Único grande lançamento do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) em 2024, Deadpool & Wolverine serviu como uma grande homenagem aos filmes de super-heróis produzidos pela Fox. Ele também serviu para dar um novo fôlego à carreira de Wesley Snipes, que voltou a dar vida a Blade muito após o fim da trilogia de filmes do personagem.
A boa recepção à aparição do meio-vampiro fez com que Ryan Reynolds, que interpreta Deadpool, tenha proposto publicamente que Snipes volte a ter sua importância reconhecida. Ele afirma que a versão cinematográfica de Blade merece uma despedida a altura, de forma semelhante ao que Logan acabou sendo para o Wolverine de Hugh Jackman.
MCU não existiria sem Blade, afirma Reynolds
“Não há Universo Marvel da Fox ou MCU sem o Blade ter criado um mercado inicialmente”, explicou Reynolds em sua conta no Instagram. “Ele é o papai da Marvel. Por favor compartilhem para termos uma despedida no estilo de Logan”, continuou o famoso ator.
Dirigido por David S. Goyer, atualmente mais conhecido pelos roteiros da trilogia Batman de Christopher Nolan, o primeiro filme do meio-vampiro chegou aos cinemas em 1998. Apesar de não ter agradado à crítica especializada, o filme estrelado por Snipes se mostrou um sucesso comercial e ganhou status cult com o passar do tempo.
O ator voltou a repetir o papel em Blade II, de 2002 (com direção de Guillermo del Toro), e Blade: Trinity, de 2004, que viu Goyer voltar à cadeira de diretor. Goyer também esteve envolvido com uma série estrelada pelo personagem, que ganhou uma única temporada em 2006 antes de ser cancelada pela baixa audiência e críticas negativas.
Entre os motivos que levaram Snipes a ter que deixar o personagem de lado estão os problemas legais que o ator enfrentou no final dos anos 2000. Em 2008, ele foi condenado à prisão por ter falhado em pagar seu imposto de renda, o que o levou a passar 28 meses atrás das grades, sendo libertado em abril de 2013.
Retorno de Snipes foi uma ideia do ator de Deadpool
Em uma entrevista à Variety, o diretor de Deadpool & Wolverine, Shawn Levy, explicou que a presença do Blade interpretado por Snipes no filme foi responsabilidade de Ryan Reynolds. Ele afirma que essa foi uma das primeiras ideias que o ator trouxe para o longa-metragem assim que a produção foi iniciada.
Reynolds já havia trabalhado com Snipes em Blade: TrinityFonte: Divulgação/Marvel Studios
Segundo o diretor, Reynolds, que apareceu em Blade: Trinity, sentia que a história do meio-vampiro nos cinemas não tinha recebido um encerramento satisfatório. “Deixamos claro para Snipes que isso não seria uma piada. Isso era uma reverência a seu legado como um personagem icônico”, explicou.
Apesar dos desejos do intérprete de Deadpool, não há qualquer indício de que a versão antiga do personagem possa retornar. Atualmente, a Marvel trabalha em um reboot da série estrelado por Mahersala Ali que, apesar de suas diversas perdas de diretores e mudanças de equipes, tem lançamento marcado para o dia 7 de novembro de 2025.