Novo filme dirigido pelo às vezes polêmico M. Night Shyamlan, Armadilha (Trap) chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (8) contando uma história de suspense. O long mostra o assassino Cooper Adams, interpretado por Josh Hartnett, se vendo pego por uma armadilha elaborada.
Ela envolve a organização de um show da artista Lady Raven (Saleka Shyamalan), ao qual o protagonista da história leva sua filha Riley (Ariel Donaghue). Não demora muito tempo, ele percebe uma movimentação incomum de agentes da lei no local e descobre que o concerto foi organizado com o objetivo único de capturá-lo.
Veja trailer e história de Armadilha
Também contando com a participação de Mark Bacolcol, Hayley Mills e Alison Pill em seu elenco, Armadilha é uma história de perseguição marcada pela tensão. Embora Cooper seja um pai carinhoso e aparentemente normal para sua filha, ele também é um assassino impiedoso que usa um aplicativo de seu smartphone para vigiar uma vítima que sequestrou.
A trama dirigida por Shyamalan força o protagonista a conseguir conciliar esses dois lados que nem sempre se conversam, ao mesmo tempo em que tenta escapar das garras da lei. Enquanto tenta convencer Riley de que não há nada de errado acontecendo, ele busca meios de garantir que sua identidade secreta como O Açougueiro não é revelada.
Filmado com um orçamento de US$ 30 milhões, até o momento Armadilha tem se revelado um fracasso comercial. Nos Estados Unidos, onde chegou no dia 1º de agosto, o longa-metragem de suspense arrecadou somente US$ 21,7 milhões em sua estreia. Isso significa que ele depende de um bom desempenho no mercado internacional para pagar os investimentos que demandou.
Qual a nota de Armadilha? O filme é bom?
Parte do desempenho fraco de Armadilha pode ser explicado pelas notas que ele vem recebendo tanto da crítica especializada quanto do público. No agregador Rotten Tomatoes, ele tem 54% de aprovação de veículos jornalísticos, enquanto 65% das análises publicadas pelo público o consideram digno de ser assistido.
Armadilha tem tido uma recepção somente medianaFonte: Divulgação/Warner Bros.
Esse desempenho dá a entender que, se o novo filme de M. Night Shyalaman não é seu melhor trabalho, ele também não chega a ser ofensivo. Sam Adams, da Slate, afirma que a história é mais bem-aproveitada se o espectador simplesmente aceitar o que está vendo na tela, sem parar para pensar muito no que acontece.
Já A.A. Dowd, do Digital Trends, afirma que Armadilha “não somente força a credulidade, mas a estrangula, a envolve em plástico e a deixa apodrecendo em uma lixeira”. Em geral, os críticos elogiaram o trabalho de Josh Hartnett como protagonista, mas concordaram que o roteiro não o ajuda ao tomar rumos pouco inspirados.
A situação do filme de suspense é semelhante no IMDb, no qual ele tem a nota de 6,2, entre 10 pontos possíveis. O resultado não é exatamente inesperado para uma obra de Shyamalan que, apesar de ter em seu currículo acertos como O Sexto Sentido e Fragmentado, também tem erros notáveis, como Fim dos Tempos, Depois da Terra e a adaptação de Avatar: O Último Mestre do Ar, que assombra os fãs da obra original até hoje.