A Ubisoft é mundialmente conhecida por franquias como Assassin’s Creed e Far Cry, que já ganharam um espaço na cultura pop global e, por causa disso, colecionam milhões de fãs e haters mundo afora. No entanto, antes de grandes hits como esse, há cerca de 20 anos, a empresa lançou um jogo que se destacou no mercado por sua originalidade.
Estamos falando de Beyond Good & Evil, que ganhou uma nova remasterização em julho de 2024 no PC e consoles. Assim como muitos títulos de sua icônica geração do PlayStation 2, o título se tornou um clássico cult, mas passou despercebido por muitos jogadores.
Agora, em 2024, vale a pena dar uma chance para Beyond Good & Evil com esse novo relançamento? Confira a review abaixo!
Afinal, o que diabos é Beyond Good & Evil?
Para muitos jovens que cresceram nos anos 2000 no Brasil, Beyond Good & Evil pode ser um título desconhecido. Eu acabei me deparando com o jogo em uma revista de games na época, mas nunca cheguei a jogar no PS2, já que nem toda locadora dava atenção para títulos mais diferentões.
Ainda assim, sempre achei o conceito do título bem interessante. Criado pelo designer de jogos Michel Ancel, o game nasceu para trazer uma nova experiência de ação de aventura na era do PS2. Em um tempo onde a criatividade imperava, o responsável pelo jogo resolveu unir um gameplay diversificado com uma narrativa envolvente.
Trazendo belos cenários para a época, o game também se destacava pela protagonista Jade, bastante carismática, e todo o seu universo recheado de seres fora do comum. No entanto, o projeto criado em uma engine própria da Ubisoft acabou não envelhecendo muito bem: eu até tentei jogar o título há alguns anos no PC, mas enfrentei tantos problemas que tinha desistido de dar uma chance ao game, até que o relançamento foi revelado pela Ubisoft.
O que você vai encontrar na nova versão de Beyond Good and Evil?
Beyond Good and Evil: 20th Anniversary Edition está disponível no PC e consoles por valores na casa dos R$ 100, além de estar na assinatura Ubisoft. As grandes novidades do relançamento ficam para os quesitos técnicos, o que finalmente pode garantir mais sucesso para o game no Brasil.
A Ubisoft adaptou o título para os consoles da atual geração com suporte para resolução 4K e até 60 quadros, além de legendas em português brasileiros. O título também funciona melhor com mouse e teclado e possui algumas melhorias de qualidade de vida, como a opção de pular cenas e save automático.
Como o título faz parte do ecossistema da Ubisoft, o game também possui suporte para salvamento cruzado entre plataformas. Com isso, o jogo salvo nos consoles, por exemplo, também pode ser utilizado no PC, caso eventualmente você migre de plataforma.
Abaixo, confira uma apanhado geral com todas as novidades:
- Suporte para resolução de até 4K e 60 quadros por segundo;
- Salvamento automático;
- Pular cenas;
- Suporte completo para controle;
- Suporte completo para mouse e teclado;
- Cross-save em todas as plataformas;
- Modo para speedrun;
- Áudio aprimorado com músicas regravadas;
- Sistema de conquistas atualizado no PC e consoles;
- Nova missão com conexões com Beyond Good and Evil 2.
Em relação ao conteúdo, a grande novidade fica para uma missão extra adicionada ao game para conectar a obra original com Beyond Good and Evil 2. O novo título da Ubisoft foi anunciado em 2017, mas depois da saída de Ancel da empresa, segue com o seu futuro incerto atualmente. Porém, com o relançamento, o projeto certamente pode ganhar mais prioridade a partir de agora.
História e gameplay
Com exceção do conteúdo de conexão com Beyond Good and Evil 2 e as melhorias pontuais, a experiência de jogar o remaster é bem parecida com a original. Tanto a história quanto o gameplay seguem à risca o que tivemos no PlayStation 2, mas com tudo ‘rodando liso’ nos consoles atuais e PC.
A história do jogo acontece no planeta Hillys e acompanha a invasão alienígena dos DomZ. O jogador acompanha esse cenário distópico pelos olhos e lentes de Jade, uma jornalista e fotógrafa Ao lado de seu tio Pey’j e de amigos como Double H, ela precisa investigar e lidar com uma grande conspiração governamental envolvendo a ameaça extraterrestre.
Apesar de o jogo ter sido lançado originalmente na geração do PS2, o título se destaca por abordar temas que são importantes até hoje. A narrativa é bastante profunda e diversificada, abordando temas que vão desde investigações até críticas sociais envolvendo verdade e luta contra opressão.
Tudo isso vem embalado em um gameplay que envelheceu bem. O título combina elementos de ação e aventura muito bem, garantindo um combate e exploração que funcionam e trazem nostalgia. A remasterização não vai muito longe para o título ser totalmente renovado, mas revitaliza o game suficiente para trazer uma experiência do PS2 aos consoles atuais.
Uma viagem no tempo
Ao jogar Beyond Good and Evil no PS5, me senti naquela icônica cena de Ratatouille em que o crítico Anton Ego dá uma garfada em um prato que era feito por sua mãe e é transportado para a sua infância. O remaster conta com melhorias notáveis, mas o game ainda segue com características notáveis do seu tempo, como as constantes trocas de cenário, por exemplo.
Ainda assim, para quem aceita a natureza do título, a experiência de jogar Beyond Good and Evil em 2024 é bastante satisfatória. Se você já jogou o game ou sempre sonhou em testá-lo, vale a pena ficar com o remaster na sua lista de desejos e aguardar uma promoção, ou investir os R$ 100 cobrados atualmente, pois o título conta com uma história bem interessante e um gameplay que funciona nos dias de hoje.
Mais do que um jogo que envelheceu bem, Beyond Good and Evil também nos relembra dos bons tempos do icônico PS2. Tanto em sua história quanto no gameplay, o jogo esbanja originalidade e diversão, com a narrativa e jogabilidade se complementando em uma experiência única.
Em um mercado de jogos AAA com cada vez mais jogos online e experiências single-player similares, revisitar clássicos como Beyond Good & Evil garante um frescor na experiência de jogar videogame que só os indies conseguem oferecer atualmente.
Beyond Good & Evil – 20th Anniversary Edition está disponível para jogar no PC, PS4, Xbox One, Xbox Series S e X, bem como no Nintendo Switch. O título também faz parte da assinatura Ubisoft+. Uma key para review foi cedida pela equipe da Ubisoft Brasil para PS5.
———
Produtos relacionados na Amazon