Exibido na noite do último domingo (4) pela HBO e pela Max, o último episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão terminou de maneira anticlimática para muitos fãs. Enquanto os teasers divulgados anteriormente davam a entender que uma grande batalha se aproximava, ela não chegou a acontecer.
Embora o confronto entre os Pretos e os Verdes seja inevitável, o capítulo se dedicou a mostrar a última etapa de preparação antes de mais sangue ser derramado na terceira temporada. Apesar de frustrar quem esperava por combates, sangue e fogo, o episódio ainda assim trouxe desenvolvimentos importantes e ligações inesperadas com Game of Thrones.
A Casa do Dragão adia um grande combate
Embora tenha deixado claro que a Batalha da Goela é inevitável, A Casa do Dragão optou por dedicar seu episódio final à preparação para ela e para o desenvolvimento de personagens. Quem ganhou destaque nesse sentido é Daemon Targaryen que, após passar uma temporada em Harrenhall cogitando trair Rhaenyra, renova sua fidelidade a ela.
Após passar vários capítulos tendo várias visões desconexas, o personagem tem um relance do futuro e de sua responsabilidade com ele ao tocar na árvore-coração presente no castelo destruído. Em diversos flashes, vemos ele tomando conhecimento de Bryndan Rivers virando o Corvo de Três Olhos e e de Daenerys Targaryen surgindo como última esperança contra os White Walkers, que também aparecem.
Com isso, Daemon percebe que tem uma missão que vai além de seus desejos pessoais e se aproxima de seu irmão falecido, Jaehaerys (pai de Rhaenyra). A introdução desse elemento mostra não somente que a HBO vai passar a explorar mais a conexão entre suas séries, como também deve trazer mais desenvolvimentos para a personalidade do personagem.
Uma visão do futuro pode mudar muita coisa em A Casa do DragãoFonte: Divulgação/HBO
Enquanto nos livros ele nunca chega a trair sua rainha, neles fica claro que eles se tornam bastante distantes e chegavam a dormir em camas separadas. Com o senso de responsabilidade renovado que ele ganhou, essa relação provavelmente vai ser retratada de forma diferente na série — e a profecia de Aegon, o Conquistador, deve ganhar um papel ainda mais central na narrativa.
Alicent e Rhaenyra voltam a se encontrar
Outro momento inesperado do capítulo foi o reencontro entre Alicent e Rhaenyra. A cena mostrou que as duas inverteram um pouco os papéis que desempenharam no começo da temporada, quando haviam se reunido brevemente em Porto Real.
Agora é Alicent que não deseja mais a guerra e, sem ter mais nenhum poder, vê cada vez mais riscos à sua própria vida e à de Helaena, que pode ser a única Targaryen realmente bondosa de todo o reino. Disposta a evitar que um mal maior aconteça ao reino, ela concorda até mesmo em sacrificar a vida de Aemond (que não deve desistir da guerra) e do acamado Aegon II.
Mesmo ferido, Aegon II ainda tem um grande papel a desempenharFonte: Divulgação/HBO
Por outro lado, Rhaenyra desistiu completamente de encontrar um fim pacífico para a guerra, admitindo que tudo foi longe demais para essa continuar sendo uma opção. Assim, apesar de concordar com o plano de sua antiga amiga para dominar Porto Real, ela não vai abrir mão de seus novos cavaleiros de dragão ou dos exércitos reunidos nas Terras Fluviais.
O que elas não poderiam contar é com o fato de que, enquanto estão conversando, Aegon II está sendo transportado para fora de Porto Real por Larys Strong. Caso A Casa do Dragão siga de perto dos livros, esse vai ser um fator-chave para o prosseguimento da guerra, permitindo que o rei ferido se recupere e faça um contra-ataque mortal no futuro.
Daemon renovou sua lealdade a Rhaenyra no episódio finalFonte: Divulgação/HBO
Ao mesmo tempo, as cenas mostram algumas diferenças notáveis em relação aos livros. Na série, Helaena passa a ser uma figura mais combativa e ciente de seus poderes de ter visões do futuro. Da mesma forma, em Fogo & Sangue a conquista de Porto Real ainda é relativamente fácil, mas não envolve qualquer acordo entre Alicent e Rhaenyra.
Para completar, Aegon II menciona brevemente que seu dragão, Sunfyre, está morto, algo que não acontece nos livros (apesar de a criatura estar bastante machucada). Além disso, o Larys Strong da obra original não foge da capital junto a seu monarca. Tudo isso indica que a série da HBO, embora vá continuar seguindo a linha geral do material-fonte, ainda vai trazer muitas surpresas aos fãs.
A Casa do Dragão traz várias promessas para o futuro
Além de estabelecer que os Pretos finalmente conseguiram o comprometimento das frotas de Essos com a guerra — ao custo de um território disputado —, o episódio final da segunda temporada de A Casa do Dragão também trouxe outras promessas para o futuro. Entre elas está o ressurgimento de Otto Hightower, um personagem importante que foi aprisionado por figuras ainda desconhecidas.
Ele também mostrou que Rhaenyra vai ter problemas com os cavaleiros que recrutou para seu lado, especialmente Ulf, o Branco. O novo comandante de Silverwing se mostra pouco respeitoso aos ritos da corte e a figuras de autoridade, o que deve acabar causando vários problemas no futuro.
Ao mesmo tempo, vemos que o desejo de Jacaerys de se firmar como alguém importante e abandonar sua pecha de bastardo pode fazê-lo tomar decisões perigosas. Enquanto isso, a série confirma que a Rhaena Targaryen da série realmente vai substituir Nettles como a cavaleira de Sheepstealer, que finalmente aparece pela primeira vez após uma longa procura.
Sheepstealer finalmente se revelou no final de A Casa do DragãoFonte: Divulgação/HBO
O episódio final também escancara que Addam e Alyn realmente são filhos bastardos de Corlys Velaryon, que é confrontado por suas escolhas do passado. Isso promete grandes consequências futuras, conforme a Mão da rainha Rhaenyra tenta fazer justiça à sabedoria e responsabilidade que assumiu em outros momentos.
Até o momento, a HBO ainda não confirmou quando veremos o que o futuro reserva para A Casa do Dragão, embora já tenha confirmado a produção de uma terceira temporada. Dado que houve um intervalo de mais de um ano entre as duas já exibidas, tudo indica que os fãs podem ter que esperar até 2026 para ver o que o destino reserva a seus personagens favoritos.