No universo da tecnologia, muitas vezes nos concentramos em perseguir o melhor hardware, os processadores mais rápidos e as placas de vídeo mais poderosas. Porém, um post bem interessante no Reddit, na comunidade r/pcmasterrace, traz uma reflexão poderosa.
O autor do post, uma pessoa financeiramente privilegiada que tem acesso ao hardware de ponta, reconhece que possuir boas máquinas, com hardware de ponta, é um privilégio, as vezes esse privilégio passa até mesmo pela região onde você vive, já que os preços e acesso podem variar radicalmente de um país para outro.
No entanto, para muitos, o simples fato de possuir um computador, independente de sua configuração, já representa uma grande conquista, capaz de impactar diretamente a realidade.
Essa consciência levou o ator do post a tomar uma atitude nobre, a doação computadores para pessoas em regiões carentes, como aldeias rurais no Nepal e no Paquistão.
Atuando em parceria com a organização sem fins lucrativos Juniper Trust, que há 30 anos atua em ajudar a formação de qualidade para crianças no Nepal, o autor do post ajudou a entregar computadores a escolas em oito comunidades diferentes. Essas máquinas, embora modestas em especificações, abriram novas portas para jovens estudantes, proporcionando acesso a tutoriais no YouTube via internet via satélite e introduzindo-os ao mundo da tecnologia.
[ramar_ad_box banner=”square_banner”]
Os computadores são equipados com Core i3 de 7ª geração, 8GB de RAM DDR3, HDs de 500GB e monitores IPS com resolução HD (720p) ou Full HD (1080p) a 60Hz. Ele explica que as doações foram direcionadas para 8 escolas diferentes no Nepal e no Paquistão.
“A melhor coisa é quando você vê os sorrisos em seus rostos quando eles veem um tutorial no YouTube (usando internet via satélite)”
Uma reflexão poderosa
Uma frase marcante do post encapsula perfeitamente tudo o que o post quis emanar: “A tecnologia não é sobre o hardware em suas mãos, mas sobre o conhecimento e a curiosidade que ela inspira em sua mente.”
Essa frase segue diretamente a linha de uma das citações mais famosas de Steve Jobs: “computadores são como bicicletas para a mente.”
E esse conceito se estende até mesmo à gigantesca consolidação de recursos baseados em IA que vemos atualmente. As ferramentas e serviços são apenas meios; o que realmente impressiona é o que pode ser feito com eles. Quais novos caminhos e possibilidades essas aplicações podem abrir?. Esse é o grande poder do computador, da internet e agora da IA generativa.
O autor do post também revelou que hesitou em compartilhar essa ação na internet, temendo interpretações negativas, como críticas de autopromoção ou comentários sugerindo que ele estaria apenas buscando reconhecimento.
No entanto, ele resolveu deixar as eventuais interpretações alheias em segundo plano e mostrar essa ação nobre. “Se isso ajudar pessoas privilegiadas como nós a fazerem mais boas ações, então já terá valido a pena”, destacou.
O post recebeu diversos elogios. “Adorei ver isso. Obrigado por compartilhar”, disse um dos usuários nos comentários.
A Importância de ser grato
Além de incentivar ações solidárias, o post também convida os leitores a refletirem sobre a sorte de terem acesso à tecnologia. Muitos de nós damos como garantido o fato de termos um computador ou um smartphone, enquanto milhões de pessoas pelo mundo ainda não têm acesso a esses recursos que podem ser transformadores.
“Seja grato pelo que você tem e, se puder, use isso para fazer a diferença”, completa.