Durante seu painel na San Diego-Comic Con, realizado no último sábado (27), a Marvel Studios surpreendeu o público ao anunciar que Robert Downey Jr está de volta a seu Universo Cinematográfico, conhecido como MCU. No entanto, ele não vai retornar como o Homem de Ferro, mas sim como o Doutor Destino, vilão ligado ao Quarteto Fantástico.
O retorno do ator em um papel diferente faz sentido quando levamos em consideração que a empresa tem investido muito em histórias envolvendo multiversos. Assim, uma pessoa que se torna herói em uma realidade pode morrer em outro, se transformar em um vilão ou nunca ter uma vida fora do comum.
“New mask, same task.”
Robert Downey Jr. surprises Hall H to announce his return to the MCU as Doctor Doom. pic.twitter.com/j1SEjzse3p
— Marvel Studios (@MarvelStudios) July 28, 2024
Enquanto o Homem de Ferro e o Doutor Destino não são “inimigos naturais” nos quadrinhos, eles já se enfrentaram diversas vezes desde seu primeiro grande encontro em 1981. E é nesse material que também residem algumas das ligações que podem ser exploradas pela Marvel nos cinemas.
Doutor Destino e Homem de Ferro tem grande rivalidade
Um homem muito inteligente, cheio de recursos e que usa uma armadura que amplia suas capacidades de combate. Essa é uma descrição que se encaixa bem tanto em Tony Stark quanto em Victor Von Doom. E, justamente por isso, não é nenhuma surpresa que eles tenham desenvolvido uma grande rivalidade entre si.
O Doutor Destino já foi o Homem de Ferro durante algum tempo.Fonte: Divulgação/Marvel
Enquanto Stark quer usar seus conhecimentos para o bem, o Doutor Destino vê na dominação de tudo como seu grande objetivo. Para conseguir isso, o comandante do país fictício conhecido como Latveria também não tem medo de experimentar poderes mágicos e explorar o oculto, o que nem sempre trouxe bons resultados.
A primeira vez que os papéis dos personagens se confundiram aconteceu em 2016, quando Stark acaba entrando em coma depois dos eventos de Guerra Civil II. Na época, Doom havia seguido um caminho de redenção de seus feitos passados, chegando inclusive a vestir a armadura do Homem de Ferro durante algum tempo.
Tony Stark já foi o Doutor Destino nos quadrinhos
Embora só venha brincando com realidades paralelas no MCU em anos recentes, a Marvel há décadas é especialista em fazer isso nos quadrinhos. Em mais de uma vez, ela já aproveitou a semelhança entre os heróis para transformar Tony Stark no Doutor Destino, embora isso não tenha acontecido em seu universo principal.
O Maníaco de Ferro uniu características dos personagens.Fonte: Divulgação/Marvel
A primeira vez que isso aconteceu foi em 2004, quando ela apresentou ao público o “Maníaco de Ferro”. Habitante da Terra-5012, o personagem se tornou extremamente violento após uma guerra com Titannus, que deixou muitos mortos e feridos. Além de se transformar em um vilão, essa versão do personagem também desenvolveu uma grande rivalidade com Reed Richards, o líder do Quarteto Fantástico.
Tony Stark também já virou o “Imperador Stark” da Terra-42777, que usou sua armadura para enfraquecer o planeta e virar seu comandante. Nesse universo alternativo, ele financia uma guerra dos mutantes contra a humanidade, mata o Doutor Destino em combate e passa a usar seu manto verde como um troféu.
E o Imperador Stark usa o manto de Doom como um troféu.Fonte: Divulgação/Marvel
Já em 2010, uma história do universo “What If?” mostrou Stark e Doom como colegas de universidade que acabam trocando de corpo. Nesse contexto, o herói inicia uma jornada que dura diversos anos com o objetivo reverter a situação e garantir que as coisas vão voltar à ordem natural.
Como Robert Downey Jr pode influenciar o vilão?
Até o momento, a Disney não esclareceu quais foram os motivos para recrutar novamente Robert Dawney Jr, mas não é difícil imaginá-los. Apesar de ter deixado o Homem de Ferro para trás, o ator continua sendo um dos rostos mais conhecidos do MCU e seu retorno pode dar uma “injeção de moral” nos filmes da empresa.
Fazer Downey Jr. ser Tony Stark e Doom não é tão inesperado quanto pareceFonte: Divulgação/Marvel
Ao chamar o ator para interpretar o vilão, ela garante que já haverá um interesse imediato pelo novo filme dos Vingadores. No comunicado oficial da Disney, a Marvel também aponta que Robert Downey Jr dará vida a Victor Von Doon, e não uma versão alternativa de Tony Stark, o que pode render um impacto no público.
Dado o costume do MCU de não conseguir evitar que seus personagens tirem suas máscaras, a revelação do rosto de Dawney Jr parece inevitável. Esse momento deve ter grandes impactos sobre personagens como o Homem-Aranha, Thor e outros Vingadores, que vão descobrir que seu novo grande adversário é, na verdade, um grande aliado do passado.
Outra possibilidade é que a empresa simplesmente trate o personagem como algo totalmente novo e capriche na maquiagem. Afinal, em sua versão mais conhecida, Victor Von Doom costuma usar máscara ou aparecer com o rosto desfigurado.
Vale notar que a Marvel Studios não é uma novata em usar o mesmo ator em diferentes papéis dentro de seu universo cinematográfico, embora nunca tenha tomado uma decisão tão impactante no passado. Nomes como Michelle Yeoh, David Dastmalchian e Gemma Chan já fizeram personagens completamente diferentes no MCU, em histórias que não dependeram de universos alternativos para funcionarem bem.
E aí, quais são as suas teorias sobre o retorno de Robert Downey Jr ao MCU? Comente nas redes sociais do Minha Série!