele acabou se tornando uma das maiores ameaças de toda a editora — e, portanto, usá-lo de forma irresponsável pode desapontar a muitos fãs.
Até o momento, no entanto, não está claro como o MCU vai explicar o fato de seu novo grande vilão ter o mesmo rosto do falecido Homem de Ferro. Com isso, fãs continuam alimentando teorias que vão desde aquela que o aponta como uma versão de Tony Stark de uma outra dimensão até aquelas que dizem que a Marvel simplesmente vai ignorar a semelhança entre os personagens.