Não ser bonito pode acabar trazendo algumas dificuldades na vida, mas não é considerado um crime ou algo que impede uma pessoa de estar uma boa situação. Isso é, a não ser que você viva no universo de Feios (Uglies), novo filme da Netflix que mostra um futuro distópico no qual fugir dos padrões de beleza é um crime.
Baseado na série de livros iniciada em 2005 pelo escritor Scott Westerfeld, o longa que chega ao streaming no dia 13 de setembro acompanha a história de Tally (Joey King), prestes a completar 16 anos de idade. Quando isso acontecer, ela vai passar por uma cirurgia plástica que vai transformá-la em uma Prettie, cujo único trabalho na vida é se divertir.
Antes de isso acontecer, a protagonista de Feios conhece Shay, outra jovem que ainda não passou pela operação, que dá a ela sinais claros de que a transformação não é tão boa quanto o que parece. Isso abre as portas para uma trama repleta de conspirações, grupos renegados e muitas reviravoltas inesperadas.
Feios traz uma trama tensa à Netflix
Diante das revelações que descobre, Tally ainda vai ter que lidar com uma grande escolha. Capturada pelas autoridades após acessar áreas proibidas aos Feios, ela é apresentada a duas opções: ou ela pode tentar fugir junto com Shay e sofrer consequências duras se for presa, ou pode ajudar as forças policiais a localizar e prender sua nova amiga e seus aliados.
Nem tudo é tão perfeito quanto parece na sociedade de FeiosFonte: Divulgação/Netflix
Isso é somente um reflexo da sociedade distópica criada por Westerfeld, na qual a aparência de uma pessoa dita tanto sua posição social quanto os locais que ela pode ocupar. Dentro do universo da obra, os Pretties podem ser transformados tanto nos “Middle-Pretries”, adultos com trabalhos, quanto nos “Crumblies”, pessoas mais velhas que são confinadas aos subúrbios.
Não demora muito tempo, os protagonistas descobrem que as operações oferecidas pelo governo fazem mais do que mudar a aparência de pessoas: elas também mexem com seus cérebros. A adaptação da Netflix promete ser bastante fiel à história original e também vai contar com Keith Powers, Chase Stokes, Brianne Tru e Laverne Cox em seu elenco principal.
A direção fica por conta de McG (Joseph McGinty Nichol), que já trabalhou em projetos como O Exterminador do Futuro: Salvação e Guerra é Guerra. Na televisão, ele também produziu séries como The O.C., Supernatural, Nikita e Chuck, entre diversos outros projetos com níveis de sucesso variados.
Filme promete respeito à obra original
Os “feios” do elenco são só pessoas bonitas com roupas ligeiramente desarrumadasFonte: Divulgação/Netflix
Os roteiros de Feios ficam por conta da premiada Krista Vernoff, que também é conhecida como a produtora-executiva de Shameless. Ela já foi indicada várias vezes ao Emmy por tramas de Grey’s Anatomy, de quem também chegou a ser a showrunner. Com uma grande experiência em dramas, ela deve ajudar a dar à adaptação o tom certo para funcionar no catálogo do streaming.
À Netflix, a protagonista Joey King afirmou que está se preparando para o papel há mais de uma década, já que sempre foi uma fã dos livros de Westerfeld. O autor trabalhou de forma bastante próxima aos atores envolvidos e ao produtor Jordan Davis e garante estar bastante animado com o que o público vai poder conferir em breve.