Lançado pela Netflix no dia 11 de julho, Desaparecidos na Noite é um drama italiano que tem feito bastante sucesso no streaming. Estrelado por Riccardo Scamarcio (Pietro) e Annabelle Wallis (Elena), o longa-metragem conta a história de um casal em processo de divórcio que passa por uma situação desesperadora.
Em um dia aparentemente comum, os dois filhos do casal desaparecem sem deixar nenhum rastro. Em troca, os sequestradores pedem 150 mil euros, que devem ser entregues rapidamente para que suas vidas não corram riscos — e cabe a Pietro conseguir essa quantia através de suas conexões com o crime organizado.
O que acontece em Desaparecidos na Noite?
Logo em seu começo, Desaparecidos na Noite explica que o relacionamento entre Pietro e Elena não vai bem por motivos bastante evidentes. Enquanto ele tem problemas com jogos de azar e fez uma grande dívida como consequência disso, sua parceira é conhecida por usar medicamentos de forma abusiva.
Para completar, enquanto a psiquiatra quer se mudar para os Estados Unidos com os filhos do casal, o pai tem o desejo de permanecer na Itália. Em outras palavras, a separação entre eles é inevitável, embora o desaparecimento repentino das crianças pareça colaborar para uni-los temporariamente.
Como forma de conseguir o resgate, Pietro entra em contato com o traficante Nicola (Massimiliano Gallo), que o convence a transportar um carregamento de cocaína para a Grécia. Embora nem tudo ocorra de forma tranquila, o pai das crianças desaparecidas consegue cumprir seu objetivo e volta para casa machucado, mas com o dinheiro no bolso.
No entanto, ele tem uma grande surpresa quando retorna dessa missão que quase custou sua vida e liberdade. Não somente seus filhos estão seguros, sem que qualquer resgate tenha sido pago, como Elena está tratando a situação com naturalidade e age como se as crianças nunca tivessem desaparecido.
Quem é o culpado do sequestro?
Nesse momento de reviravolta, Desaparecidos na Noite assume mais seu lado de drama familiar do que o filme de suspense que estava sendo apresentado ao público. Elena se revela como a verdadeira sequestradora das crianças, tendo recorrido a um contato próprio para que ele fizesse a ligação exigindo um resgate.
O casamento falho de Pietro e Elena é a peça central do roteiro de Desaparecidos na NoiteFonte: Divulgação/Netflix
Ciente de que seu marido nunca concordaria que seus filhos fossem para os Estados Unidos, ela bolou um plano para ter a guarda deles. Após drogá-las e fingir um rapto, ela gravou suas conversas com Pietro para ter as provas de que ele tinha envolvimento com atividades ilegais e, portanto, não era apto a assumir a guarda delas.
O plano quase dá certo, não fosse pelo fato de que Pietro consegue recuperar a caixa de medicamentos e a receita que permitiu que eles fossem comprados. Ele também confirma com um médico que ainda haveria tempo suficiente para encontrar traços da droga na corrente sanguínea de seus filhos, correndo ao aeroporto para evitar que eles sejam levados aos Estados Unidos.
Após confrontar Elena, eles chegam a um acordo e as crianças ficam na Itália, vivendo uma vida mais tranquila — com o dinheiro do resgate falso, o pai delas paga suas dívidas de jogo e encontra estabilidade. Enquanto o longa termina mostrando que o casal se separou, a cena final revela uma aparente volta da psiquiatra, deixando no ar uma possibilidade de reconciliação futura.