Você mal piscou os olhos e a segunda metade de 2024 já chegou, com o ano se encaminhando rapidamente para sua parte final. Enquanto isso não acontece, a Netflix já prepara o lançamento de várias produções inéditas, bem como o retorno de séries consagradas como Cobra Kai e Sweet Home.
Enquanto o streaming ainda tem muita coisa boa a oferecer nos próximos meses, vale a pena voltar um pouco no tempo para conferir quais foram suas melhores produções até a metade do ano. Não somente isso permite ter uma ideia melhor de quais delas podem voltar no futuro, como também possibilita que você descubra algo interessante, mas que pode ter passado batida.
A popularidade de cada série e filme foi baseada nos dados fornecidos pela própria Netflix, que em seu site Tudum costuma publicar semanalmente quais são seus itens mais populares. No entanto, dado que os números se concentram nas duas primeiras semanas de exibição, alguns títulos de sucesso acabaram ficando de fora do ranking.
Netflix: quais são as séries mais vistas até a metade de 2024?
Segundo uma compilação feita pelo site What’s On Netflix, a série original em inglês mais bem-sucedida no ano até agora foi A Grande Ilusão, que teve mais de 61 milhões de visualizações nas suas duas primeiras semanas. Ela conta a história da ex-soldada Maya que, em 8 episódios, desvenda uma grande conspiração fatal.
Logo em seguida vem Griselda, com 46,3 milhões de visualizações, e Avatar: O Último Mestre do Ar, que conquistou 45,7 milhões de visualizações. Curiosamente, o sucesso Bebe Rêna não consta na lista, já que ele só engrenou de popularidade a partir de sua terceira semana no catálogo. Confira o Top 5 das produções em inglês disponíveis no serviço:
- A Grande Ilusão – 61 milhões de visualizações
- Griselda – 46,3 milhões
- Avatar: O Último Mestre do ar – 45,7 milhões
- Magnatas do Crime – 37,8 milhões
- O Problema dos 3 Corpos – 30,7 milhões
Enquanto as novas produções do streaming fizeram sucesso, nenhuma delas superou o sucesso da terceira temporada de Bridgerton. No entanto, as demais séries que retornaram com temporadas novas não tiveram tanta força assim este ano:
- Bridgerton Temporada 3 – 76,1 milhões
- Sweet Tooth Temporada 3 – 12,9 milhões
- Hearthbreak High Temporada 2 – 6,1 milhões
- Blood & Water Temporada 4 – 4,5 milhões
- That 90’s Show Temporada 2 – 4 milhões
Vale notar que o número de visualizações de Bridgerton provavelmente já está desatualizado, pois a série segue muito forte mesmo várias semanas após sua estreia. No entanto, o desempenho dos demais itens da lista não segue a mesma tendência, mostrando que nem todos conseguiram conquistar novos fãs ou manter aqueles que tinham no passado.
Séries internacionais seguem com força
Embora as séries internacionais da Netflix não tenham explodido em popularidade, muita delas tiveram desempenhos bastante sólidos. Entre as estreias que se destacaram estão os polêmicos O Caso Asunta e Não Nos Calaremos, além da história de ficção científica sul-coreana Parasyte: The Grey.
Já entre as produções recorrentes, a segunda temporada de Entrevias foi o destaque, seguido de perto pela terceira leva de episódios de Bom Dia, Verônica. Confira os Tops 5 das produções de maior sucesso até o momento:
Séries internacionais originais
- O Caso Asunta – 20,7 milhões
- Não nos Calaremos – 18,9 milhões
- Parasyte: The Grey – 18,7 milhões
- O Sinal – 13,2 milhões
- A Fúria de Paris – 12,8 milhões
Séries internacionais que retornaram
- Entrevias Temporada 2 – 6,9 milhões
- Bom Dia, Verônica Temporada 3 – 6 milhões
- Alwarabi School for Girls Temporada 2 – 5 milhões
- Machos Alpha Temporada 2 – 4,5 milhões
- Young Royals Temporada 3 – 4,1 milhões
Os filmes, documentários e séries documentais mais assistidos da Netflix
Entrando no mundo dos filmes, documentários e séries documentais, a Netflix registrou um número de visualizações médias muito maior. Isso pode ser explicado pela metodologia usada pela própria empresa, que divide o número de horas assistidas pela duração total de uma produção — ou seja, experiências mais curtas acabam rendendo números maiores.
Enquanto as produções em inglês continuaram dominando o streaming, alguns filmes em línguas estrangeiras também mostraram desempenho forte. Entre os nomes que se destacam estão os de Donzela, estrelado por Millie Bobby Brown, e a história de terror francesa Sob as Águas do Sena. Confira os tops 5:
Filmes em inglês mais assistidos
- Donzela – 99,1 milhões
- Lift: Roubo nas Alturas – 80,5 milhões
- Atlas – 66 milhões
- Tudo em Família – 65 milhões
- Alerta de Risco – 57,7 milhões
Filmes internacionais mais assistidos
- Sob as Águas do Sena – 73,8 milhões
- Sociedade da Neve – 57,8 milhões
- As Cores do Mal: Vermelho – 36,6 milhões
- Em Ruínas – 36,5 milhões
- O Fabricante de Lágrimas – 36,4 milhões
Documentários mais assistidos
- O que Jennifer Fez – 36,5 milhões
- Amanter, Stalker e Mortal – 27,5 milhões
- Einstein e a Bomba – 18 milhões
- A Noite que mudou o Pop – 17 milhões
- Os Segredos da Alimentação – 12,3 milhões
As séries documentais mais assistidas
- Um Pesadelo Americano – 36,5 milhões
- Testamento: A História de Moisés – 20 milhões
- Ashley Madison: Sexo, Mentiras e Escândalos – 18 milhões
- Dançando para o Diabo – 16,5 milhões
- Moradores Indesejados – 13 milhões
De forma pouco surpreendente, os documentários sobre crimes reais foram os que mais chamaram a atenção na Netflix durante a primeira metade de 2024. Ao mesmo tempo, figuras famosas como Moisés e Einstein também entraram para as listas, em produções bastante diferentes entre si.
Curiosamente, a área de documentários esportivos do streaming não parece ter feito muito sucesso, apesar dos grandes investimentos do streaming nessa área. Com isso, o serviço pode acabar se vendo forçado a rever seus planos e direcionar mais de seus recursos para áreas que sabe que conseguem ressoar com seus assinantes.