Em terra de streaming, plataforma que prioriza qualidade em vez de quantidade é rainha, e nisso a Apple TV+ é especialista. Desde que assinei o serviço da Maçã em 2021, o streaming não saiu mais da minha lista de favoritos e, desde então, tento espalhar a palavra para todo mundo.
O catálogo conta com várias produções elogiadas pela crítica e indicadas a grandes prêmios, incluindo indicações ao Oscar (O Assassino da Lua das Flores) e ao Emmy (com Ruptura, The Mornign Show, Uma Questão de Química, Slow Horses entre outras). Apesar de ter a crítica, porém, a Apple TV+ ainda não tem o povo.
Um levantamento realizado pelo Just Watch, mostrou que o Apple TV+ é o streaming menos utilizado pelos brasileiros, com uma fatia de apenas 6% do mercado. À frente estão Netflix (27%), Prime Video (18%), Star+ (20%), HBO Max (14%), Disney+ (12%) e Globoplay (10%). A pesquisa foi realizada no último trimestre de 2023, antes da fusão do Star+ e Disney+.
O Assassino da Lua das Flores, da Apple, recebeu 10 indicações ao Oscar em 2023
Para se ter ideia, uma reportagem do Bloomberg revelou que a audiência que o streaming da Apple acumula em um mês nos Estados Unidos é o equivalente à audiência de um único dia da Netflix.
Sim, apesar de dominar no mercado de smartphones, a Maçã ainda caminha em passos lentos no mercado de streaming.
Alto investimento em conteúdo original
Desde que foi lançado, o streaming da Apple aposta em produções originais mais sofisticadas, com grandes nomes da indústria. Nos últimos dois anos, por exemplo, fez parcerias de peso com Martin Scorsese, Ridley Scott e Matthew Vaughn. A brincadeira acabou custando mais de US$ 600 milhões ao streaming.
Desde o início, a empresa também opta por não licenciar filmes e séries antigos, como fazem outros serviços. Assim, a plataforma depende apenas dos próprios lançamentos para atrair e manter os assinantes.
O problema nesse caso é que a própria Apple não divulga seus filmes e séries originais com o afinco que elas merecem. Vários dos filmes e séries que assisti no streaming foi por deliberadamente abrir o aplicativo e vasculhar o catálogo.
Mas não se engane, felizmente, o pouco investimento em divulgação não reflete a qualidade das produções originais.
O que assistir na Apple TV+
Ainda que o catálogo da Apple TV+ seja bem mais conciso em comparação aos concorrentes, o portfólio conta com várias opções para os mais diferentes gostos. Mas vale um destaque para as produções de ficção científica. Se você é fã de sci-fi e ainda não assistiu às séries do streaming, preciso te dizer que está perdendo tempo.
Ruptura foi considerada uma das melhores séries lançadas em 2022
O serviço conta com muitas produções de altíssima qualidade do gênero. De cabeça, posso lembrar de pelo menos alguns ótimos títulos, incluindo Ruptura, Silo e a mais recente Matéria Escura.
Para te ajudar a escolher o que assistir no streaming, separei alguns títulos que vão valer o seu tempo! Confira abaixo 7 séries para ver no Apple TV+!
Acima de Qualquer Suspeita
Para começar a lista, uma série recente com o ator Jake Gyllenhaal no papel principal. Neste suspense, conhecemos o promotor Rusty Sabich, que tem uma carreira de sucesso e uma família bem estruturada. Um dia, ele recebe a notícia de que a sua colega de trabalho, Carolyn Polhemus, foi brutalmente assassinada.
Obviamente a notícia pega toda a equipe jurídica de surpresa, mas Rusty fica mais abalado, já que ele mantinha um caso com Carolyn e logo é apontado como o principal suspeito do assassinato.
Black Bird
A minissérie acompanha Jimmy Keene, um jogador de futebol americano que é preso em um presídio comum. Para conseguir antecipar sua liberdade, ele aceita uma proposta do FBI: se infiltrar em uma prisão de segurança máxima e se aproximar de Larry Hall, um serial killer, responsável pela morte de 14 mulheres. O objetivo é conseguir uma confissão e impedir que ele seja solto.
A série é protagonizada por Taron Egerton e Paul Walter Hauser, que ganhou o Emmy de Melhor Ator em Minissérie.
Falando a Real
Essa vai para quem está procurando uma boa dramédia. Falando a Real tem Harrison Ford e Jason Segel nos papéis principais e acompanha Jimmy, um rapaz que está enfrentando o luto pela perda de sua esposa enquanto precisa levar a vida pai, amigo e terapeuta.
Com a virada de chave em sua vida, ele decide tentar uma nova abordagem com todos em seu caminho (sejam pacientes, familiares ou amigos): uma honestidade brutal e totalmente sem filtros.
Defendendo Jacob
Com Chris Evans como protagonista, Defendendo Jacob é aquela série que vai te deixar preso no sofá até o último minuto. A produção conta a história do advogado Andy Barber após seu filho de 14 anos, Jacob, ser acusado de assassinato. As alegações têm um grande impacto em sua família, e Andy deve reavaliar o que acha que sabe sobre seu filho.
Pachinko
Pachinko é uma adaptação do livro homônimo de Min Jin Lee. Na trama, acompanhamos a história de uma família de imigrantes coreanos ao longo de quatro gerações. A série mostra os membros deixando a terra natal, sua passagem pelo Japão e a chegada nos Estados Unidos.
A produção foi a primeira série de língua não inglesa do streaming.
Matéria Escura
Matéria Escura é uma série adaptada do livro homônimo de Blake Crouch, lançado em 2016. A trama segue Jason Dessen, físico, professor e pai de família. Uma noite, voltando para casa pelas ruas de Chicago, Jason é sequestrado e transportado para uma versão alternativa da sua própria vida. Quando tenta retornar à sua realidade, ele se depara com os vários caminhos que poderia ter seguido na vida.
Com várias versões de sua vida a disposição, ele precisa recuperar sua verdadeira família. Matéria Escura é um prato cheio para os fãs de histórias de Multiverso.
Iluminadas
Essa é para quem gosta de histórias envolvendo viagem no tempo e thrillers com serial killers. Iluminadas acompanha Kirby Mazrachi, a sobrevivente de uma brutal tentativa de assassinato. Anos após o ataque, ela descobre que um crime recente tem relação com o ataque que sofreu. Kirby se junta ao jornalista Dan Velazquez para desvendar o caso.
A série é protagonizada por nada mais nada menos que o brasileiro Wagner Moura e Elisabeth Moss (The Handmaids Tale).
E aí, quais séries da Apple TV+ você já assistiu?