O WhatsApp é um dos aplicativos mensageiros mais populares do Brasil. Infelizmente, devido a popularidade, o app também acaba sendo bastante visado para golpes, incluindo o de clonagem de contas.
Para não ser vítima desse tipo de ação, confira abaixo 5 dicas para saber se o seu WhatsApp foi clonado. De quebra, também daremos conselhos sobre o que fazer caso isso aconteça com seu perfil. Aproveite!
1. Mensagens lidas ou enviadas sem sua ação
Se você perceber que mensagens foram lidas ou enviadas sem que tenha feito isso, pode ser um sinal de que outra pessoa está acessando seu WhatsApp. De cara, verifique a lista de mensagens para identificar qualquer atividade incomum.
Atenção especial aos marcadores de quando um recado foi lido, indicado pelas marcas azuis duplas. Se notar que isso aconteceu quando você não estava online, pode ser um sinal claro de que outra pessoa está usando sua conta.
Da mesma forma, se seus contatos mencionarem respostas que você não enviou ou atividades que você não realizou, isso também é motivo de preocupação.
Comece desconfiando de mensagens que você não leu sendo marcadas como lidas no aplicativo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
2. Sessões ativas do WhatsApp Web
Verifique se exeistem sessões ativas do WhatsApp Web que você não reconhece. Para isso, abra o WhatsApp, vá em Configurações (ou Ajustes), selecione WhatsApp Web/Desktop e confira se há alguma sessão ativa em dispositivos desconhecidos. Se houver, encerre todas elas!
Vale mencionar que verificar e encerrar sessões desconhecidas é uma boa prática para garantir que sua conta não esteja sendo usada indevidamente.
3. Atividades estranhas no aplicativo
Preste atenção a qualquer atividade estranha no aplicativo, como alterações no seu perfil que você não realizou. Mudanças inesperadas podem indicar que outra pessoa está usando sua conta.
Hackers ou indivíduos mal-intencionados podem alterar seu perfil para enganar contatos ou comprometer sua reputação. Se notar qualquer mudança que não tenha feito, modifique imediatamente suas configurações de segurança do WhatsApp e informe seus contatos sobre a possível invasão.
4. Desconexão frequente
Se você é frequentemente desconectado do WhatsApp sem motivo aparente, pode ser um sinal de que sua conta foi acessada em outro dispositivo. O WhatsApp só permite o uso da conta em um único aparelho por vez, então desconexões recorrentes são suspeitas.
Vale lembrar que o app desconecta automaticamente a conta de um dispositivo quando ela é acessada em outro. Se perceber que está caindo repetidamente, já é um grande sinal de alerta.
Nessas situações, é aconselhável trocar senhas e configurar a verificação em duas etapas.
Se o seu WhatsApp cai com frequência, desconfie de que a sua conta foi clonada. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução
5. Recebimento de códigos de verificação
Por fim, se você receber códigos de verificação via SMS sem ter solicitado, isso pode indicar que alguém está tentando registrar seu número em outro dispositivo. E, claro, nunca compartilhe esses códigos com ninguém e esteja atento a essas tentativas.
Ignore esses códigos e, se possível, informe ao suporte do WhatsApp sobre a tentativa de invasão.
O que fazer se o WhatsApp for clonado?
Se você suspeita que sua conta no mensageiro foi clonada ou isso já foi efetivamente confirmado, a primeira atitude a ser tomada é confirmar o perfil e autenticar seu aparelho.
Para isso, desinstale o WhatsApp de seu celular e, logo em seguida, refaça a instalação. Informe seu número e coloque o código recebido por SMS. Com esse processo, o criminoso que tiver clonado seu WhatsApp perderá o acesso à conta.
Não se esqueça de avisar familiares, amigos e conhecidos de que seu WhatsApp foi clonado. Com a possibilidade de fazer envios financeiros por meio do aplicativo, é preciso ficar sempre muito atento às boas práticas de cibersegurança para não arriscar cair em golpes.
Gostou do texto? Não deixe de colocar em prática algumas de nossas dicas caso seja necessário, e aproveite para descobrir também onde fica a lixeira do WhatsApp, caso tenha perdido alguma informação. Até mais!
***
Atualizado por Douglas Vieira, dia 16/07/2024.