Quem usa o Instagram com frequência, com certeza já notou algumas tendências na ordem em que os Stories aparecem, bem ao alto do seu perfil. É muito provável que você visualize em primeiro lugar as postagens sempre das mesmas pessoas.
E por que isso acontece? Como talvez você imagine, tem a ver com os algoritmos do Instagram. A parte boa é que, tendo essas informações em mãos, você pode usá-las para tentar “manipular” as suas postagens e as visualizações dos perfis que você mais gosta.
Como funciona a ordem de pessoas que visualizaram seu Stories?
De acordo com Julian Gutman, ex-líder de produto do Instagram, o primeiro ponto que é considerado é o aprendizado de máquina do algoritmo desta rede social. Quanto mais você interage com uma conta específica – por meio de curtidas, comentários, visitas ao perfil, mensagens diretas e pesquisa -, mais ela poderá aparecer para você, incluindo os seus Stories.
Algumas pessoas expressam a desconfiança de que a prioridade na ordem dos Stories seria as contas de quem “stalkeia” com mais frequência o seu perfil. Mas não é bem assim! O que vai determinar o que aparece a você é quem você interage, e não o movimento oposto.
Mas a verdade é que há também um fator de aleatoriedade e sorte que vai determinar o que aparece primeiro nos seus Stories. Segundo Gutman, se você estiver online no exato momento em que seu amigo postar um Stories, você terá prioridade em receber aquela publicação.
Qual o critério de organização do Instagram ao mostrar a ordem dos Stories?
Os algoritmos do Instagram usam critérios para organizar os Stories disponíveis no seu perfil. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
A seguir, entenda em detalhes o que influencia a ordem com que os Stories irão aparecer no seu perfil – e, consequentemente, no de seus amigos também. Deste modo, você consegue usar essas informações também para realizar ações que podem modificar a exibição das publicações. Acompanhe!
Curtidas e comentários
As curtidas, os comentários e os outros tipos de engajamento na publicação de determinada pessoa farão com que o Instagram passe a entendê-la como um contato próximo, que você quer ver com mais frequência.
Dito de outra forma: se você gosta muito de um determinado perfil e quer que ele apareça mais para você, o truque é sempre interagir com os seus Stories.
Interações
Da mesma forma, as pessoas que reagem aos seus Stories também tendem a aparecer mais no topo da lista de visualizadores da sua postagem, diferenciando-se dos contatos que apenas visualizaram e não interagiram.
Ordem de visualizações
As primeiras pessoas que aparecem na visualização de seus Stories são as que fizeram isso primeiro. No topo da fila, estão as que interagiram (as que enviaram coraçõezinhos ou outras interações, por exemplo).
Importante dizer que essa informação se baseia não apenas em detalhes passados pelo Instagram (que guarda a sete chaves o funcionamento do seu algoritmo), mas em impressões empíricas dos usuários.
Acesso ao perfil
Alguns usuários têm costume de ficar entrando no perfil de um contato para verificar se há algo novo. Caso faça isso, o Instagram irá entender que esse perfil é do seu interesse e deve colocar seus Stories no topo da sua lista.
Histórico de visualizações
Depois das primeiras visualizações dos Stories, você passa a ver a ordem de dos usuários de acordo com uma classificação que não necessariamente prioriza a ordem temporal, e sim outros fatores, como a tendência a sempre interagir com seus Stories.
Já bem no fim da fila das pessoas que visualizaram, estão aquelas que você não segue de volta.
Novos contatos
O algoritmo do Instagram também pode priorizar as pessoas que não te seguem ou com quem você tem pouca proximidade. Isso acontece porque a plataforma pode tentar apresentar a você novas informações. Caso você recém tenha seguido uma pessoa, é possível que ela apareça com prioridade nos seus Stories.
O Facebook também conta
O Facebook (atual Meta) comprou o Instagram em 2012, o que levou a uma certa fusão entre os algoritmos das duas contas. Por isso, se a pessoa acessar o seu Stories no Facebook (caso você tenha habilitado a função de postar por lá também), a visualização dela pode influenciar no seu Instagram. Não é feitiçaria, é algoritmo!
O Facebook influencia na ordem de visualização dos seus Stories. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
Isso ocorre porque o algoritmo do Instagram também detecta as suas interações fora do aplicativo, como as que você faz no Facebook. Assim, ele capta essas informações e as replica depois na sua rede de imagens.
Isso quer dizer que uma pessoa que interage muito com você apenas no Facebook pode ver seus Stories com prioridade no Instagram.
Acessos à lista de visualizações
Algumas pessoas mantêm o hábito de ficar verificando ao longo do dia quem viu seus Stories. Segundo Julian Gutman, isso também pode ser considerado pelo Instagram: o algoritmo passa a tentar mostrar uma ordem diferente para trazer novas informações ao usuário.
Por isso, caso você tenha tendência a ficar espiando várias vezes quem visualizou seus últimos Stories, é bem possível que pessoas aleatórias comecem a aparecer em sua lista, sem muita lógica.
Posso mudar a ordem de visualização e deixá-la cronológica no Instagram?
Você não tem como criar uma ordem cronológica nos Stories que aparecem no seu perfil, visto que o algoritmo do Instagram usa como base os critérios descritos acima, como o fator proximidade e a quantidade de interações com as contas.
Contudo, você pode “manipular” gradativamente a ordem de visualização dos seus Stories. Para fazer isso, a dica é simples: aumente ou diminua as interações com os contatos que deseja que mais apareçam para você. Isso não modificará a visualização na hora, mas, com o tempo, você irá “remodelar” o funcionamento do algoritmo de acordo com seus interesses.
Você pode usar algumas informações para “manipular” a visualização dos seus Stories. (Fonte: GettyImages / Reprodução)Fonte: GettyImages
A outra dica é: dá para você sempre mexer em algumas funcionalidades que o Instagram disponibiliza aos seus usuários.
Por exemplo, você pode optar por não deixar de seguir uma determinada pessoa (digamos que seja um parente seu e você se sente constrangido de fazer isso), mas pode ir até o perfil dela e habilitar para silenciar os seus Stories, ou até mesmo as suas publicações do Feed. Assim, você não terá que ver mais o que ela posta, mas ela continua na lista das pessoas que você segue.
Por fim, esclarecemos em definitivo uma dúvida de muitos: Julian Gutman já declarou em entrevista que a ordenação de visualização não leva em considerações os stalkers, ou seja, aquelas pessoas que se dedicam a bisbilhotar a sua vida.
Então, nada de querer criar uma desconfiança em relação às contas que sempre aparecem para você em primeiro nos Stories!
Curtiu esse conteúdo? Então siga acompanhando todas as novidades do Instagram e outros aplicativos famosos, como o WhatsApp. Até a próxima!