Uma das séries mais populares lançadas pela Netflix em agosto deste ano, Manual de Assassinato para Boas Garotas mistura dramas adolescentes com muitos mistérios e perigosos. Estrelada por Emma Myers (de Wandinha) no papel de Pip Fitz-Amobi, ela é centrada na investigação de um crime que chocou uma pequena cidade.
Cinco anos antes do começo da série, Andie Bell (India Lillie Davies), a garota mais popular da escola, é assassinada por seu namorado Sal Singh (Rahul Pattni), que confessa o ato e se suicida em seguida. No entanto, Pip descobre que essa história trágica não é tão simples quanto parece em um primeiro momento.
Em sua missão para descobrir a verdade, ela conta com a ajuda de Ravi (Zain Iqbal), o irmão de Sal que nunca entendeu realmente o que aconteceu no passado. Com várias reviravoltas e ameaças inesperadas, Manual de Assassinato para Boas Garotas pode trazer alguns pontos complicados de entender — mas não se preocupe, pois vamos explicar tudo que acontece em detalhes.
O que acontece em Manual de Assassinato para Boas Garotas?
Embora inicialmente a série mostre que Pip decidiu investigar a morte de Andie e Sal por curiosidade, na prática ela faz isso por culpa. A protagonista foi uma das últimas pessoas a ver Andie com vida, tendo indicado a seu namorado onde ela estava — assim, ela pensa ter contribuído para o assassinato.
No entanto, suas investigações revelam que há dois grandes criminosos atuando na cidade: o professor Eliott Ward (Matthew Baynton) e Becca (Carla Woodcock), irmã de Andie. O primeiro deles estava tendo um caso com a estudante e, em meio a uma briga por dinheiro, acabou a empurrando de uma escada — a jovem não morreu, mas Elliot fugiu da cena antes de descobrir isso.
Pip foi uma das últimas pessoas a ver Andie com vidaFonte: Divulgação/Netflix
Ferida, ela voltou para sua própria casa onde entrou em um novo confronto, dessa vez com sua irmã. A trama revela que Andie tinha uma vida bem menos perfeita do que parecia e estava vendendo drogas para tentar financiar sua fuga de casa — entre seus clientes estava Max Hastings (Henry Ashton), um rapaz que usou as substâncias para drogar e estuprar Becca.
Revoltada com a perspectiva de ficar sozinha com Jason (Matthew Chambers), o pai controlador da dupla, Becca acaba empurrando Andie em direção à parede. Já bastante machucada por seu encontro anterior com Elliot, ela acaba caindo no chão e morre em meio a convulsões e a engasgos provocados por seu próprio vômito.
Manual de Assassinato para Boas Garotas também revela que Sal foi morto por Elliot, que, sem saber que não havia matado Andie, tentou encontrar alguém para incriminar. Ele foi o responsável por drogar e sufocar o jovem e usar seu celular para enviar uma mensagem confessando o assassinato de sua namorada — cuja gramática perfeita despertou a atenção de Ravi, que sabia que seu irmão não escrevia muito bem.
Série traz várias intrigas e ameaças
Durante sua investigação, Pip acaba sendo ameaçada por duas pessoas que não queriam que a verdade fosse relevada. Uma delas era justamente Elliot, que, coincidentemente, é pai de Cara Ward (Asha Banks), a melhor amiga da protagonista. Já a segunda era Becca, a verdadeira responsável por tirar a vida de Andie.
Pip conta com a ajuda de Ravi para continuar suas investigaçõesFonte: Divulgação/Netflix
Ela se mostrou a pessoa mais determinada a manter a verdade escondida, chegando a matar Barney, o cachorro da protagonista, quando ela afirmou que iria expor a verdade ao público. Elliot também chegou a chantagear sua filha mais velha, Naomi (Yasmin Al-Khudari) e seu amigo Max — e é nesse ponto que a trama se complica um pouco.
Muito antes de a série começar, ambos estiveram envolvidos no atropelamento de uma pessoa, pelo qual eles nunca assumiram responsabilidade. Na noite em que isso aconteceu, Max telefonou para o policial Dan Da Silva (Jackson Bews), com quem Andie teve um relacionamento quando ainda era uma menor de idade — conhecimento que o rapaz usou para fazer o oficial da lei fingir que nada aconteceu.
A série revela que nem tudo é o que parece em uma cidade pequenaFonte: Divulgação/Netflix
Sabendo de tudo isso, Elliot recorreu a uma chantagem própria, convencendo a dupla a mentir sobre a localização de Sal no dia de sua morte. Assim, ele acabou com qualquer possibilidade de álibi para o rapaz, levando os investigadores responsáveis pelo caso passarem a acreditar que ele realmente cometeu suicídio.
A verdade vem à tona, e o professor é preso, em uma cena que nos introduz à misteriosa Isla (Georgia Lock). Bastante parecida com Andie, ela havia sido raptada por Elliot, que confessou a ela ter sido o responsável por matar Sal. Ela consegue escapar de seu captor graças à ajuda de Pip e Ravi, que chamam a polícia para o lugar de seu cativeiro.
Manual de Garotas Assassinas deixa pontas para continuação
Com Elliot preso, Pip finalmente termina as conexões entre os diferentes pontos do crime e decide confrontar Becca. Ela assume sua responsabilidade e afirma que vai mostrar à protagonista onde está o corpo de Andie — mas seu plano real era drogar e matar a investigadora, garantindo que o caso nunca seria finalizado.
Manual de Assassinato para Boas Garotas deixa várias pontas para uma continuaçãoFonte: Divulgação/Netflix
Pip escapa de um destino ingrato graças à intervenção de Ravi e Cara, que descobrem onde ela está graças a um app de geolocalização. Com a investigação completa e o crime resolvido, a personagem se descobre em um impasse sobre seu futuro: ela não sabe se realmente quer ir à universidade de Cambridge ou abandonar sua carreira de investigadora.
O final da primeira temporada de Manual para Garotas Assassinas deixa diversas pontas para o futuro, incluindo uma possível investigação dos crimes cometidos por Max. Até o momento a Netflix não confirmou se novos episódios serão produzidos, mas já há material suficiente nos livros da autora Holly Jackson para dar base a novas aventuras.