Lançado em 1979, o primeiro Alien trouxe uma mistura de ficção científica e terror que resultou em várias sequências, spin-offs, games e homenagens de diversas obras. Curiosamente, ele conseguiu sobreviver à “maldição” que atingiu muitas obras de sua época, que, para vender brinquedos, também acabaram sendo transformadas em animações.
No entanto, isso não impediu um conjunto de fãs de fazer um curta-metragem mostrando que a série funciona muito bem como um anime. Lançado há poucas semanas no YouTube, Alien: MONDAY é resultado de seis anos de um trabalho que prova que os xenomorfos funcionam muito bem mesmo longe do formato live action.
Com aproximadamente 20 minutos de duração, o curta-metragem foi animado por Paul OtaKing Johnson, que dividiu a direção com Claudia “Maki” Montealegre. O criador afirma que a inspiração foi tanto o Alien original quanto as animações japonesas que fizeram sucesso durante os anos 1980 e 1990.
Alien: MONDAY dá bons motivos para odiar segunda-feiras
A animação conta a história da especialista técnica Ashlin, que é acordada de um sono de hibernação que durou uma semana para cumprir sua missão. Dentro da nave Thanatos, ela descobre que sua segunda-feira de trabalho vai ser prejudicada pela presença de seres que vão testar sua sanidade.
Alien: MONDAY traz uma boa dose de terror em forma de animaçãoFonte: Reprodução/OtaKing Animation
Como um bom filme da série, Alien: MONDAY começa de maneira aparentemente inofensiva, sem deixar claro que se trata de uma história de terror. O maior companheiro da protagonista é uma voz que representa uma inteligência artificial que, apesar de seu aparente grande conhecimento, não ajuda muito na hora de enfrentar xenomorfos.
O elemento que mais assusta na trama é o fato de nunca fica claro quando começou a ameaça que está afetando a Thanatos. Assim, os personagens ficam com a tensão em alta, sabendo que poderiam ter sido vítimas de criaturas poderosas nos momentos em que estavam em sono criogênico e sem qualquer meio de se defender.
A animação traz uma dose generosa de mortesFonte: Reprodução/OtaKing Animation
Com doses generosas de sangue e momentos tensos, o curta-metragem de animação pode não ser tão assustador quanto os filmes, mas ainda assim é bastante fiel ao clima deles. Mesmo quando a protagonista parece conseguir escapar, a história deixa claro que um conflito dela com a criatura que atormenta sua nave é inevitável.
Série retorna aos cinemas esta semana
Assistir a Alien: MONDAY é um bom aquecimento para o novo filme da série, que chega aos cinemas brasileiros no dia 16 de agosto. Dirigido por Fede Alvarez, Alien: Romulus é o oitavo capítulo oficial da franquia e promete um retorno à sua forma original, trazendo doses generosas de sustos e muito sangue.
O filme vai mostrar um grupo de jovens colonizadores que se aventura por diversos planetas no espaço sideral. Ao decidir explorar uma estação espacial destruída e aparentemente abandonada, eles vão se deparar com algo que parece ter saído diretamente de seus piores pesadelos.