Desde a sua estreia em 2000, a franquia Midnight Club conquistou uma legião de fãs com a sua premissa de corridas de rua por cidades icônicas como Nova York, Los Angeles, Paris e Tóquio. Bom, certamente a Rockstar teve ótimas inspirações para trazer toda a magia das pistas para os videogames — embora a história real que inspirou a série tenha um desfecho bastante trágico.
Cada título da franquia oferece uma variedade de carros e motos personalizáveis, além de modos de jogo envolventes que vão desde corridas tradicionais até perseguições policiais intensas. O fato é que Midnight Club estabeleceu um lugar de prestígio entre os jogos do gênero e oferece uma experiência dinâmica que captura a essência da cultura das corridas de rua.
Midnight Club foi inspirado por grupo de pilotos japoneses
O Mid Night Club foi um lendário grupo de pilotos de rua japonês que operou principalmente durante as décadas de 1980 e 1990. Conhecido por suas corridas ilegais e de alto risco nas rodovias de Tóquio, especialmente na via expressa Bayshore Route, o grupo estabeleceu um rigoroso código de conduta para garantir a segurança — tanto dos próprios pilotos quanto dos outros motoristas da capital nipônica.
Os membros do Mid Night Club dirigiam carros extremamente modificados, capazes de atingir velocidades superiores a 300 km/h. Um dos mais emblemáticos deles, inclusive, foi o Yoshida Special 930s, um icônico Porsche que, segundo rumores, recebeu mais de US$ 2 milhões em tuning de um dos pilotos do grupo.
Yoshida Special 930s, icônico Porsche de um dos membros do Mid Night Club que teria recebido mais de US$ 2 milhões em tuning.Fonte: The Back Roads
A notoriedade e o misticismo em torno do grupo cresceram devido à sua exclusividade, habilidade e natureza misteriosa, mas suas atividades foram encerradas em 1999 após um grave acidente. Na ocasião, o Mid Night Club foi dissolvido após se envolver em problemas com um grupo de Bosozoku (formado por motoqueiros delinquentes), que decidiu “brincar” com alguns membros do Mid Night no Wangan enquanto eles estavam correndo.
Tal conflito acabou gerando uma perseguição entre os pilotos naquela noite de 1999 — e como haviam vários carros e motos customizados para atingirem altas velocidades, o desfecho foi trágico. Após ambas as gangues entrarem uma área de tráfego intenso, ocorreu um acidente que matou dois membros do Bosozoku e hospitalizou oito motoristas, sendo seis civis inocentes e dois supostos pilotos do Mid Night Club.
O grupo Mid Night Club encerrou as atividades em 1999 após um trágico acidente envolvendo membros de uma gangue de Bosozoku.Fonte: Atelier Eau Rouge
Devido à decisão do clube de não colocar motoristas em perigo, e sendo este um incidente extremamente grave, o clube foi dissolvido imediatamente. Os carros envolvidos na gangue foram escondidos ou destruídos e o Mid Night Club é lembrado até hoje como um dos grupos de corrida de rua mais icônicos e respeitados da história automotiva japonesa.
Agora, o legado do grupo também vive por meio da franquia de jogos da Rockstar, que, infelizmente, já não recebe novos jogos há mais de uma década. E aí, você conhecia a história do Mid Night Club? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!