Ao longo do ciclo lunar, a Lua passa por diferentes fases, incluindo lua nova, crescente, minguante e cheia. A depender desse ciclo, o objeto cósmico poderá ser observado da Terra com um formato diferente, mas sempre com seu brilho branco e amarelado característico. Porém, só de um lado, pois o satélite natural funciona com um fenômeno chamado rotação síncrona, por isso, há o ‘lado escuro da Lua’.
A observação da Lua no céu noturno é uma prática milenar, remontando aos primórdios da humanidade. Esse fenômeno é tão grandioso que diversas religiões desenvolveram mitologias em torno da Lua para explicar sua presença no cosmos. Mas não é só durante a noite que o satélite natural fascina as pessoas, inclusive, alguns se questionam como que o objeto também pode ser tão brilhante e aparecer no céu durante o dia.
Há algum tempo, um teórico da conspiração chamado Stew Peters começou a se questionar sobre como a Lua pode aparecer durante o dia. O questionamento fez com que outros usuários de internet pensassem sobre a questão; eles acreditam que não se trata de um fenômeno completamente natural e que, o brilho da Lua durante o dia só pode ser causado por algo ‘artificial’. Felizmente, eles estão errados.
“Já percebo isso há alguns anos. Caminho 3 vezes por dia e sempre vejo a lua de um lado e o sol do outro pela manhã e até o final da manhã. Algo muito artificial está acontecendo aqui. O sol agora é branco, não amarelo como era quando éramos crianças. A lua brilha como uma lanterna, não parece real. Definitivamente deveríamos questionar o que está acontecendo com o nosso céu”, um seguidor do teórico da conspiração publicou no X (antigo Twitter).
Para explicar um pouco melhor sobre por que podemos ver a lua durante o dia, o TecMundo reuniu informações de cientistas e especialistas na área. Confira!
Por que podemos ver a lua durante o dia?
Uma explicação simples de porque não conseguimos visualizar a Lua, planetas e estrelas a olho nu durante o dia é porque o céu é muito mais iluminado por conta do Sol. Mas a verdade é que o satélite natural pode, sim, ser observado durante algumas horas do céu diurno, dependendo da fase em que ele se encontra.
A realidade é que nem sempre conseguimos observar a Lua durante o dia, mas em algumas ocasiões podemos ver o satélite natural mesmo com a forte iluminação diurna do Sol. Isso ocorre principalmente devido à atmosfera da Terra e ao ciclo orbital do nosso planeta. Afinal, se a Terra não produzisse nenhum tipo de atmosfera, a Lua brilhante seria visível o tempo todo.
Quanto mais longe do Sol, mais fácil será de observar a Lua durante o dia.Fonte: Getty Images
As partículas de gás na atmosfera causam a aparência azul e violeta do nosso céu durante o dia, por isso, para a Lua ser observável é necessário que ela esteja mais brilhante que a luz dispersa do Sol. Por exemplo, durante um período de lua nova, a Lua ficará entre o Sol e a Terra. Ou seja, o lado da lua que brilha ficará voltado para o lado oposto do planeta; a luz continuará brilhando no céu, mas refletida para o lado oposto de onde estamos.
Para uma melhor visualização da Lua durante o céu diurno, são necessários dois pontos extremamente importantes. Primeiro, o brilho do objeto cósmico deve ser forte o suficiente para penetrar o céu azul na luz dispersa do Sol. Em segundo lugar, a Lua deve estar suficientemente alta para ser observada.
Como a Terra está girando o tempo todo, a Lua fica acima do horizonte do planeta por aproximadamente 12 horas a cada dia completo. Durante algumas dessas horas, até seis horas, o satélite permanece visível no céu diurno. Apesar disso, como a luz do Sol é extremamente forte em algumas ocasiões, nem sempre a Lua será perceptível — mas isso não significa que ela não está lá.
“Vamos pensar sobre por que conseguimos ver a Lua à noite. Ao contrário do nosso Sol, a Lua não cria sua própria luz. Só conseguimos vê-la porque a luz do Sol está refletindo em sua superfície. O mesmo ocorre durante o dia e, ao contrário das estrelas, que continuam lá durante o dia, mas não conseguimos vê-las porque o céu está muito claro, a Lua brilha realmente o suficiente para ser vista de dia ou de noite, contanto que esteja na parte certa do céu”, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA (NASA) explica.
Quando a Lua está em fase crescente ou na meia-lua, os observadores conseguem vê-la melhor durante o dia. Isso ocorre porque, nesses períodos, a Lua está mais distante do Sol e em uma posição específica, aproximadamente a 90 graus de distância da estrela.
A melhor ocasião para observar a Lua durante o dia é próximo do primeiro ao quarto período minguante, quando ela também estará a 90 graus de distância do Sol. Na verdade, a Lua fica parcialmente visível durante o dia quase todos os dias, exceto na lua nova e cheia.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as curiosidades sobre física aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como um dia duraria 65 horas se o Sol não influenciasse na rotação da Terra.