Durante o episódio 6 da segunda temporada de A Casa do Dragão, os fãs da série testemunharam um evento inesperado envolvendo Rhaenyra Targaryen e sua Mestre dos Sussurros, Mysaria. Após ambas confessaram suas angústias diante de uma sociedade que não valoriza presenças femininas e de seus passados traumáticos, ambas compartilham um beijo apaixonado antes de serem interrompidas.
Embora esse momento seja um elemento natural diante da evolução que as personagens vêm tendo, ele não está descrito nas páginas de Fogo & Sangue, obra que embasa a série da HBO. No entanto, a maneira como ela foi escrita dá brechas para que a emissora faça vários ajustes que criam arcos mais condizentes com a história que ela pretende contar.
Rhaenyra Targaryen é bissexual nos livros?
Embora a obra de George R.R. Martin afirme que Rhaenyra Targaryen teve relacionamentos com Ser Criston Cole, Ser Harwin Strong e Daemon Targaryen, não se descarta a possibilidade de ela ter se relacionado com mulheres. Além de o universo do escritor não se apegar muito a conceitos como heterossexualidade ou bissexualidade, sua narrativa deixa espaço para várias interpretações.
Fogo & Sangue é o melhor exemplo disso, já que ele não é apresentado como um romance tradicional, mas sim como uma série de relatos que muitas vezes são contraditórios entre si. Em suas páginas, a obra indica que Rhaenyra pode inclusive ter tido algum contato além da amizade com Alicent, mas isso não é algo que é muito elaborado.
Diante das lacunas que pode (e precisa) preencher, A Casa do Dragão vem tomando liberdades criativas para enriquecer e mudar um pouco seus personagens. A própria relação entre Rhaenyra e Alicent mostra certa tensão que pode ser considerada sexual na primeira temporada, algo que a roteirista Sara Hesse confirmou ter sido intencional.
Em uma entrevista ao ScreenRant, ela afirmou que, na visão da HBO, as duas personagens podem ter “se beijado em algum momento ou tiveram algum tipo de interação física” quando eram mais jovens. Assim como nos livros, a adaptação também mostra que Rhaenyra teve uma juventude considerada “excessiva” por seu pai Jaehaerys, durante a qual ela pode ter desenvolvido mais a parte de sua sexualidade que reprime publicamente.
O relacionamento próximo entre Rhaenyra e Misarya é uma invenção de A Casa do DragãoFonte: Divulgação/HBO
Segundo Sonoya Mizuno, atriz que dá vida a Mysaria na série, o beijo entre as personagens não era algo que estava nos roteiros originais. Ao TV Insider, ela explicou que o momento pareceu natural e foi incluído como uma forma de deixar clara a sexualidade das personagens, indo além de uma simples “provocação” para o público queer.
“Acho que o abraço foi, de certa forma, esclarecedor para as duas, porque não acho que nenhuma delas tenha sido abraçada daquela maneira”, explicou. “Havia algo naquele momento que parecia tão emocionante por elas estarem tão intimamente conectadas, e parecia tão orgânico passar para o beijo a partir dali”.
A Casa do Dragão traz várias mudanças em relação ao livro
Enquanto o estabelecimento de um romance entre Rhaenyra e Mysaria faz sentido na série, o próprio fato de as personagens interagirem no ponto em que a história se encontra já é um grande desvio dos livros. Neles, Mysaria mantém um relacionamento próximo com Daemon, só passando aos serviços de sua rainha quando ela toma o trono de Porto Real.
Em outras palavras, embora a pretendente ao trono provavelmente conheceu a Mestre dos Sussuros durante sua infância, ela não teria contato com ela na Pedra do Dragão. Assim, ela teria que depender de outros conselheiros mais próximos para estabelecer seus planos de resistir aos exércitos comandos por Aegon II.
Na obra de George R.R. Martin, Mysaria também é conhecida como a amante de Daemon, com quem se deita todas as noites enquanto ele permanece na capital de Westeros. Embora a adaptação pareça querer inverter esses papéis, ela também pode aproveitar para misturar a Mestre dos Sussuros com outros personagens de Fogo & Sangue.
Dado os indícios de que Nettles (Urtigas) pode ficar de fora da adaptação, Mysaria poderia acabar virando uma nova fonte de intrigas entre Rhaenyra e Daemon. No livro, Nettles se aproxima muito do cavaleiro que comanda Caraxes, a ponto de gerar uma grande inveja em sua rainha — e há relatos de que os amantes fingem suas mortes para viverem juntos longe de Westeros.
No entanto, a maneira como o romance vai se desenvolver é algo que somente a série pode responder, dado seu distanciamento dos livros nesse ponto. Com a Casa do Dragão se aproximando rapidamente do final de sua segunda temporada, essa relação promete ter grandes impactos nos eventos que estão por vir.