Em Harvest Moon, é normal acordar cedo para cuidar dos animais e colher os alimentos na plantação, para vender mais tarde. Depois, comprar sementes na cidade e aproveitar para paquerar a professora ou o professor da escola, que você pretende namorar. Por fim, passar nas minas e tentar a sorte de achar pedras preciosas, com cuidado para não desmaiar de exaustão.
Essa é uma rotina tradicional na franquia Harvest Moon, que possui alguns dos jogos de gerenciamento de fazendas mais icônicos da indústria. Sem ela, muitos jogadores não conheceriam o gênero, que depois ganhou versões profissionais e realistas como Farming Simulator ou sucessores espirituais, ainda mais populares, como Stardew Valley.
Story of Seasons: A Wonderful Life.Fonte: Reprodução/Xseed
Atualmente, situação dessa saga é um pouco diferente: ela trocou de nome há algum tempo, e passou a ser chamada de Story of Seasons. Para deixar tudo ainda mais confuso, o nome Harvest Moon ainda existe como um “jogo de fazenda” e até vai ganhar um novo capítulo neste ano. Mas qual a diferença entre os dois — se é que existe alguma — e por que essa troca aconteceu?
A origem de Harvest Moon
Para entender a confusão, é preciso voltar na origem dessa saga, que começa no Japão em agosto de 1996. É esse é o período de lançamento de Bokujou Monogatari, lançado para o Super Famicom (a versão japonesa e original do Super Nintendo) e criado por Yasuhiro Wada.
No game, você é um jovem fazendeiro com a missão de gerenciar uma fazenda que herdou do avô, inclusive tendo que cuidar de animais e plantações, além de socializar com os habitantes da cidade. O título publicado pela distribuidora Natsume não estourou em vendas no país, mas começou a formar uma comunidade e fiel e chegou aos Estados Unidos um ano depois.
Bokujou Monogatari (1996).Fonte: Reprodução/eBay
Para a localização em inglês, a divisão norte-americana da Natsume optou por deixar de lado a tradução literal do título (que seria algo como “Farm Story”) e escolheu um nome mais poético, Harvest Moon. Em japonês, os títulos continuaram saindo como Bokujou Monogatari.
Harvest Moon (1997).Fonte: Reprodução/Xseed
A série foi crescendo em popularidade e ao longo dos anos ganhou títulos para várias plataformas: Harvest Moon GB, no Game Boy; Harvest Moon 64, do Nintendo 64; Harvest Moon: Back to Nature, no primeiro PlayStation; Harvest Moon: Friends of Mineral Town, do Game Boy Advance; e Harvest Moon: A Wonderful Life, para Game Cube e PlayStation 2.
A confusão
A fórmula dos jogos criados pela Marvelous Interactive e publicados pela Natsume parecia bem definida e seguiu até 2014, quando veio a crise.
Depois do lançamento de Harvest Moon 3D: A New Beginning, a desenvolvedora Marvelous e a distribuidora Natsume encerraram a parceria de décadas. Com o fim do contrato, o estúdio anunciou a continuidade da chegada de títulos japoneses da franquia, porém agora com outro nome.
O “primeiro” Story of Seasons saiu em 2015, agora distribuído por uma companhia chamada Xseed — sendo, na verdade, mais um capítulo da duradoura obra original.
Story of Seasons (2015)Fonte: Divulgação/Xseed
Já a Natsume, que era a dona da marca traduzida para o inglês por fazer a publicação dela no Ocidente, resolveu aproveitar o nome tradicional e lançou o próprio gerenciador de fazenda, sem qualquer relação com os games ou os criadores anteriores — Wada deixou a saga anos antes e foi fazer títulos próprios, como Little Dragons Café.
O primeiro game desta leva foi Harvest Moon: The Lost Valley, mal recebido por público e crítica.
Harvest Moon: The Lost Valley (2014).Fonte: Reprodução/Natsume
Logo após a separação, a comunidade fiel da franquia continuou a apoiar os jogos de Story of Seasons, que costumam receber avaliações melhores que os atuais Harvest Moon. Ambos agora coexistem no mercado, inclusive com lançamentos em períodos próximos.
Qual a diferença entre Harvest Moon e Story of Seasons
O nome Harvest Moon é, até 2014, a tradução oficial da franquia Bokujo Monogatari. Depois desse ano, Harvest Moon virou a marca da Natsume em games originais e sem relação com os anteriores.
Games como Harvest Moon: Light of Hope (o primeiro para PC) e o futuro Harvest Moon: The Winds of Anthos, que sai agora em 2023, até são gerenciadores de fazenda, mas sem relação com os títulos de décadas atrás.
Os mais recentes Harvest Moon (acima) e Story of Seasons (abaixo).Fonte: Reprodução/Natsume
Já Story of Seasons como nome só nasceu oficialmente em 2015, sendo a nova nomenclatura ocidental de Bokujo Monogatari e a publicação dessa franquia fora do Japão desde então, agora distribuída pela Xseed.
O mais recente game dessa nova fase é Story of Seasons: Pioneers of Olive Town (PC, Switch, PS4), sem contar spin-offs e relançamentos.