Neste último sábado, o Brasil perdeu um de seus maiores apresentadores da história: Silvio Santos. Também dono do SBT, Sílvio era responsável por uma grade em seu canal que marcou muitas gerações, principalmente com a exibição de diversos seriados nos mais diferentes horários.
Smallvile, Um Maluco no Pedaço, Punky: A Levada da Breca, Eu, A Patroa e As Crianças e, principalmente, Chaves e Chapolin, foram apenas algumas das dezenas de séries que se popularizaram no país graças ao canal aberto. E hoje o Minha Série traz uma lista relembrando as mais icônicas. Confira!
1. Chaves e Chapolin (1971)
É impossível não pensar no SBT sem lembrar do seriado Chaves e Chapolin. A série foi exibida ininterruptamente por décadas no canal de Silvio Santos, marcando diversas gerações diferentes. Os episódios quase sempre eram exibidos sem uma ordem específica, e alguns que eram divididos em partes chegavam a ir para o ar sem suas continuações.
Chaves (1971)Fonte: IMDB
Além disso, há uma série de histórias envolvendo a exibição da série, como a de episódios que não foram ao ar por conta de temas envolvendo espiritismo, e que a cúpula do canal na época se recusou a exibir.
Em 2020, depois de 36 anos no ar, a série teve a sua exibição interrompida por conta da mudança de regras da detentora dos direitos do seriado, a rede mexicana Televisa. Na ocasião, o canal suspendeu todos os contratos, alegando que iria rever os direitos atuais. Porém, até hoje há uma briga entre familiares de Roberto Bolanõs e a emissora, o que impede novas negociações.
2. Um Maluco no Pedaço (1990)
A série que revelou o astro Will Smith para o mundo também criou a sua popularidade por conta do SBT. Exibida em boa parte das vezes no horário do almoço, o seriado conquistou o país e, assim como Chaves e Chapolin, também marcou diferentes gerações por conta do seu tempo em exibição.
Um Maluco no Pedaço (1990)Fonte: IMDB
Ele conta as histórias de um jovem encrenqueiro, dos subúrbios da Filadélfia, nos Estados Unidos, que depois de arrumar uma briga com gangues locais, vai morar com seus tios ricos na área nobre de Bel-Air, na Califórnia.
3. Eu, A Patroa e As Crianças (2002)
Outra série que também é lembrada com muito carinho é Eu, A Patroa e As Crianças. Embora ela não tenha sido exibida por tantos anos, como as anteriores, ela permaneceu na grade durante muitos anos, e em diferentes horários do canal.
Eu, A Patroa e As Crianças (2002)Fonte: IMDB
A série conta a história de uma família, cujos pais, que não são um bom exemplo, precisam lidar com seus dois filhos adolescentes e que vivem se metendo em confusão. Além disso, ao mesmo tempo fazem de tudo para que a filha caçula não siga os exemplos dos familiares.
4. Smallville (2001)
Smallville estreou no SBT pouco tempo depois de fazer sua estreia no canal pago Warner Channel. Com isso, aqueles que não eram assinantes, recorriam à emissora de Silvio Santos para conferir as aventuras do Superboy.
Smallville (2001)Fonte: IMDB
Curiosamente, ao invés de parar a exibição entre uma temporada em outra, os episódios lançados eram repetidos incansavelmente até que os novos estreassem na grade. Com isso, caso você perdesse algum, em pouco tempo poderia conferi-lo novamente no canal.
5. Punky: A Levada da Breca (1984)
No começo dos anos 90, Punky: A Levada da Breca se tornou um fenômeno no canal. A série, que contava as histórias de uma pequena órfã adotada por um aposentado ranzinza, era exibida diariamente nos programas matinais voltados para as crianças.
Punky: A Levada da Breca (1984)Fonte: IMDB
Diante de tanta popularidade, o SBT adquiriu também os direitos do desenho animado baseado na série. E embora esse por sua vez não tenha tido tanto sucesso, mesmo assim continuou sendo exibido no canal de Silvio Santos, muitas vezes antes ou depois de um episódio do seriado original.
6. Dois Homens e Meio (2003)
Dois Homens e Meio, ou Two And a Half Men, foi um dos seriados mais populares da história da TV Americana. No auge de seu sucesso, Angus T. Jones, ator que fazia o papel do jovem Jake, chegou a ser um dos mais bem pagos de toda a televisão, superando até mesmo os grandes astros. Além de ter a companhia de Charlie Sheen, que já era considerado um astro da comédia na época.
Dois Homens e Meio (2003)Fonte: IMDB
Entretanto, foi no SBT que a série se popularizou no Brasil. Muito se deve ao fato de que, quando era exibida originalmente no canal pago Warner Channel, ela mantinha o idioma original com legendas em português. Já no canal de Silvio Santos, era exibida dublada, o que ajudou a aumentar a audiência quando apresentada na TV aberta.
7. Supernatural (2005)
Exibido no Brasil com o título de Sobrenatural, a série dos irmãos Sam e Dean Winchester foi um sucesso de audiência. Assim que estreou na grade do SBT, ela era exibida em um único dia na semana, porém, com tamanho sucesso, rapidamente ela se tornou diária, e manteve a mesma estratégia de temporadas adotada em Smallville.
Supernatural (2005)Fonte: IMDB
A única diferença para os demais da lista é que, por conta da sua classificação etária, ela respeitava o horário de exibição. Ou seja, mesmo diariamente, o seu início era em torno das 21h, e em algumas vezes chegou a ser reprisada também na madrugada do canal.
8. The O.C. (2003)
A série, que surgiu como uma nova aposta para agradar o público teen da época, foi também uma das maiores apostas do SBT. Misturando drama e comédia, ela conta a história de um grupo de jovens e seus relacionamentos do dia a dia em Newport Beach, Orange County, na Califórnia.
The O.C. (2003)Fonte: IMDB
Embora a série tenha marcado muita gente quando exibida no Brasil, lá fora ela não teve tanta popularidade. Tanto que, em uma decisão um tanto questionada, Marissa Cooper, uma das protagonistas da série, foi morta na história. Só que o plot twist foi a gota d’água para os fãs, que abandonaram o seriado de vez.
9. Oz (1997)
Exibido com frequência nas madrugadas do SBT, Oz era uma série para maiores de 18 anos, que contava o dia a dia da prisão que dá nome a série, e é uma das mais violentas dos Estados Unidos.
Oz (1997)Fonte: IMDB
O seriado ficou famoso por ser um dos mais marcantes em relação ao realismo. Isso tanto nas cenas de violência e assassinatos, como nas de nudez. Ou seja, não era raro ver detentos completamente nus em cenas dos episódios, o que para a TV aberta, mesmo sendo exibido na madrugada, não deixava de ser chocante.
E na sua opinião, qual foi a série mais popular exibida no SBT? Conte para a gente em nossas redes sociais.