Um jogo de terror hiper-realista está chamando a atenção da comunidade gamer nos últimos dias. A proposta de Digested é colocar o jogador na pele de uma pessoa que está perdida no meio da floresta e precisa fugir de uma cobra gigante.
O trailer de anúncio do game foi lançado no começo do mês passado e começou a virar assunto nos últimos dias. Já disponível para ser adicionado na wishlist da Steam, Digested já tem até sinopse oficial. Ele é descrito como um survival horror “intenso” em um cenário de “tirar o fôlego”.
“O jogo deixa você solto em um ambiente expansivo e imprevisível, onde sua missão principal é localizar pontos de navegação. Esses pontos são cruciais, revelando a localização da sua cápsula de extração – seu único meio de fuga”.
Dentre os diferenciais, o game não possui indicações visuais para guiar o jogador. Ou seja, é preciso achar o local apenas se guiando pelo mapa e pela bússola, por exemplo.
Nos pontos de navegação podem ser conquistados melhorias temporárias para enganar a serpente gigante que te persegue. No melhor estilo roguelite, cada jogatina oferece uma experiência nova com geração aleatória de locais de partida, pontos de navegação, upgrades e mais.
Digested surgiu de um pesadelo real
O jogo Digested está sendo produzido por uma única pessoa, o desenvolvedor Karel. Por causa do baixo orçamento, ele tem feito pessoalmente a divulgação do projeto em fóruns e grupos de apaixonados por jogos de terror.
No subreddit r/games ele contou um pouco dos bastidores da ideia. Ele relatou ter aprendido a ter sonhos lúcidos (praticamente sonhar acordado), só que as coisas saíram de controle.
“Uma noite, disse a mim mesmo para ser cauteloso e não pensar nos meus maiores medos enquanto tivesse sonhos lúcidos. E é claro que o que aconteceu foi que vi uma cobra enorme tentando me comer vivo. Parei de ter sonhos lúcidos logo depois disso porque percebi que não consigo controlar meus pensamentos enquanto estou acordado durante um sonho. Infelizmente, o pesadelo nunca parou de verdade e de vez em quando vejo o mesmo sonho recorrente de uma cobra enorme me perseguindo”, contou no Reddit.
DIGESTED – DigiGhost Studios – Survival Horror game where you are chased by a giant snake
byu/karel_a inGames
Após a recorrência das experiências, Karel resolveu gamificar a situação. Ele brincou que a ideia “brilhante” foi transformar seu pesadelo real em um jogo até para tentar fazer com que tudo fosse menor horripilante.
No Reddit, Karel interagiu com os usuários e agradeceu os elogios principalmente em relação aos gráficos hiper-realistas. Ele também esclareceu alguns pontos sobre o projeto.
Dentre as questões, ele respondeu que o protagonista utiliza um traje de segurança por causa das limitações de orçamento. “Sou apenas eu no desenvolvimento do jogo, simplesmente não tinha orçamento e recursos para criar um personagem humano de aparência realista. Um protagonista sem rosto e de traje era muito mais fácil de ‘falsificar’ em um ambiente realista”.
O nome Digested significa “digerido” em português (Imagem: Reprodução/Steam)
Ele também detalhou que o traje não protege realmente o jogador da cobra (que essa questão será explicada na história) e que uma das inspirações foi o jogo Choo Choo Charles.
Ele ainda brincou ter descoberto nos últimos dias que seu jogo poderá ter um significado diferente, já que certas pessoas têm fetiche em “serem engolidas”. “O que posso dizer. O horror de um homem é o fetiche de outro”, zoou.
Quando Digested será lançado?
Digested está previsto para ser lançado ainda no primeiro trimestre de 2024, de acordo com Karel. No Reddit, ele pontuou que o jogo está em fase final de desenvolvimento e que estão sendo feitos ajustes no design de som, jogabilidade e no visual.
Em um primeiro momento, o game será lançado somente para PC. Contudo, o desenvolvedor disse que existe a possibilidade de fazer um port para consoles caso o projeto vá bem financeiramente. “A versão de A versão para PC já possui suporte ao controle do Xbox, então deve se adequar muito bem aos consoles”, acrescentou.
Ele não negou a possibilidade de um possível lançamento para Realidade Virtual (RV), mas ressaltou que dois motivos têm impedido essa ideia.
DIGESTED
It’s a bodycam horror game taking place inside a deep forest where you try to survive against a giant snake. pic.twitter.com/c1F3KVDZQt
— Horror Games Community (@horrorvisuals) January 1, 2024
Testando como ficaria o projeto na RV, Karel contou que “quase teve um ataque cardíaco” ao ser atacado pela cobra. Além disso, o desempenho do game não ficou satisfatório na realidade virtual.
“Atualmente em RV ele roda cerca de 40 FPS na minha [RTX] 3090. Posso chegar a 90 FPS se sacrificar muita fidelidade visual e detalhes do ambiente. Mas se estas questões forem sacrificadas, o jogo perde as bordas e fica difícil ver o que está na sua frente”, pontuou.