No episódio de A Casa do Dragão exibido no último domingo (21) pela HBO e pela Max, pudemos ver o início do processo que ficará conhecido como Semeadura. Ele teve como protagonista o dragão Seasmoke, uma das criaturas selvagens presentes na Pedra do Dragão que é convocado a escolher um novo cavaleiro.
O processo não funciona muito bem a princípio, resultando na morte do cavaleiro Ser Steffon Darklyn e acabando com as esperanças de Rhaenyra. No entanto, os momentos finais do capítulo mostraram que a criatura decidiu encontrar um cavaleiro por conta própria na forma de um personagem que já havia aparecido anteriormente na produção.
Quem comanda Seasmoke em A Casa do Dragão?
Antes de virar uma criatura selvagem, Seasmoke era montado por Laenor Valeryon, personagem que finge sua própria morte na primeira temporada da série. Desde que o primeiro marido de Rhaenyra desapareceu, a criatura seguiu na Pedra do Dragão, se tornando conhecida dos moradores próximos pelos voos solitários que costuma fazer e por ser uma tanto inquieta.
Em capítulos anteriores da série, uma dessas aventuras já havia sido observada por Addam de Hull, que trabalha ajudando a frota naval comandada por Corlys Velaryon junto a seu irmão, Alyn. Nos livros, ele tem somente 15 anos de idade quando é escolhido como o novo cavaleiro do poderoso dragão — na série, ele está na casa dos 20 anos de idade.
Segundo a obra Fogo & Sangue, de George R.R. Martin, os irmãos seriam filhos bastardos de Laenor Valeryon, que nunca foram reconhecidos. No entanto, também há relatos de que, na verdade, eles seriam herdeiros ilegítimos de Corlys, que não foram incorporados à linha principal da família Velaryon pelo temor à reação da princesa Rhaenys — caminho que a adaptação deve seguir.
Seasmoke não aprovou muito o cavaleiro que havia sido escolhido para eleFonte: Divulgação/HBO
Tanto na série quanto na obra original, não fica claro o motivo pelo qual Seasmoke se afeiçoa mais a Addam ou o escolhe como seu novo cavaleiro. No entanto, o fato de ele compartilhar o mesmo sangue de Laenor e ter até mesmo características físicas próximas podem ajudar a explicar a decisão da criatura.
Qual será a importância de Addam na guerra?
Embora tecnicamente os Velaryons sejam uma casa mais conhecida por suas aventuras marítimas do que por seu controle dos dragões, eles têm uma característica importante que permite controlá-los. Diversas gerações da família estabeleceram laços matrimonias com os Targaryen, o que significa que o sangue valiriano é bastante forte entre seus descendentes.
No entanto, a maneira como A Casa do Dragão retrata o destino de Laenor faz com que algumas das regras da franquia acabem se quebrando. Tradicionalmente, dragões estabelecem um laço com seus cavaleiros que duram a vida toda, e só se quebram quando um deles morre. Dado que o personagem tecnicamente ainda está vivo na série, a ascensão de Addam acabaria se mostrando uma exceção a isso.
Enquanto o filho bastardo de Corlys não foi a primeira opção de Rhaenyra para Seasmoke, ele ainda assim deve se provar um aliado valioso. Ele vai ter um papel bastante importante na Batalha da Goela, que deve ter um papel central nos episódios finais da segunda temporada da adaptação, que se encerra no dia 4 de agosto.
Futuramente, ele também deve ajudar a pretendente ao trono a ocupar Porto Real e a lutar na Segunda Batalha de Tumbletown, se mostrando um dos companheiros mais leais dos Pretos. No entanto, caso a série siga o mesmo caminho dos livros, ele também vai acabar sendo uma das vítimas trágicas da Dança dos Dragões.