O Google anunciou nesta terça-feira (13) o Pixel 9 Pro Fold, novo smartphone dobrável da companhia. Essa é a segunda geração desse formato de dispositivo na empresa, após o primeiro Pixel Fold em 2023.
Com o lançamento do modelo, que faz várias melhorias em relação ao original, a Google se coloca novamente em um mercado já bastante povoado. Uma das referências no setor é a Samsung, que há poucas semanas apresentou também o seu próprio dobrável mais moderno.
Mas, afinal, como o Pixel 9 Pro Fold do Google se sai em comparação com o rival Galaxy Z Fold 6? Veja a seguir o nosso comparativo ponto a ponto.
Tela
O Pixel 9 Pro Fold é composto por uma tela principal (interna) OLED Super Actua Flex de 8 polegadas com resolução 2152×2076 pixels. Já o painel externo é um OLED Actua de 6,3 polegadas com resolução 2424×1080 pixels.
Já o Galaxy Z Fold 6 traz um display principal AMOLED Dinâmico 2x de 7,6 polegadas com resolução 2160×1856 pixels, com o painel externo tendo 6,3 polegadas e 2376×968 pixels de resolução.
O dobrável da Samsung pode ser usado para produtividade. (Imagem: Samsung/Divulgação)Fonte: Samsung
Ambos trazem um pico de brilho muito parecido — 2600 nits no aparelho da Samsung e 2700 nits no Pixel — e a mesma proteção Gorilla Glass Victus 2.
Em comparação direta, o modelo do Google tem não só uma tela maior no formato aberto, como também traz uma maior resolução. O concorrente, porém, segue como uma alternativa de qualidade.
Design
O Pixel 9 Pro Fold é o celular dobrável mais fino da sua categoria, com 5,1 mm de espessura quando aberto e 10,5 mm no modo dobrado.
Para efeitos de comparação, o Galaxy Z Fold 6 apresenta espessura de 5,6 mm e 12,1 mm nessas mesmas condições.
O design do Galaxy Z Fold 6. (Imagem: Samsung/Divulgação)Fonte: Samsung
O Google garante que a dobradiça do modelo foi melhorada, feita de aço inoxidável com uma proteção de liga de alumínio de alta certificação. A Samsung também aprimorou o componente no seu modelo, com um vinco menos aparente e mais resistência a longo prazo.
O dispositivo da Samsung é um pouco mais leve: são 239g de peso contra 257g do novo Pixel. O modelo da Samsung se sai melhor também na resistência, com certificação IP48, enquanto a Google adotou um IPX8 que não garante proteção contra partículas de poeira.
O visual do Pixel 9 Pro Fold. (Imagem: Google/Divulgação)Fonte: Made by Google
A seleção de cores também é diferente. O integrante da linha Galaxy vem em mais cores (prata, azul-marinho e preto) que o modelo da Google, disponível nas variante Porcelain (branca) e Obsidian (preta).
Desempenho
O Galaxy Z Fold 6 usa como processador o Snapdragon 8 Gen 3, top de linha da Qualcomm. Ele é acompanhado de 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Já o Pixel 9 Pro Fold traz um chip Tensor G4 da própria Google, acompanhado de um “co-processador” Titan M2. Ele é focado apenas em segurança, garantindo maior proteção ao usuário. Ele tem 16 GB de RAM e opções de espaço interno de 256 GB e 512 GB.
Câmeras
O Galaxy Z 6 Fold conta com um esquema triplo de câmeras traseiras. Elas incluem um sensor principal de 50 MP com zoom óptico 2x, uma lente ultrawide de 12 MP e uma telefoto de 10 MP com zoom de até 3x.
O Pixel 9 Pro Fold também tem três sensores: um principal de 48 MP, uma ultrawide de 10,5 MP e uma telefoto de 10,8 MP com zoom óptico de 5x e zoom máximo de até 20x. A câmera frontal tem 10 MP em ambos os aparelhos.
O Pixel usado em fotografia.Fonte: Made by Google
Em resumo, os dois conjuntos são de alta qualidade para fotos e vídeos, inclusive com aprimoramentos a nível de software e IA. A resolução dos sensores da Samsung é um pouco maior, mas o zoom garantido pelo modelo Pixel é superior.
Bateria
O novo Pixel 9 Pro Fold tem uma bateria de 4.650 mAh com recarga de 45W com fio e suporte para carregamento sem fio.
A capacidade é um pouco maior que a do Galaxy Z Fold 6, que tem 4.400 mAh de armazenamento de energia, além do mesmo suporte para recarga rápida de 45W e sem fio.
Qual o melhor celular dobrável?
O Google Pixel 9 Pro Fold é um smartphone dobrável top de linha, com componentes de ponta em tela, desempenho e fotografia.
A situação é muito parecida com a do Galaxy Z Fold 6, que já carrega toda a experiência da Samsung no setor. O modelo não só é um dispositivo premium, como também é otimizado para o ecossistema da fabricante — também atuando de forma bastante competente fora dele, caso você não tenha outros aparelhos da marca.
O Pixel 9 Pro Fold em uso. (Imagem: Google/Divulgação)Fonte: Made by Google
O celular do Google apresenta especificações técnicas levemente melhores em desempenho, muito por conta do chip Tensor de quarta geração, além de bateria e tela — que também tem dimensões maiores no modo aberto.
A performance em fotografia só pode ser medida de forma precisa com testes práticos, mas os sensores são similares. Quem busca um zoom de maior alcance pode preferir o Pixel, que traz uma aproximação de mais resolução em comparação ao rival.
O Galaxy Z Fold 6.Fonte: Samsung
A dupla é também igualmente equipada em termos de inteligência artificial. A Samsung conta com um conjunto de ferramentas parte da Galaxy AI, enquanto o novo Pixel traz uma série de recursos próprios da Google, além da plataforma Gemini funcionando nativamente.
Os celulares do Google, porém, têm uma comercialização limitada a poucas regiões — e o Brasil não se enquadra entre os países que recebem o dispositivo, por exemplo. Por outro lado, a Samsung comercializa os modelos dobráveis no país normalmente.