Iniciada em 2021, a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) tinha dois principais objetivos. O primeiro deles foi estabelecer as bases para explorar o conceito de multiverso, no qual ela foi bem-sucedida, enquanto o segundo era estabelecer Kang como o grande novo vilão que substituiria Thanos.
Enquanto parte desse plano foi executado e se estendeu para a fase 5, que começou em 2023, a demissão de Jonathan Majors, em dezembro do mesmo ano, mudou os planos da empresa. E esta semana, após meses de incerteza, a companhia finalmente confirmou como vai lidar com as repercussões dessa situação.
O que vai acontecer com Kang no MCU?
A confirmação de que Kang está fora dos planos futuros da Marvel aconteceu no dia 27 de julho, quando Robert Downey Jr foi confirmado como o novo Doutor Destino. A empresa também revelou que ele vai ser o principal vilão dos novos filmes dos Vingadores, que chegam aos cinemas em 2026 e 2027.
Ela também anunciou que o primeiro longa, conhecido originalmente como Avengers: The Kang Dynasty, agora vai ficar conhecido como Avengers: Doomsday. Em outras palavras, a companhia já se movimentou nos bastidores para apagar qualquer ligação com Majors e para redirecionar os rumos do MCU.
No entanto, isso ainda deixa a questão sobre o que vai ser feito com o vilão, que estabeleceu uma presença constante em diversos filmes e séries. A primeira possibilidade é que isso seja resolvido “fora de cena” em uma fala do Doutor Destino de Downey Jr, na qual ele pode assumir a responsabilidade por se livrar das aparentemente infinitas variações de Kang.
Quem também pode ter uma influência na resolução do arco narrativo do vilão é o Loki de Tom Hiddleston, que já lidou com ele diversas vezes. Com os poderes que ele adquiriu no final da segunda temporada de sua série, não seria nenhuma surpresa se o personagem decidir se livrar desse “incômodo” — tanto para ele quanto para a Marvel.
Também é possível que a empresa simplesmente finja que nada nunca aconteceu ou simplesmente recrute outro ator para dar fim ao arco narrativo, como já fez em outros casos. Outra possibilidade inclui apelar aos quadrinhos, nos quais uma versão jovem de Kang já foi o Iron Lad, mas esse caminho deve ser bastante improvável por demandar muitas explicações.
Jonathan Majors ainda lamenta decisão da Marvel
Enquanto muitos fãs já se contentaram com o fato de que o MCU abandonou seus planos para Kang, Jonathan Majors ainda lamenta o destino do personagem. Em uma entrevista à TMZ, o ator afirmou que ainda está com o “coração partido” por ter sido demitido e forçado a abandonar o papel.
Jonathan Majors ainda lamenta ter sido demitido do papel de KangFonte: Divulgação/Marvel Studios
Major foi sentenciado em abril de 2024 a passar por um programa de aconselhamento doméstico de 52 semanas após ser considerado culpado em um caso de agressão envolvendo sua ex-namorada, Grace Jabbari. Ele foi condenado por agressão imprudente de terceiro grau e assédio, embora tenha sido inocentado das acusações de agressão intencional de terceiro grau e assédio agravado.
Além de passar pelo programa de aconselhamento, o ator também teve que continuar as sessões de terapia que iniciou quando o caso foi a julgamento. À TMZ, Majors lembrou que Robert Downey Jr. também teve vários problemas legais no final dos anos 1990, e mesmo assim teve uma segunda chance em Hollywood.
Ele também lembrou o caso de Ezra Miller que, mesmo após ter sido preso diversas vezes em 2022, continua tendo uma carreira. Após perder vários contratos e seu agente, Majors foi confirmado em junho deste ano no filme “Merciless”, que será dirigido por Martin Villeneuve e vai contar a história de um interrogador da CIA em busca de vingança.